Menu

Moraes cobra informações sobre extradição de búlgaro à Espanha

0 Comentários🗣️🔥 O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que o governo federal informe, no prazo de 48 horas, sobre as negociações diplomáticas para a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev à Espanha. A decisão é dirigida ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deverá detalhar as tratativas para o envio […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão no STF. (Foto: noticias.uol.com.br)
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão no STF. (Foto: noticias.uol.com.br)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que o governo federal informe, no prazo de 48 horas, sobre as negociações diplomáticas para a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev à Espanha. A decisão é dirigida ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deverá detalhar as tratativas para o envio do estrangeiro.

Vasilev é acusado de tráfico de drogas na Espanha e teve a prisão decretada no Brasil em novembro de 2024. Ele foi preso em fevereiro de 2025 na unidade prisional Ricardo Brandão, em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Segundo o UOL, o pedido de extradição foi formalizado pelo governo espanhol, e a Primeira Turma do STF decidiu, em março deste ano, pela entrega do búlgaro.

O processo, no entanto, sofreu uma reviravolta quando Moraes suspendeu a extradição. O ministro condicionou o envio à comprovação de reciprocidade pela Justiça espanhola, que havia negado um pedido brasileiro de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio Filho. A suspensão foi mantida até que o governo espanhol demonstrasse o cumprimento do requisito.

Agora, Moraes busca esclarecer em que estágio estão as conversas diplomáticas para superar o impasse. A nova determinação exige que o Ministério da Justiça responda sobre o andamento das negociações dentro do prazo estabelecido.

A prisão de Vasilev, inicialmente em regime domiciliar, foi revogada por Moraes, que determinou sua custódia em presídio. O magistrado argumentou que a medida era essencial para evitar fuga e viabilizar a análise da extradição.

A decisão está alinhada à jurisprudência do STF, que exige prisão preventiva como condição para o trâmite de processos extradicionais. Vasilev permanece detido enquanto as tratativas diplomáticas não são resolvidas.

Com o ultimato, o governo federal terá de demonstrar se houve avanços nas negociações com a Espanha. O caso reacende o debate sobre a reciprocidade em acordos internacionais de cooperação penal.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes