Menu

Shell critica Brasil por não explorar mais petróleo

A Shell, uma das maiores empresas petrolíferas do planeta e participante do que se chama de “Big Oil”, conglomerado dos maiores lobistas mundiais do petróleo, criticou o Brasil pela sua “baixa taxa” de perfuração de poços do óleo. Projeções feitas pela empresa afirmam que o nosso país poderá voltar a importar líquido de petróleo até […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Planta de refinamento da Shell. Foto: Bloomberg

A Shell, uma das maiores empresas petrolíferas do planeta e participante do que se chama de “Big Oil”, conglomerado dos maiores lobistas mundiais do petróleo, criticou o Brasil pela sua “baixa taxa” de perfuração de poços do óleo.

Projeções feitas pela empresa afirmam que o nosso país poderá voltar a importar líquido de petróleo até 2035 se não aumentarmos nossos níveis de produção. O presidente da Shell no Brasil, Cristiano Pinto da Costa, em entrevista à CNN, afirmou que precisamos abrir novas fronteiras de exploração, como a da Bacia Amazônica.

O projeto já foi duramente criticado pela equipe técnica do IBAMA, que o rejeitou uma vez pelo seu risco de contaminação da bacia, e por outras entidades que defendem o meio ambiente, como o Greenpeace. Mesmo assim, Costa afirma que deveriam existir “um ou dois” leilões de bacias de petróleo por ano para manter o Brasil em um nível de produção acima do seu consumo energético.

O CEO da multinacional britânica, entretanto, parece se preocupar pouco com o eminente desastre climático que nos aguarda caso não haja redução drástica da emissão de gases estufa. De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, o petróleo foi responsável por 34% das emissões de CO₂, principal gás que causa o aquecimento global, no ano de 2022. Para Costa, a perspectiva é de aumento do consumo de petróleo de qualquer forma.

Ele ainda afirmou que as “Big Techs”, como Open AI e Meta, são partes muito interessadas na exploração petrolífera: “Antes, elas perguntavam se tínhamos energia renovável para fornecer. Depois, passaram a perguntar se tínhamos energia segura. Hoje, perguntam apenas se temos energia. Qualquer que seja.”

Recentemente, a Shell também foi acusada de poluir os rios do Delta do Níger e de destruir comunidades inteiras com vazamentos de petróleo na região. Ativistas nigerianos estão processando a empresa na alta corte da Inglaterra.

, , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP, apaixonado por São Paulo e tudo correlato à maior metrópole do hemisfério sul. Especialista em padarias e cafés, escreve principalmente sobre política e meio ambiente. Às vezes se arrisca no futebol. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes