Menu

Julgamento de Trump por fraude financeira começa em Nova York

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta seu primeiro julgamento criminal nesta segunda-feira, 15, em Nova York. Ele é réu em um caso envolvendo 34 acusações de falsificação de registros financeiros da sua empresa, relacionados a pagamentos feitos durante a campanha eleitoral de 2016. Segundo a acusação, Michael Cohen, então assessor de Trump, realizou […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta seu primeiro julgamento criminal nesta segunda-feira, 15, em Nova York.

Ele é réu em um caso envolvendo 34 acusações de falsificação de registros financeiros da sua empresa, relacionados a pagamentos feitos durante a campanha eleitoral de 2016.

Segundo a acusação, Michael Cohen, então assessor de Trump, realizou um pagamento de US$ 130 mil à atriz Stormy Daniels para que ela não divulgasse um suposto relacionamento com Trump.

O reembolso de Cohen por Trump teria sido mascarado como despesas legais pela empresa, configurando uma violação das leis de Nova York, conforme aponta a promotoria.

A seleção do júri, que começa nesta segunda, já é motivo de controvérsia, com críticas de apoiadores do ex-presidente e do próprio Trump, que acusa o promotor Alvin Bragg de perseguição política. O juiz do caso, Juan Merchan, impôs uma ordem de silêncio ao ex-presidente, que continua a fazer declarações públicas sobre o caso.

Este julgamento é apenas o primeiro dos quatro processos criminais contra Trump, que incluem acusações de interferência eleitoral e retenção de documentos confidenciais.

A defesa de Trump tem tentado adiar o julgamento, que pode ter impactos significativos na sua campanha para as eleições presidenciais de novembro contra Joe Biden.

A pena para falsificação de registros financeiros em Nova York pode chegar a quatro anos de prisão, embora a sentença possa ser mais leve para réus primários em casos não violentos.

Este caso é considerado chave para entender as estratégias da promotoria e da defesa nas próximas semanas, com duração esperada de cerca de seis semanas após a seleção do júri.

Com informações da Folha

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes