Menu

Governo apresenta plano abrangente para atender população em situação de rua

Nesta segunda-feira, 8, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) revelou um ambicioso plano de ação e monitoramento voltado para a efetivação da política nacional destinada à população em situação de rua no Brasil. A iniciativa, desenvolvida por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atendeu a uma solicitação […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação/PT

Nesta segunda-feira, 8, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) revelou um ambicioso plano de ação e monitoramento voltado para a efetivação da política nacional destinada à população em situação de rua no Brasil.

A iniciativa, desenvolvida por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atendeu a uma solicitação feita por partidos e movimentos sociais, seguindo a determinação do ministro em julho deste ano, que estipulou um prazo de 120 dias para sua elaboração pelo governo federal.

O MDH liderou a elaboração do documento em colaboração com 11 ministérios, governos estaduais e municipais. Um diagnóstico preliminar conduzido pela pasta revelou um aumento no número de pessoas em situação de rua no país, estimando-se que 221 mil vivam nessas condições, distribuídas em 2.354 municípios.

O plano, que busca implementar a política nacional para pessoas em situação de rua instituída há 14 anos, apresenta um orçamento inicial de mais de R$ 980 milhões, divididos em sete eixos fundamentais: Assistência Social e Segurança Alimentar, Saúde, Violência Institucional, Cidadania, Educação e Cultura, Habitação, Trabalho e Renda, além de Produção e Gestão de Dados.

Destacando a importância do investimento direto para garantir programas estruturais, o Ministério ressalta que o orçamento será direcionado para atender diretamente as pessoas em situação de rua. O plano abrange quase 100 medidas a serem implementadas até 2026, incluindo a regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe construções para afastar pessoas do espaço público.

O plano prevê medidas específicas para cada um dos sete eixos, como a inclusão das pessoas em situação de rua no programa Brasil Sem Fome até dezembro de 2024, o fortalecimento das equipes dos consultórios de rua na área de saúde até dezembro de 2024, a regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti ainda neste ano e a criação do Observatório Nacional dos Direitos Humanos.

O MDH enfatiza que buscará parcerias entre o Governo Federal, estados e municípios para a execução das medidas, destacando a importância de ações estruturantes, coordenadas e transversais para superar o cenário atual. Este plano abrangente visa não apenas abordar as questões imediatas, mas também criar bases sólidas para a promoção dos direitos humanos da população em situação de rua no Brasil.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

12/12/2023 - 19h23

Lula e o PT afundaram o Brasil.

■■■■AFUNDARAM !

■A economia brasileira está estagnada desde 1982.

Sim, SÉRIO:: a média de crescimento da economia brasileira desde 1982 é muito baixa.

Mas com o Brasil na mão de Lula e do PT a partir de 2003 a economia brasileira foi AFUNDADA !

■■■Deixar o Brasil na mão do PT levou as coisas a uma situação que TODOS podem ver::

=》Os anos do PT fermentaram um ambiente podre na economia (desculpem o termo, mas não dá para usar outro)::

=》Este ambiente podre que surgiu com o Brasil na mão do PT levou o nosso país a ser MASTIGADO por incompetência e corrupção;

=》Quando chegou 2013 o Brasil PAROU por meses, conflagrado;

=》 E quando chegou 2014 uma recessão econômica gigante mostrou a cara. A recessão durou demoradissimos 8 trimestres e se constituiu na MAIOR recessão da história da nossa economia.

COMO ESTA TRAGÉDIA ECONÔMICA ACONTECEU?

EU CONTO::
■■■Foi assim que o PT fermentou a Tragédia Econômica Gigante::

=》 Passada a fase de saneamento da TRAGÉDIA ECONÔMICA anterior, deixada pela ditadura militar de 1964, saneamento que foi feito durante os governos Fernando Henrique…

… Lula assumiu um pais relativamente saneado e durante os primeiros anos de mandato Lula assinou um documento se comprometendo a manter as políticas do governo Fernando Henrique.

E Lula, surpreendentemente, cumpriu o compromisso assumido e manteve, no início de seu 1° mandato, a politica econômica do governo Fernando Henrique.

Com Lula e o PT renunciando às loucuras econômicas que pregavam e mantendo no 1° mandato a economia bem sucedida dos governos Fernando Henrique, este período -que vai de 1993 a 2006- constitui um periodo só, com uma só política econômica.

Este período um pouquinho melhor nestes últimos 40 anos…

…Começa em::
■ 1993 – Fernando Henrique assume o Ministério da Fazenda do governo Itamar Franco e consegue controlar a inflação;

…Passa por::
■1995 a 2002 – Fernando Henrique é eleito e reeleito presidente da República e faz várias reformas necessárias para o Brasil voltar…

…E chega a::
■2003, quando Lula se elegeu presidente da República e na campanha assinou o documento se comprometendo a manter as políticas econômicas do governo Fernando Henrique (Esse documento de que eu falo).

Este documento é a “Carta ao Povo Brasileiro” – procure na Internet.

(E cuidado com o PT e com muitos dos petistas:: eles são covardes, levianos, vão manipulando tudo e, para disfarçar, eles acusam os outros, os que não fazem manipulação e só usam dados e fatos verificáveis, de manipular).

Mas depois disto, a partir deste período melhor da nossa política e da nossa economia, já no 2° mandato deles, Lula, Dilma e o PT destambelharam, passaram a se beijar e se abraçar com ditadores do Oriente Médio e do resto da Ásia, com a Ditadura da China, de Cuba, da Venezuela e com todo tipo de ditadura…

…Lula e Dilma começaram a cometer todo tipo de loucura econômica e gastança…

…E a economia do Brasil DESABOU novamente em um buraco imenso e até hoje o Brasil nunca mais saiu do buraco…

…Até porque o governo Bolsonaro repetiu muitas das merdas (desculpem!) que o PT fez e faz, principalmente a orgia de gastos bem inúteis que Lula e Dilma chamam de investimento.

■■Coloquem como meta de ano novo se livrarem de Lula e Bolsonaro.

Se você se posiciona na extrema-esquerda:: assuma isso sem sentir vergonha, porque é legítimo, procure um partido coerente deste sabor ideológico e vá ajudar a melhorá-lo e fazê-lo crescer;

Se você se posicionam na extrema-direita faça a mesma coisa, não sinta vergonha de ser de extrema-direita (Mas, por favor, não se transforme em um fascista), procure quem pensa diferente de você e construa uma representação do sabor ideológico que você gosta.

Se você é de Direita você tem a opção de abandonar Bolsonaro e ir para o Partido Novo ajudar a resolver os problemas que o Novo tem e se você é de Centro-Esquerda você pode abandonar Lula e ir para o Partido Cidadania ajudar a resolver os problemas que o Cidadania tem.

Nas não fique ligado a POPULISTAS.
■Os populistas, como Lula e Bolsonaro, não são NADA:: não são Direita, nem Esquerda, nem Centro-Direita, nem Centro-Esquerda, nem Extremos…

Populistas não são NADA !
■Os populistas são apenas corruptos e oportunistas!

Alexandre Neres

11/12/2023 - 20h41

Mais uma vez o velhaco distorceu os fatos para caberem na sua narrativa.

Pra começo de conversa, o governo FHC 2 se iniciou com um estelionato cambial levado a cabo pelo enfant terrible Gustavo Franco e foi um desastre de cabo a rabo, tanto é que nunca mais conseguiu nada em nível nacional.

No meio da década passada, tiraram a honestíssima Dilma da presidência por causa de umas tais pedaladas fiscais, que nunca constituíram crime de responsabilidade nem aqui nem na China.

Aí foi ungido ao cargo um traíra temerário que promoveu uma série de reformas neoliberais que não foram sufragadas nas urnas, mas eram do interesse das elites agrárias e financeiras.

Posteriormente, graças a chicanas cometidas pela República de Curitiba, conseguiram eleger um estrupício que veio solapar as instituições e acabar com o sistema de assistência social. Também houve uma pandemia, que transformou isso aqui num pandemônio, que foi tratada pelo desgoverno como se fosse uma gripezinha.

Daí vem o Pianca, para quem Lula e o PT são os responsáveis por todos os males existentes e imagináveis (parece uma obsessão mórbida), querer atribuir ao PT a responsabilidade pelo crescimento ingente da população em situação de rua, o que ocorreu devido a um governo neoliberal ilegítimo e a um desgoverno trapalhão, também neoliberal, os quais ocuparam indevidamente a presidência nos 6 últimos anos anteriores com o intuito de satisfazerem os interesses de rapina da elite do atraso.

Haja desfaçatez! Só mesmo um rematado canalha para produzir um textículo tão desavergonhado.

EdsonLuiz.

11/12/2023 - 19h31

A CASA DO PT CAIU !

2013:: 22.000 MORADORES DE RUA
2023::230.000 MORADORES DE RUA

■■■Em 2003 Lula assumiu o governo federal com o país relativamente saneado pelo governo anterior.

Lula e todo o PT desde a fundação do partido falavam tanta loucura sobre economia que já em 2002 e ainda dentro da campanha eleitoral, com as pesquisas dizendo que Lula ia vencer a eleição, surgiu um pânico no mercado financeiro e em segmentos da população alarmados pela quase certa eleição de Lula para presidente.

■■■Para acalmar o mercado financeiro e os demais segmentos assustados com a sua provável eleição, Lula mandou que providenciassem um documento se comprometendo a manter a política econômica que iria herdar.
■Assinou o documento e manteve a política econômica que antes xingava todo dia.

Mantida a bem sucedida política econômica que vinha sendo implantada fazia 10 anos para resolver o grave problema fiscal, monetário, cambial e de dívida do país e que entre outras coisas conseguiu debelar inflação e taxas de juros gigantescas, todos se acalmaram e as coisas correram bem na economia no 1° mandato de Lula.

Mas já em 2006 Lula e o PT começaram a mexer na política econômica, afastar medidas econômicas do governo anterior que antes manteve e implantar as loucuras petistas para a economia.

Estas mudanças foram muito mais desastrosas do que quem conhece economia e conhece Lula e o PT previa que fosse acontecer.
■Mesmo assim, quanto mais alertados por técnicos desideologizados e bem preparados, mais o PT teimava em ampliar gastos e evitar fazer reformas necessárias. Quanto mais alertados dos erros, mais o PT ampliava a conhecida loucura.

Resultado::
■Em 2012 começou a faltar dinheiro no cofres do Tesouro Federal até para pagar programas sociais.
■Em 2013 o país parou, completamente conflagrado, com manifestações e passeatas diárias em milhares das nossas mais de 5600 cidades, manifestações que mobilizaram milhões de pessoas, um fenômeno nunca visto antes.
■Em 2014 começou a faltar dinheiro até para pagar o programa contra a fome e o governo do PT recorreu a uma prática que configura crime, que foi o de mandar a Caixa Econômica pagar o Bolsa Escola com dinheiro dos brasileiros que estava no Banco (o PT mudou o nome do programa contra a fome para Bolsa Família para gritar na rua que foi Lula que fez o programa e por fim o que o PT fez foi sumir com o dinheiro).
■O Controlador de um Banco sacar dinheiro a descoberto é crime grave e Dilma sofreu impeachment por causa disso. Piorou tudo o governo do PT falsificar o Orçamento Público para esconder o buraco econômico e fiscal em que havia jogado o Brasil.

■Em 2014 a lambança que o PT começou a fazer em 2006/2007 foi mostrando a cara em forma de recessão econômica gigante.

Foi a MAIOR recessão da história da nossa economia e até hoje nós estamos enterrados no buraco econômico e fiscal que o PT cavou no Brasil e, à medida que os estudos vão sendo feitos, sempre vai aparecendo mais retratos desta tragédia.

O PT e Lula, enganadores como são, criam narrativas e usam marqueting para desviar a atenção, adoçar o caldo e inventar a verdade que querem no lugar das mentiras que produzem.

=》Mas a merda toda acaba aflorando!

■Com este buraco todo que o PT cavou na economia a fome voltaria, não é?
=》Pois a fome voltou!
Voltou, não! A fome aumentou por causa das maluquices que o PT fez na economia de 2006/7 até 2016, maluquices que está voltando a fazer agora.

Ops.: É bom registrar que no grosso a política fiscal de Bolsonaro foi bem parecida com a do PT, com muita gastança, e isso ajudou a manter aberto o buraco que o PT cavou.

Aumentou em 19 milhões os miseráveis neste período.

■■■Uma fotografia da tragédia que o PT e Lula criaram e que Bolsonaro manteve está aí para esfregar na cara dos que ajudam o PT a gritar mentiras na rua para enfeitar um país que está cada dia mais feio por causa das besteiras que os populistas fazem.

Nos últimos 16/17 anos Lula e o PT iniciaram a abertura de um imenso buraco na nossa economia, buraco que Bolsonaro manteve.

RESULTADO::
■Nos últimos 10anos, pelo acúmulo dos erros na economia nos últimos 16/17anos, a população de rua, que era de ~22.000, deu um salto e aumentou para aproximadamente 230.000.

Isto mesmo:: AUMENTOU para 230.000 pessoas!

A casa do PT caiu!

Paulo

11/12/2023 - 18h37

Sei não, esse Governo parece que quer abraçar o mundo…

Alexandre Neres

11/12/2023 - 18h24

Viva a inclusão social! Viva o Presidente Lula! Viva Silvio Almeida! Viva Xandão! Anistia, não! Viva o Padre Júlio Lancellotti!

Abaixo os recalcados!

Gilberto Alves

11/12/2023 - 17h22

Obrigado Presidente Lula e todos aqueles que estão implementando esse programa, auxiliando aqueles nossos irmãos e as familia que estão ao relento, dando-lhes esperança e fé no futuro.

zulu

11/12/2023 - 12h46

Eu acho que os imoveis da familia milionaria Boulos estejam a disposiçào dessas pessoas…sò ligar pro Guilherme.


Leia mais

Recentes

Recentes