Menu

Os Estados do Golfo alertam os EUA para não lançarem ataques contra o Irã a partir do seu território ou espaço aéreo

Exclusivo: Monarquias do Golfo questionam acordos de base dos EUA enquanto se preparam para retaliação iraniana contra Israel As monarquias do Golfo estão exortando os EUA a não usarem bases militares americanas nos seus territórios para atacar em resposta a qualquer potencial ataque iraniano a Israel, disseram fontes ao Middle East Eye. Os aliados dos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Departamento de Defesa dos EUA/AFP

Exclusivo: Monarquias do Golfo questionam acordos de base dos EUA enquanto se preparam para retaliação iraniana contra Israel

As monarquias do Golfo estão exortando os EUA a não usarem bases militares americanas nos seus territórios para atacar em resposta a qualquer potencial ataque iraniano a Israel, disseram fontes ao Middle East Eye.

Os aliados dos EUA no Golfo trabalham sem parar para fechar vias que possam ligar a uma represália dos EUA contra Teerã ou os seus representantes a partir de bases dentro dos seus reinos, de acordo com um alto funcionário dos EUA que falou com o MEE sob condição de anonimato.

À medida que as tensões aumentam, a Arábia Saudita, os EAU, Omã e o Kuwait levantaram questões sobre os intrincados detalhes dos acordos de base que permitem que dezenas de milhares de soldados dos EUA fiquem estacionados na península rica em petróleo.

Estão também agindo para impedir que aviões de guerra dos EUA sobrevoem o seu espaço aéreo no caso de os EUA conduzirem um ataque retaliatório ao Irã.

Os EUA passaram décadas investindo em bases militares no Golfo. Dada a sua proximidade com o Irã, essas bases aéreas seriam as plataformas de lançamento mais convenientes para os EUA contra a República Islâmica, disseram ao MEE funcionários atuais e antigos dos EUA.

A relutância das monarquias do Golfo complica a preparação da administração Biden, enquanto faz jogos de guerra sobre como responder a um potencial ataque iraniano a Israel. Funcionários atuais e antigos dos EUA disseram ao MEE que acreditam que um ataque é iminente, como já foi relatado anteriormente em outros lugares.

“Está uma bagunça”, disse um alto funcionário dos EUA ao MEE.

Conselho de Segurança Nacional dividido

O funcionário, juntamente com dois ex-altos funcionários dos EUA, que conversaram com o MEE, delinearam três cenários que a Casa Branca está planejando para a esperada retaliação do Irã por um ataque ao seu consulado em Damasco, na Síria, no início deste mês, atribuído a Israel.

O Irã poderia atacar Israel diretamente a partir do seu território. Uma segunda opção seria um ataque coordenado por representantes do Irã a Israel, utilizando paramilitares xiitas no Iraque, os Houthis do Iêmen e o Hezbollah do Líbano – sendo este último a ferramenta de representação mais poderosa no arsenal do Irã.

Gaza

Palestinos observam a fumaça subindo durante o bombardeio israelense na área do mercado de Firas, na cidade de Gaza, em 11 de abril de 2024 (AFP)

Uma terceira opção poderia combinar os dois. Os Houthis lutaram para violar o sistema de defesa Iron Dome fornecido por Israel imediatamente após 7 de outubro, mas a administração Biden está preocupada que um ataque multifacetado possa sobrecarregar essas defesas.

O Irã também poderia atacar embaixadas israelitas – incluindo as do Oriente Médio – ou tropas israelitas na Cisjordânia ocupada e em Gaza.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que informou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que o compromisso dos EUA com a segurança de Israel era “firme”.

Mas a administração Biden está dividida sobre o nível de apoio a dar a Israel, disseram ao MEE funcionários atuais e antigos dos EUA.

Os funcionários de segurança nacional de mais alto escalão do presidente assumiram posições diferentes, com alguns como Maher Bitar, o diretor de inteligência do Conselho de Segurança Nacional, pedindo moderação, enquanto Brett McGurk, o principal enviado de Biden para o Oriente Médio, defende uma resposta mais dura, segundo fontes afirmaram ao MEE.

O receio da administração Biden de se envolver numa guerra mais ampla no Oriente Médio antes das eleições nos EUA também pesa nessas discussões.

A hesitação dos Estados do Golfo no meio da crise surge depois de anos de queixas de que os EUA não fizeram o suficiente para protegê-los dos ataques dos representantes do Irã, particularmente dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita. Riad e Abu Dhabi consideraram morna a resposta do governo Biden aos ataques de drones e mísseis Houthi e tomaram medidas para estreitar os laços com Teerã.

Os líderes do Golfo agora caminham na corda bamba entre o seu aliado dos EUA, o Irã, e as suas populações, que estão fervendo de raiva contra Israel devido à sua ofensiva em Gaza, que matou mais de 33.000 palestinos, principalmente mulheres e crianças.

A Casa Branca não respondeu ao pedido de comentários do Middle East Eye até o momento da publicação.

Bases dos EUA nos estados do Golfo

Os EUA têm pelo menos 40 mil soldados no Oriente Médio. A maioria está localizada nos estados do Golfo, ricos em petróleo, onde estão baseados numa série de bases aéreas e navais estratégicas.

A Base Aérea Príncipe Sultão da Arábia Saudita abriga a 378ª Ala Expedicionária Aérea dos EUA, que opera caças a jato F-16 e F-35. Os EUA operam drones MQ-9 Reaper e caças a jato na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos. A Base Aérea Ali al-Salem do Kuwait abriga a 386ª Ala Expedicionária Aérea.

A Base Aérea Al Udeid do Catar abriga a sede regional do Comando Central dos EUA. Também hospedou alguns oficiais militares israelenses, informou anteriormente o MEE, mas não está claro se esses oficiais ainda estão no país.

O reino insular do Bahrein abriga cerca de 9.000 soldados dos EUA que pertencem ao quartel-general do Comando Central das Forças Navais dos EUA e da Quinta Frota dos EUA.

Omã também permite sobrevoos e escalas militares dos EUA.

O Politico informou em fevereiro que os EAU estavam restringindo a capacidade dos EUA de lançar ataques retaliatórios contra representantes do Irã a partir das suas bases aéreas. Os avisos que o MEE está relatando são novos. Sublinham a seriedade com que os países do Golfo esperam que os EUA retaliem um esperado ataque iraniano a Israel e a frustração com Washington.

O Oriente Médio está em alerta desde que os ataques de 7 de outubro liderados pelo Hamas no sul de Israel mataram cerca de 1.200 pessoas. Israel respondeu lançando uma ofensiva feroz na Faixa de Gaza.

A faísca imediata que colocou a região à beira de uma guerra mais ampla foi um ataque atribuído a Israel ao consulado do Irã em Damasco, que matou vários comandantes do Corpo da Guarda Revolucionária do Irã, incluindo o general Mohammad Reza Zahedi, chefe das operações do IRGC na Síria e no Líbano.

O ataque ao consulado de Damasco seguiu-se a meses de outros ataques contra ativos do IRGC na Síria, comandantes do Hezbollah no Líbano e funcionários do Hamas no coração de Beirute. Analistas e diplomatas dizem que esses ataques afetaram a projeção de poder e a dissuasão de Teerã.

Eles dizem que Teerã pode se sentir compelido a retaliar vigorosamente para restaurar sua posição. Na quarta-feira, o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, disse que Israel “deve ser punido” pelo ataque ao consulado, que ele comparou a um ataque ao “solo” iraniano.

O Middle East Eye informou na sexta-feira que muitos no Irã temem que a guerra em Gaza chegue ao Irã e, embora muitas autoridades iranianas tenham falado em retaliação, ainda não houve confirmação.

As notícias sobre as tensões entre Israel e o Irã devido à guerra de Gaza mal chegam aos ecrãs das pessoas. Em vez disso, os boletins meteorológicos e as celebrações do Eid estão sendo priorizados.

Os países ocidentais disseram aos seus cidadãos da região para estarem em alerta máximo. Israel indicou que contra-atacará se o Irã atacar.

Publicado originalmente pelo Middle East Eye em 12/04/2024 – 16h41

Por Sean Mathews

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes