Menu

Cora Ronai, Aécio Neves e a democratização da mídia

Por Theófilo Rodrigues* E o tema da democratização da mídia continua assustando muita gente por aí. Hoje foi a vez da colunista do jornal O Globo, Cora Ronai, apresentar suas impressões sobre o tema. Ao listar os motivos pelos quais não vota em Dilma Ronai afirmou que não pode apoiar um governo que fala em […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

conra o monomopoli da miida


Por Theófilo Rodrigues*

E o tema da democratização da mídia continua assustando muita gente por aí. Hoje foi a vez da colunista do jornal O Globo, Cora Ronai, apresentar suas impressões sobre o tema. Ao listar os motivos pelos quais não vota em Dilma Ronai afirmou que não pode apoiar um governo que fala em democratizar a mídia. Em suas palavras:

“Passei muitos anos da minha vida lutando por liberdade no Brasil e pedindo uma imprensa livre. Na minha cabeça, não faz o menor sentido votar, agora, num governo que apoia regimes que perseguem seus cidadãos por crimes de opinião — e que, vira e mexe, fala em “democratizar” a mídia”.

A opinião de Cora deve ser respeitada, claro. O único problema é que Cora esqueceu de combinar seu discurso com o seu candidato presidencial, Aécio Neves. Ironicamente, no mesmo dia em que Cora escreveu o texto acima, Aécio resolveu fazer a seguinte declaração em Belo Horizonte:

“A regionalização da mídia é muito importante. Sua democratização é algo muito importante e eu quero poder, se presidente for, fortalecer a mídia do interior. Tenho o compromisso de democratizar a mídia para que os veículos do interior possam crescer”.

Parece que Cora terá que votar nulo…

Brincadeiras à parte, é bom saber que o candidato Aécio também defende a regionalização da produção cultural como dimensão da democratização da mídia. Mas o candidato deveria se informar um pouco mais sobre o tema. Afinal de contas, são os seus aliados que não deixam a proposta ser aprovada.

O projeto de lei que trata da regionalização da produção cultural foi apresentado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) em 1991. Apenas em 2003 foi aprovado na Câmara e remetido ao Senado. No Senado o PL ficou engavetado até recentemente quando o senador Romero Jucá (PMDB) foi escolhido como relator da matéria. Em seu relatório, Jucá, que faz a campanha de Aécio Neves, resolveu modificar completamente o espírito da proposta de Jandira e favoreceu apenas as grandes empresas de comunicação. Nessa empreitada Jucá conta com o apoio do deputado Sergio Zveiter (PSD) aliado de Aécio no Rio de Janeiro.

Já que Aécio Neves está tão interessado em defender a proposta deveria começar dando um puxão de orelha em seus novos aliados. Mas a verdade é que aquilo que Aécio compreende como democratização da mídia é justamente a desconstrução da proposta inicial de regionalização da produção. Uma pena.

*Theófilo Rodrigues é cientista político, coordenador do Barão de Itararé no Rio de Janeiro e colunista no blog O Cafezinho.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carlos Adonias

23/10/2014 - 20h52

Quem deu um pouco de fôlego à imprensa interiorana foi Lula quando democratizou as verbas de publicidade do governo.

Clivane Araujo

23/10/2014 - 21h10

Sou Dilma Sou 13…………………….

Maria Helena

23/10/2014 - 19h06

Democratizar a mídia é coisa que o aecio nunca fará, o que gosta mesmo é de um alinhamento com os meios de comunicação para garantir a sua blindagem. Espero que ele nunca se eleja presidente. O povo brasileiro não merece esse castigo.

Alexandre Stall

23/10/2014 - 20h51

#Dilma13

Carlos Pereira

23/10/2014 - 17h19

Acho que Coxinhas deveriam fazer um curso de interpretação de textos…são excepcionamente burros para entender o que se escreve.

Mell Soares

23/10/2014 - 18h43

http://www.youtube.com/watch?v=B_rmT8UN28A

Teder Skiba

23/10/2014 - 18h31

5 famílias não podem controlar 200 milhões de pessoas.
Reforma já, isso não é contra a liberdade de imprensa, e sim para que todos tenham.acesso

Salete Soares

23/10/2014 - 18h28

45 neles kkkkkk

Fernanda Lôbo

23/10/2014 - 18h27

E esse discurso de achar q eh um boicote à liberdade de imprensa só cresce…. Uma pena!! Mais uma inverdade, compreensão errônea sobre o tema… Tal qual a diminuição da maioridade penal… #sólamento

Fabiano S. Netto

23/10/2014 - 18h19

contra o monopólio da mídia vcs querem o decreto 8.243….vai pros infernos ,,comunista de merda

    angela

    23/10/2014 - 17h58

    Quem e o merda aqui,imbecil….


Leia mais

Recentes

Recentes