Menu

Inteligência russa acusa Ucrânia, EUA e Reino Unido de envolvimento no ataque terrorista em Moscou

Aleksandr Bortnikov, diretor do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), apontou a Ucrânia, os Estados Unidos e o Reino Unido como participantes no ataque ao teatro Crocus City Hall em Krasnogorsk, nos arredores de Moscou, ocorrido em 22 de março. Bortnikov destacou a contribuição dos serviços secretos ucranianos no planejamento do ataque, que segundo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
reprodução

Aleksandr Bortnikov, diretor do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), apontou a Ucrânia, os Estados Unidos e o Reino Unido como participantes no ataque ao teatro Crocus City Hall em Krasnogorsk, nos arredores de Moscou, ocorrido em 22 de março.

Bortnikov destacou a contribuição dos serviços secretos ucranianos no planejamento do ataque, que segundo ele, foi executado por islamistas radicais. Ele propôs que o Serviço de Segurança da Ucrânia fosse classificado como uma organização terrorista.

Embora o mandante do ataque ainda não tenha sido identificado, 11 suspeitos estão sob custódia e sendo interrogados.

Bortnikov afirmou que as investigações apontam para um aumento no número de cúmplices e revelou que a Ucrânia organizou treinamento para terroristas no Oriente Médio. Segundo o diretor do FSB, o ataque tinha como objetivo desestabilizar a Rússia e instigar o pânico na sociedade.

Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia, também expressou convicção na participação da Ucrânia no incidente, ao ser questionado sobre a possível autoria do ataque.

O ataque ao Crocus City Hall, que estava prestes a sediar um show da banda de rock russa Picnic, foi marcado pela violência brutal, com agressores armados atirando nas pessoas e utilizando bombas incendiárias. O incidente resultou em uma rápida resposta das forças de segurança russas.

O presidente russo, Vladimir Putin, relacionou o ataque com as contínuas tentativas de confronto contra a Rússia, iniciadas em 2014, e enfatizou que os perpetradores buscavam refúgio na Ucrânia. Putin declarou que todos os responsáveis diretos pelo atentado foram detidos, tentando fugir em direção à fronteira ucraniana, onde supostamente encontrariam uma rota de fuga.

O episódio intensifica as tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia, além de envolver acusações diretas contra os Estados Unidos e o Reino Unido, aumentando a complexidade do cenário de segurança internacional. As autoridades russas continuam a investigar o ataque, buscando esclarecer todos os envolvidos e as motivações por trás do atentado terrorista.

Com informações da Sputnik

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes