Menu

Pedrinhas e a barbárie

Ainda não tive a oportunidade de escrever sobre as barbáries registradas na prisão de Pedrinhas, Maranhão. Enquanto não me organizo para fazê-lo, segue um texto do Paulo Moreira Leite sobre o tema. DIREITOS PARA TODOS HUMANOS Pode ser difícil admitir mas atual perversidade dos criminosos começou no Estado Por Paulo Moreira Leite, em seu blog. […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ainda não tive a oportunidade de escrever sobre as barbáries registradas na prisão de Pedrinhas, Maranhão. Enquanto não me organizo para fazê-lo, segue um texto do Paulo Moreira Leite sobre o tema.

DIREITOS PARA TODOS HUMANOS

Pode ser difícil admitir mas atual perversidade dos criminosos começou no Estado

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog.

As cenas de pavor produzidas na penitenciaria de Pedrinhas, no Maranhão, colocam uma pergunta civilizatória: quem tornou nossos criminosos tão criminosos, tão perversos, mais cruéis do que nossa imaginação seria capaz de adivinhar?

Engana-se quem fala nas condições sócio-economicas. O Brasil está melhorando na última década, em especial para os mais pobres.

Engana-se quem fala que bandido bom é bandido morto, pregando uma escola de violência que não deu certo e nunca dará.

A perversidade do crime brasileiro tem uma origem conhecida que, como símbolo, vou definir por um nome: capitão Ubiratã.

Ele mesmo, o oficial da PM que comandou o massacre do Carandiru, marco histórico da violência do Estado, que deveria zelar pela vida e pelos direitos de toda pessoa que é mantida sob sua guarda. Estou falando de um símbolo, de uma postura, uma ideia – não de uma pessoa física. Você pode colocar outros nomes reais: secretários de Estado, governadores, Ministros… É só escolher.

Quem for atrás do degrau atual da criminalidade brasileira irá encontrar um nome: a facção criminosa PCC. E quem for atrás do PCC irá encontrar outro nome: Carandiru.

Competente repórter a estudar o assunto, Josmar Jozimo, com passagens respeitáveis pelas editorias de polícia dos principais jornais de São Paulo, escreveu até um livro sobre a facção criminosa.

O que importa registrar é o seguinte: o PCC se forma, inicia suas primeiras ações e atos de crueldade – fuzilar diretores de presídio, explodir automóveis, cortar cabeças e assim por diante – como uma resposta ao massacre de Carandiru.

Pois é, meus amigos. A lição a ser aprendida é assim: a violência do Estado atingiu um patamar tão baixo, tão grotesco, tão inaceitável, que obrigou os criminosos, individualistas por natureza, dispersos e competitivos por vocação, a se organizar, a criar disciplina e mesmo definir objetivos que são – sim – de natureza política.

Esqueça por um instante o tráfico de drogas, o controle dos presídios, a chantagem sobre as famílias. São motivações econômicas.

O que está na origem da facção criminosa, o que dá força a sua liderança, é a capacidade de dar resposta ao Estado. Não tem nada a ver com exemplos de grupos que praticavam a luta armada contra o regime militar.

É selvageria em estado bruto. Olho por olho, dente por dente. Por isso, porque fala a linguagem de Carandiru, Ubiratã, e tantos outros, ela é obedecida e temida.

Quem quiser entender a barbárie atual pode voltar aos textos do professor Antonio Flavio Pierucci, aquele que pesquisou o nascimento de uma classe média conservadora no início da democratização do país – e que se mostrava escandalizada com a política de direitos humanos. Chamava de mordomia todo esforço para melhorar a vida no cárcere, de proibir a tortura e as execuções sumárias. Aplaudia a violência e pedia mais, sempre mais. Comemorava fuzilamentos.

Chegamos aonde era fácil ver que iríamos chegar. O tratamento desumano está institucionalizado. As prisões são um inferno tão previsível que é preciso encontrar algo que chama a atenção. Se não fossem as cabeças decepadas, da menina de 6 anos incendiada de forma criminosa, quem estaria falando de Pedrinhas? Alguns advogados que são considerados uns chatos, uns padres que deveriam pensar em coisa melhor…

Os prisioneiros foram rebaixados a animais para serem explorados, cotidianamente, como gado. Sua fome alimenta quem desvia verbas, sua penuria serve a quem faz negocios intermediários. Sem direito a palavra, ao Direito e a outros recursos da civilização, não falam. Preferem atos repugnantes: machucam, matam, torturam. Olho por olho, dente por dente.

Esta é a realidade em que nos encontramos e da qual o país não irá sair sem uma grande mudança. Não precisamos de homens providenciais. Precisamos de políticas que respeitem nossos valores – para que eles sejam respeitados.

Isso implica em cadeias que não sejam hotéis mas também não sejam jaulas nem chiqueiros.

Numa justiça capaz de atender o pobre, o sem recurso e sem oportunidade. Isso implica em dinheiro, envolve sacrifício, exige enfrentar aquela massa influente, rica e profundamente ignorante de cidadãos que não entenderam nada desde que numa aventura parisiense do século XVIII a humanidade aprendeu que todos os homens são iguais – e sem entender isso, fica difícil entender qualquer coisa, ainda mais quando se fala de liberdade, de respeito, direitos.

Se queremos conviver com humanos, não podemos tratar homens e mulheres como animais. Nenhum de nós tem culpa. Mas a responsabilidade, não custa lembrar, é nossa.

penitenciaria-pedrinhas-roseana-sarney-maranhao_opt

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rubens Alexandre Ferreira

17/01/2014 - 03h02

Nao fale mal da familia Sarney, que eh amiga d infancia da PETRALHADA!!!!

paulo

14/01/2014 - 02h11

Concordo. Não é à toa que antes da morte da menima Ana Clara já haviam morrido mais de 50 presos e nada da sociedade maranhense e brasileira se manifestarem.
Mas outra questão importantíssima que não foi levantada nem nos blogs sujos: onde estavam e estão, nessa ordem, o ministério público e o judiciário (ambos com letras minúsculas)do Estado do Maranhão?
Será que tem alguma coisa a ver com o fato de os chefes do MP serem sempre escolhidos pelo grupo Sarney? E os desembargadores também? E os presidentes do TRE também? E os membros do TCE também?
Só para acrescentar: ano passado um dos assessores da desembargadora Nelma Sarney (corregedora do TJ)foi sequestrado e morto. Em apenas 2 dias os “suspeitos” foram identificados e 1 adolescente foi preso e os outros foram, por coincidência, “apagados”. E com o silêncio risonho da opinião pública. Esse adolescente fugiu na semana passada do abrigo para menores infratores, junto com mais 11 menores, já em plena ERA da Força Nacional e Comissão de Crise.
E hoje foram mortos pela PM mais 3 adolescentes que, escondidos em uma pequena casa cercada pela polícia, reagiram. Detalhe: foram encontrados apenas 2 revólveres com eles.
E, mais uma vez, as instituições ditas DEMOcráticas estão inertes.


Leia mais

Recentes

Recentes