Menu

Fujam para as montanhas! Desemprego cai mais ainda!

Chora, Miriam! IBGE divulgou hoje que o desemprego caiu mais ainda em abril, e registou o menor nível da história para o mesmo mês. Não sei porque, quando vejo esses números, eu sempre penso na Miriam Leitão. Até porque ela é onipresente. É comentarista de tv, de rádio, de jornal. Agora lançou romance e livro […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Chora, Miriam!

ScreenHunter_3768 May. 22 15.55

IBGE divulgou hoje que o desemprego caiu mais ainda em abril, e registou o menor nível da história para o mesmo mês.

Não sei porque, quando vejo esses números, eu sempre penso na Miriam Leitão. Até porque ela é onipresente. É comentarista de tv, de rádio, de jornal. Agora lançou romance e livro infantil. Não ficarei surpreendido se daqui a pouco lançar documentário, longa de ficção, uma coleção de pinturas próprias e protagonizar um standup de sucesso. E dá-lhe mídia. Às vezes parece que é a única pessoa que existe no Brasil, o resto são fantasmas.

Mas vamos lá. Miriam comenta os números do IBGE e tenta desqualificá-los contrapondo-os aos números do Caged, usando um argumento que tento combater há anos, sem muito sucesso. Em frente, como diz aquele lema anarquista: a única luta que se perde é a que se abandona.

Miriam diz o seguinte:

“Mas o mercado de trabalho brasileiro, como se sabe, tem suas distorções: Porto Alegre, por exemplo, tem desemprego de 3,2%, enquanto em Salvador está em 9,1%. Em Recife, subiu de 5,5% para 6,3%; Em Belo Horizonte (3,6%) e Rio de Janeiro (3,5%), ficou no mesmo nível e, em São Paulo, caiu de 5,7% para 5,2%. Com esses resultados regionais, o IBGE chegou à taxa de 4,9%.

Ontem, os dados do Caged mostraram dados de abril também que parecem contraditórios, mas que não são porque estamos falando de pesquisas diferentes. Pelo Caged, a abertura de vagas formais, ou seja, com carteira assinada, em todo o Brasil, foi 46,5% menor em abril em relação a igual período do ano passado. A geração líquida foi de 105.384 empregos, o que representa o pior resultado para o mês desde 1999. Essa pesquisa, portanto, é mais ampla e calcula só as vagas formais. Os especialistas analisaram esse dado do Caged como mais um sinal de que a economia está fraca.”

Sobre o primeiro parágrafo, daria um post bombástico no Cafezinho intitulado: “Terra do Grampinho tem maior desemprego do Brasil”, mas deixa para lá. Quero comentar mais o segundo parágrafo.

Esta é a tese que, apesar de tão óbvia com a tabuada, eu tento provar há anos. A geração líquida de vagas formais, ou seja, o saldo de empregos (novas contratações menos as demissões) é proporcional ao nível de desemprego. Se o desemprego chegar a zero, não haverá mais saldo. E o que faremos neste ponto? Diremos que vivemos o pior dos mundos porque tivemos o pior saldo da história? Há anos que a mídia aplica essa fórmula antimatemática. Como o desemprego está caindo, o saldo tende a diminuir, e portanto a mídia, a cada mês, vem com essa história de “o saldo menor desde não sei quando”, e tenta atribuir isso à “economia fraca”. A economia pode até estar fraca, mas esse não é um dado que corrobora isso.

tira2005-2

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

PIG – Partido da Imprensa Golpista

23/05/2014 - 01h24

Olá, amigos! Vamos continuar, juntos, combatendo as manipulações e mentiras do PIG? Curtam e compartilhem: https://www.facebook.com/Brasilantipig

Vitor

22/05/2014 - 17h59

Tenho vários questionamentos quanto a metodologia do IBGE, mas a lógica do seu argumento é irrefutável! Não resta outra palavra, é lógico que a ML viajou…

Haide Bayer Auler

22/05/2014 - 20h50

kkkkkkkkkkkk

Luciano

22/05/2014 - 17h37

Quanto menor é o desemprego maiores serão os “recordes” de baixa contratação! É ÓBVIO! A velha ginástica do PIG para transformar notícia boa em notícia ruim. E essa pérola foi dita no JN!


Leia mais

Recentes

Recentes