Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Gaspari conclama Eremildo a protestar nas ruas!

Por Miguel do Rosário

25 de dezembro de 2013 : 13h58

Reproduzo abaixo um texto que publiquei há pouco no Tijolaço.

Elio Gaspari quer ser o novo guru dos coxinhas?

Em sua coluna de hoje, publicada na Folha e no Globo, Elio Gaspari tenta se auto-promover como guru dos coxinhas. Ou como ironizou um colega da blogosfera: “Elio Gaspari convoca Eremildo às ruas. De idiota a incendiário”.

O novo mote revolucionário de Gaspari tem como alvo Renan Calheiros. Rememora podres do senador no passado e bate no mais recente escândalo: Renan usou jatinho da FAB para ir à Recife, onde fez um implante capilar.

Renan já falou que vai devolver o dinheiro correspondente ao custo da viagem, mas o que importa, neste caso, é o comportamento reiteradamente despudorado do senador. Parece que ele vive em outro mundo. Esse tipo de postura, naturalmente, presta uma ajuda solene à campanha midiática para desqualificar o parlamento.

Em vista disso, Gaspari convoca as ruas:

“Em 2014 a turma que paga as contas irá às urnas. Elas poderão ser um bom corretivo, mas a experiência deste ano que está acabando mostra que surgiu outra forma de expressão, mais direta: ‘Vem pra rua você também’.”

É um tanto engraçado ver um conservador midiático como Gaspari dando uma de carbonário e guru de black blocs. Provavelmente ele tem em mente um monte de coxinhas protestando contra a viagem da FAB de Renan Calheiros. Sim, porque não imagino que ele queira nada além disso. Protestos contra a grande mídia, por exemplo, nem pensar! Acontece que a mídia é justamente a fonte de poder do neocoronelismo eletrônico brasileiro. De onde vem o poder eleitoral de Renan? Vem do fato dele ser, juntamente com Collor e a família Lyra, o braço político das oligarquias alagoanas, que dominam a política do estado através do controle dos meios de comunicação. Assim como em todos os estados do Nordeste, as famílias que detêm os direitos de retransmissão de Globo (principalmente), SBT, Band e Record, tem uma desproporcional vantagem política sobre todos seus concorrentes.

Há vários estudos sobre isso. E os partidos que mais dominam as mídias nordestinas são DEM e PSDB. Com o lulismo, eles vem perdendo poder, e daí o ódio cada vez maior. O ódio nasce do medo de perder poder. Entretanto, eles ainda têm poder. Perderam governos do Estado, mas ainda tem vereadores, deputados estaduais, prefeituras, e, sobretudo, poder econômico e midiático para desestabilizar governos constituídos.

As ruas serão muito bem-vindas em 2014, desde que não se deixem manipular pela mídia, nem por pseudo-gurus como Elio Gaspari. A viagem de Renan em aviãozinho da FAB é um sintoma. As ruas não devem perder tempo atacando os sintomas, e sim as causas. As ruas deveriam vir pedindo uma profunda reforma política e leis de mídia. Aí sim eu quero ver se o Elio Gaspari vai continuar posando de revolucionário.

elio_guru

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Heitor

26 de dezembro de 2013 às 19h29

E não é só o Elio Gaspari que se intitula líder dos coxinhas. O que este escreve o Boechat reverbera na Bandnews. Hoje mesmo fez elogios ao artigo do Gaspari do Globo, atacou bastante o parlamento e sobrou até para o deputado Chico Alencar do PSOL, o acusando de ter uma postura ética que não serve para nada, deixando claro que só a imprensa pode mudar o país.

Responder

Juba

26 de dezembro de 2013 às 07h14

Sobre o DARF da Globo, vai ser apresentado.

Responder

Lulu Pereira

26 de dezembro de 2013 às 00h20

Gasparildo o eliota.

Responder

Geraldo Amorim Filho

25 de dezembro de 2013 às 18h05

kkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Takeo Watashiwa Watashiwa

25 de dezembro de 2013 às 17h40

Engraçado ler isto do Gaspari, afinal ele mesmo nem sequer aparece em foto na rua, qto mais sair para as ruas. Só em personagem mesmo… Coisas da Falha. :p

Responder

Nonoeu Correa

25 de dezembro de 2013 às 17h20

e ele ainda não é ?

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?