Menu

Brasil e Nigéria: entenda como essa parceria pode mudar o Sul Global

Encontro entre Alckmin e Tinubu marca avanço histórico nas relações bilaterais, com foco em comércio, energia, agricultura, mineração e intercâmbio cultural Em um encontro marcado pelo diálogo e pela busca de novas oportunidades, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, reuniram-se nesta terça-feira (24) em Abuja, capital nigeriana. A […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Relação entre Brasil e Nigéria ganha novo fôlego com assinatura de acordos e troca de compromissos para impulsionar economia e cultura entre os países.
Com novos acordos e planos de visita para o BRICS e a COP30, Brasil se reposiciona como ponte entre África e América Latina em temas globais / Divulgação

Encontro entre Alckmin e Tinubu marca avanço histórico nas relações bilaterais, com foco em comércio, energia, agricultura, mineração e intercâmbio cultural


Em um encontro marcado pelo diálogo e pela busca de novas oportunidades, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, reuniram-se nesta terça-feira (24) em Abuja, capital nigeriana. A reunião destacou a importância de ampliar a cooperação entre os dois países em setores estratégicos, como comércio, agricultura, mineração, energia e cultura.

Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderou a comitiva brasileira durante a II Sessão do Mecanismo de Diálogo Brasil-Nigéria, realizada no mesmo dia.

O encontro simbolizou um passo importante no fortalecimento das relações bilaterais, com a celebração de novos acordos e o compromisso de diversificar ainda mais as trocas comerciais e os investimentos mútuos.

“Fico muito contente de retomarmos o Mecanismo de Diálogo Estratégico. O Brasil dá grande importância a sua relação com a Nigéria”, afirmou Alckmin durante o encontro. “O número de acordos assinados e a composição multissetorial das nossas delegações demonstram o potencial de aprofundamento e de diversificação das relações bilaterais”, completou.

A aproximação entre Brasil e Nigéria não é recente. Em fevereiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia se reunido com Tinubu durante a Cúpula da União Africana. Além disso, o líder nigeriano esteve no Rio de Janeiro em novembro do ano passado para participar da Cúpula do G20, reforçando os laços entre as duas nações.

Durante a conversa, Alckmin reiterou o convite para que o presidente nigeriano visite novamente o Brasil em julho de 2025, desta vez para a Cúpula do BRICS, e em novembro do mesmo ano, para a COP30, que será realizada em Belém do Pará.

O convite reforça o papel do Brasil como um interlocutor global em questões climáticas e econômicas, além de destacar a Nigéria como um parceiro estratégico no continente africano.

O encontro em Abuja não apenas renovou os compromissos entre os dois países, mas também abriu caminho para novas colaborações que podem beneficiar milhões de cidadãos brasileiros e nigerianos, impulsionando o crescimento econômico e o intercâmbio cultural. Com uma relação cada vez mais sólida, Brasil e Nigéria seguem escrevendo um novo capítulo em sua parceria, baseado no diálogo e na busca por um futuro mais próspero.

Com informações do Planalto*

, , , ,
Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes