Menu

Palestras remuneradas e prêmios para juiz e procurador: a propina reinventada

A Folha publica hoje uma reportagem sobre palestras pagas a juízes que mais esconde do que informa. A matéria fala em portaria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que “orienta os juízes a divulgarem suas palestras, mas não se houve remuneração pelas apresentações”. É um texto às avessas para dizer que o CNJ baixou portaria […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Folha publica hoje uma reportagem sobre palestras pagas a juízes que mais esconde do que informa. A matéria fala em portaria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que “orienta os juízes a divulgarem suas palestras, mas não se houve remuneração pelas apresentações”. É um texto às avessas para dizer que o CNJ baixou portaria permitindo o segredo aos cachês. A matéria não informa também que a portaria aconteceu pouco antes de Sergio Moro viajar aos EUA para dar uma série de palestras.

A reportagem, aliás, menciona diversos ministros do STF, dando inclusive valores bem altos pagos a alguns deles, como Toffoli, mas esconde o nome de Sergio Moro, palestrante frenético desde o início da Lava Jato, em 2014.

A matéria não inclui procuradores da Lava Jato, cuja ânsia por cachês de palestras configura um imenso conflito de interesses, na medida em que os patrocinadores são partes interessadas nas investigações: no caso da Lava Jato, participantes do mercado financeiro, como fundos estrangeiros, ávidos para adquirir (como o fizeram) os escombros da Odebrecht, por exemplo. Ou seja, os cachês das palestras são propinas. E a mesma coisa se pode falar de “prêmios” de grupos de mídia a juizes, como os prêmios recebidos por Sergio Moro da Globo e da revista Time.

[Esse foi o Cafezinho Spoiler de hoje, enviado por email e whatsapp. Assine por aqui. É gratuito.]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dilciany de Oliviera

05/09/2017 - 12h06

Gostei. Uma boa explicação para a fortuna do pai do Brasil sobre as palestras que dava… Sei… Agora ele não dá mais né? Que pena! Acabou as empreiteiras e com a crise o campo fértil das palestras também. .. Que coisa! Tá dificil pra todo mundo…

Rodrigo Jardim Rombauer

05/09/2017 - 11h13

https://www.facebook.com/DebatesPolitico/posts/473272863050591

Argeulemes Argeulemesdasilva

05/09/2017 - 09h40

onde se encontram. os panelacos. se a panela. for o caso eu empresto. a minha

Rodrigo Jardim Rombauer

04/09/2017 - 23h43

Pra eles não é contravenção, é “meritocracia”. São os privilégios de casta.

Maju Gomes

04/09/2017 - 17h54

#detestomoro

Maria Carolina Brunow

04/09/2017 - 17h39

Os altos salários que recebem os magistrados deixam subentendido que não possam exercer outras funções, inclusive magistério que absorve bastante tempo e desgsate.

Reginaldo Gomes

04/09/2017 - 12h38

O próximo presidente eleito , seja ele quem for, só conseguirá governar se fizer a reforma do judiciário. Esse poder da república só tem POPSTAR lutando incansavelmente para aumentar sua fama na globo.
O judiciário nem precisa fazer palestra, a alguns anos eles passaram a fazer parte da folha de pagamentos dos EE.UU. É muita ganancia!

Mage Maiante

04/09/2017 - 15h38

A-pa-re-ci-do!!!!!!!!

LUIZ TAVE

04/09/2017 - 11h11

ESSAS AVES DE RAPINA, PASSOU DA HORA DE SER PRESOS E MALHADOS COMO JUDAS EM PRAÇA PUBLICAS ! LIMA ADORA UMA DIARIA ! MESMO COM SALARIOS ACIMA DO TETO ESSE DIAZEPAM CAIU NA MALHA DO CNJ ? CANALHA CANALHA CANALHA !

Marcos Rogerio Heck Dorneles

04/09/2017 - 13h13

Paulo L Maia

04/09/2017 - 12h21

Se esconde tem treta e mutreta.


Leia mais

Recentes

Recentes