A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o filme “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa da categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. Neste ano, o filme que venceu a seleção foi “Ainda Estou Aqui”.
A escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Ele ainda vai disputar com filmes de outros países em busca de uma vaga na lista final de cinco indicados, que serão escolhidos pelo corpo especializado da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), dos Estados Unidos.
O filme, que conta a história de Marcelo, um homem de um passado violento tentando recomeçar a vida em Recife em plena ditadura militar, já foi premiado no Festival de Cannes 2025 pela atuação de Wagner Moura e a direção de Kleber Mendonça Filho.
Veículos internacionais importantes também têm elogiado o longa. O jornal inglês “The Guardian” deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!