Menu

Nenhuma evidência de Israel para apoiar as acusações da UNRWA, diz o chefe humanitário da UE

O principal funcionário de ajuda humanitária da União Europeia disse nesta quinta-feira que não viu nenhuma evidência de Israel que apoiasse suas acusações contra funcionários da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), que deveria continuar desempenhando um papel “crítico” em Gaza. A UNRWA, que fornece ajuda e serviços aos refugiados palestinos em Gaza […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Arquivo

O principal funcionário de ajuda humanitária da União Europeia disse nesta quinta-feira que não viu nenhuma evidência de Israel que apoiasse suas acusações contra funcionários da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), que deveria continuar desempenhando um papel “crítico” em Gaza.

A UNRWA, que fornece ajuda e serviços aos refugiados palestinos em Gaza e em toda a região, está em crise desde que Israel acusou uma dúzia dos seus funcionários de envolvimento nos ataques do Hamas de 7 de Outubro contra Israel.

As alegações levaram o maior doador da UNRWA, os Estados Unidos, e alguns outros a suspender o financiamento, colocando em dúvida o futuro da agência.

O chefe da UNRWA no início deste mês expressou um otimismo cauteloso de que alguns doadores regressariam em breve, embora responsáveis ​​dos EUA tenham afirmado que a pausa no financiamento de Washington poderia tornar-se permanente devido à oposição no Congresso.

A Comissão executiva da UE é um dos principais doadores da UNRWA, depois dos Estados Unidos. Afirmou em 1º de março que pagaria 50 milhões de euros à agência, mas reteria 32 milhões de euros enquanto trata das alegações israelenses.

Janez Lenarcic, chefe de ajuda humanitária e gestão de crises da Comissão Europeia, disse que nem ele nem – de acordo com o seu conhecimento – qualquer outra pessoa no executivo da UE, ou qualquer outro doador da UNRWA recebeu provas de Israel.

“Mesmo que essas alegações, no final das contas, se revelem verdadeiras, isso não significa que a UNRWA seja a perpetradora”, disse ele aos jornalistas.

Nesse caso, Lenarcic disse que a responsabilização individual seria adequada, em vez da justiça sumária – e a agência “insubstituível” seria solicitada a limpar e seguir em frente.

“A UNRWA reagiu de forma adequada, imediata e eficaz. Tomou várias medidas. Há uma investigação. Há uma revisão. Estamos satisfeitos até agora com tudo isto”, disse Lenarcic.

“É claro que a UNRWA tem um papel crítico a desempenhar aqui porque possui infraestruturas, armazéns, abrigos e capacidades logísticas incomparáveis.”

Israel desencadeou uma guerra contra o Hamas em resposta ao ataque de outubro, durante o qual os combatentes mataram 1.200 pessoas e capturaram mais de 250 reféns, segundo dados israelenses.

Autoridades de saúde de Gaza disseram na quinta-feira que mais de 100 mil palestinos foram mortos ou feridos desde que Israel lançou sua ofensiva militar no enclave.

O conflito no Oriente Médio expôs divisões na União Europeia entre países como a Irlanda, Espanha e Bélgica, cujos governos têm sido mais simpáticos para com os palestinos, e os da Alemanha e da Hungria, que têm ficado mais do lado de Israel.

Publicado originalmente pela Reuters em 14/03/2024 – 14h20

Por Nette Noestlinger e Gabriela Baczynska

Edição: Toby Chopra

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes