Menu

São Paulo: o avesso sem fim

Por Lia Bianchini, repórter especial do Cafezinho É final de tarde na maior cidade brasileira. Depois de mais um longo dia de trabalho e de enfrentar mais de duas horas de trânsito, em pé dentro de um ônibus, Dona Maria finalmente chega à sua casa. Enquanto prepara o jantar, ela liga a TV. Deixa em […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Lia Bianchini, repórter especial do Cafezinho

É final de tarde na maior cidade brasileira. Depois de mais um longo dia de trabalho e de enfrentar mais de duas horas de trânsito, em pé dentro de um ônibus, Dona Maria finalmente chega à sua casa.

Enquanto prepara o jantar, ela liga a TV.

Deixa em um canal que exibe um programa policial. Na pauta do dia: apreensão de drogas, perseguição, sequestro, assassinato. Cada notícia é entremeada por comentários raivosos do apresentador. A São Paulo que ele mostra causa pânico e desgosto pela vida.

Muda o canal.

O telejornal exibe uma reportagem sobre a mobilidade urbana da cidade. Ônibus 24 horas, ciclovias, ciclo faixas, redução da velocidade para os carros em algumas vias. A São Paulo exibida ali parece um lugar de progresso (ao menos para parte de seus habitantes).

Muda o canal.

Mais um telejornal. O assunto da matéria agora é política. Desfiliações e filiações partidárias. Uma ex-prefeita de São Paulo, após deixar seu antigo partido com críticas à corrupção, filia-se a um partido envolvido em todos os grandes e midiáticos escândalos de corrupção da atualidade. A São Paulo que ela quer representar é uma incógnita.

Dona Maria é qualquer cidadã e cidadão paulistano, no meio do fogo cruzado de uma cidade prestes a começar as campanhas das eleições municipais de 2016. O cenário é atípico e a disputa que virá parece ser acirrada.

Os principais possíveis candidatos, como mostrou a TV de Dona Maria, são José Luiz Datena (PP), o prefeito Fernando Haddad (PT) e Marta Suplicy (PMDB). O PSDB corre por fora, com nomes menos carismáticos: João Dória Jr. e Andrea Matarazzo. Além desses, o PRB deve relançar a candidatura de Celso Russomano.

Caso as candidaturas à prefeitura de São Paulo de fato se consolidem nesses partidos e nomes, o páreo será duro como há muito não se via nas eleições paulistanas.

As menores probabilidades de eleição ficam com PRB e, surpreendentemente, PSDB.

Celso Russomano já é conhecido entre o eleitorado paulistano e é o típico candidato que consegue fazer muito barulho durante a campanha e despertar a vontade de voto em algumas pessoas, mas perde toda a força no primeiro debate eleitoral. Todo o barulho não se traduz em propostas atrativas para as eleitoras e os eleitores.

No PSDB, João Dória Jr. tem certo favoritismo em relação a Andrea Matarazzo, devendo ser o nome do partido para a disputa à prefeitura. A popularidade de qualquer um dos dois, porém, restringe-se a um mais que seleto grupo da elite empresarial paulistana. Para que o PSDB entre na disputa com chances de vitória, como em 2012 e 2008, terá que fazer um ótimo marketing político, que popularize seu “produto”.

O cenário que já vem se delineando, por enquanto, é a disputa acirrada entre PT, PP e PMDB.

Fernando Haddad tenta a reeleição em um clima pouco favorável. Com um governo destoante de seus antecessores, Haddad fez transformações nas políticas de transporte, transparência e representação local em bairros. Sua candidatura já é alvo de ataques midiáticos, mas não apenas isso deve favorecer a diminuição de sua quantidade de votos. Uma das críticas mais persistentes e coesas à gestão Haddad é a fixação de um foco de trabalho, o Centro de São Paulo, que, sim, trouxe avanços inegáveis à população, porém, negligenciou os bairros mais carentes de políticas públicas. Além disso, o prefeito enfrenta um período de baixa popularidade: apenas 20% da população paulistana aprova a gestão Haddad, segundo a última pesquisa Datafolha.

É nítido, assim, que o caminho para a reeleição do petista será repleto de obstáculos. Um dos grandes, inclusive, tem nome e rosto conhecidos: Datena. Apesar de não ter uma história política, a fama do apresentador já desponta como seu principal chamariz de votos. Conhecido por bradar contra a corrupção e o “estado de calamidade pública” em que se encontra o país, Datena deve atrair, principalmente, o voto da classe média conservadora. Sua candidatura, porém, tem as mesmas características que a de Celso Russomano e apenas os debates eleitorais poderão dizer se, de fato, Datena tem chances de vitória ou não.

A última provável candidatura com chances reais de vitória começou a surgir nesta terça-feira (18/08), com a filiação de Marta Suplicy ao PMDB. Após sair do PT, a Senadora sondava outro partido que pudesse projetá-la à prefeitura de São Paulo. Nesse cenário eleitoral de pouca previsibilidade, caso seja de fato candidata, Marta pode ter uma vantagem sobre os demais: já possui o apoio de grande parte da população paulistana (principalmente da periferia, onde implementou os Centros Educacionais Unificados, que aprimoraram em 90% o índice de satisfação das comunidades). Assim, a candidatura de Marta Suplicy pode ganhar força caso trabalhe com o imaginário da população resgatando a figura da ex-prefeita de São Paulo e dirimindo qualquer fixação à sua atual legenda.

As eleições estão cada dia mais próximas e o futuro de São Paulo parece ser um enigma que só será resolvido no último instante.

Voltando à casa de Dona Maria, a televisão é desligada e, preparando-se para dormir, ela liga o rádio, que ecoa São Paulo nos versos de Caetano Veloso: “e quem vem de outro sonho feliz de cidade/aprende depressa a chamar-te de realidade/porque és o avesso do avesso do avesso do avesso”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Virnney Domingues

25/01/2017 - 17h27

São Paulo: o avesso sem fim… Avesso do avesso!!

Luís CPPrudente

19/08/2015 - 21h12

Coitada da Dona Maria, ela só tem a tevê aberta para ver, então ela é mal informada pois se depender da Rede Bandalha, do SBT, da Record e da famiglia Marinho, ela será eternamente mal informada.

Luiz Arlindo Da Silva Correia

19/08/2015 - 21h11

Eita comentário imparcial.

Henrique Dasilva

19/08/2015 - 18h08

Se pra Dona Maria, já está ruim ligar a televisão em S.Paulo, imaginem pra Seu José, lá no Paraná, na Bahia, etc.., querendo saber o que acontece em seu estado e só encontra noticias de S.Paulo e R.de Janeiro!

    Luís CPPrudente

    19/08/2015 - 22h58

    E o pior, só notícias da central PIG de mentiras, sempre reproduzidas pela TV Record (nova aderente do PIG?), Rede Bandalha, SBT e famiglia Marinho.

Edilberto Pires

19/08/2015 - 17h16

Com sua autorização Homem de Deus aprove verbalização: Lulomania na crista da onda vamos nessa “baiano” Lulomanizar o povo principalmente, o da elite paulistana (onde mora o Homem mais importante do Brasil-LULA) é muito mais gente. Gente é Gente, localização de moradia na Ruas Comemorem 19 de agosto o dia de moradores em situação de rua. LULOMORADIZAR 2018.Quem mais Construiu Universidades Escolas no Brasil pode criar uma onda um filosofia de Vida. “Lula + amar + Mariza + União perfeita = “LULAMARIZAR” Vamos Luarizar – Iluminar-se.Amar mais etc etc etc……….

Eder Machado

19/08/2015 - 17h29

Para quem se ilude com esse governo , só posso dar meus pêsames!Eis o que o governo Dilma está fazendo: usando recursos públicos escassos, em tempo de “ajuste fiscal” necessário, para subsidiar setores ineficientes. É análogo ao perdedor que pega cada vez mais crédito na esperança tola de que a sorte, finalmente, irá virar, e continua apostando no cavalo errado. No mercado financeiro, aprendemos a importância vital do conceito do “stop loss”, ou seja, parar de cavar mais fundo quando estiver num buraco.

    Celia Brito

    19/08/2015 - 19h19

    ALEM DE TIRAR DO BRASIL E INVESTIR EM OUTROS PAÍSES, ENQUANTO QUE, PARA NÓS, SÓ ARROCHO…

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    19/08/2015 - 19h21

    Dilma já desistiu de ser Dilma Rousseff para se manter no cargo. Lula já desistiu de ser Lula. O PT sabe que sabe que sabe que não governa mais. Normal.

      Luís CPPrudente

      19/08/2015 - 22h59

      Zzzzzzzzzzzzzz!

    Carmem Witt

    20/08/2015 - 02h19

    quanta mmmmmm……….

Hell Back

19/08/2015 - 11h44

“TUCANO rouba há tanto tempo que os crimes – estão todos – prescritos”. – José Simão.

enio

19/08/2015 - 09h40

Os cidadãos sabem que a doação de campanha por empresas privadas alimenta corrupções bilionárias, detonam o Brasil, coisa que tinha sido “rejeitada” na câmara dos deputados, e em uma jogada com o cunha, da noite para o dia, o russomano/cunha fizeram voltar a valer a doação de campanha por enpresas privadas. Não é incrível??

“A emenda, sugerida pelo líder do PRB, Celso Russomanno (SP), inclui na Constituição o financiamento de empresas a partidos políticos e doações de pessoas físicas a candidatos. O texto foi proposto um dia depois de uma iniciativa semelhante ter sido rejeitada por não ter atingido o mínimo para aprovação de uma mudança constitucional – 308 votos, ou 60% da Câmara.”

https://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/doac-o-de-empresa-para-campanha-eleitoral-pode-ser-barrada-diz-ministro-1.321709

    Luís CPPrudente

    19/08/2015 - 21h15

    Isto mostra que o Celso Russomano não é tão defensor dos consumidores, pois se fosse, votaria contra o financiamento por empresas nas eleições.

    Celso Russomano é mais do mesmo, do mesmo naipe que muitos tucanos.

spin

19/08/2015 - 06h41

A Globo vai fazer das tripas coração para eleger seu candidato em SP, desde que não seja do PT os prá lá de venenosos e envenanadores irmãos Marinho, apoiam…a Globo foi capaz de distorcer os símbolos para dar a entender que as serpentes festejavam a prisão de Lula quando na verdade elas se despediam da Era da Delação…

http://josecarloslima.blogspot.com.br/2015/08/essa-historia-da-delacao.html

Kalima Abu Charam Bhaktvedanta Prabupãda

19/08/2015 - 05h34

Aqui é PT e o PSDB Ladrão que vá se foder!

    Tony

    19/08/2015 - 09h37

    Deves ter estudado na Sacré Coeur, com pós graduação na Sorbonne !

      Barbosa

      19/08/2015 - 12h42

      E quem estudou na Sacré Coeur, com pós graduação na Sorbonne que vá junto!


Leia mais

Recentes

Recentes