Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Golpe via TSE começa a morrer

Por Redação

16 de outubro de 2015 : 13h57

Segundo juristas procurados pelo Blog GGN, a votação do TSE vai demorar mais de um ano para abrir um processo contra a Dilma e ela ainda terá tempo e possibilidade de recorrer da decisão no STF. Ou seja, o golpe via TSE também começa a morrer. A melhor coisa para a oposição é se preparar para o embate eleitoral em 2018 e tentar vencer pelas urnas, ao invés de insistir no tapetão judicial. 

***

Toffoli pede opinião de PT e PSDB sobre Gilmar ser relator de ação contra Dilma

No Jornal GGN

O presidente do Tribunal Superior Eleitora, ministro Dias Toffoli, assinou um despacho, nesta quinta-feira (15), solicitando que as partes envolvidas na tramitação da AIME (ação de impugnação de mandato eletivo) se manifestem sobre a questão de ordem que discute o novo relator do caso. A AIME objetiva a cassação da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice, Michel Temer (PMDB), por abuso de poder econômico.

Na sessão do última dia 6, a maioria do TSE votou a favor do prosseguimento da AIME, que foi apresentada pelo PSDB após a reeleição de Dilma. Os tucanos alegam que a campanha petista desequilibrou a disputa eleitoral a partir do momento em que foi beneficiada pelo esquema de pagamento de propina com recursos da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato.

A então relatora da AIME, ministra Maria Thereza de Assis Moura, opinou pelo arquivamento do pedido, apontando que as acusações do PSDB eram vagas, sem provas, e anteriores às delações premiadas da Lava Jato que implicaram a campanha de Dilma – caso do depoimento do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, que disse ter transferido mais de R$ 7 milhões para a reeleição da presidente por temer que seus negócios com a estatal de petróleo fossem prejudicados.

Segundo o despacho de Toffoli (leia aqui), ao abrir mão de relatoria, Maria Thereza indicou que o ministro Gilmar Mendes deveria não só prosseguir na instrução da AIME, como acolher, também, outras três ações do PSDB contra a vitória de Dilma.

“A ministra Maria Thereza de Assis Moura suscitou questão de ordem no sentido de que o ministro Gilmar Mendes deveria prosseguir na regular instrução na AIME e que a alteração da relatoria atrairia, também, a prevenção decorrente de conexão ou continência entre esta ação e outros processos que tramitam perante esta Corte”, diz o despacho.

Toffoli deu o prazo de três dias para que a defesa da campanha petista e o PSDB se manifestem sobre a questão de ordem. No último final de semana, em passagem pelos Estados Unidos, ele disse que caberia à presidência do TSE decidir sobre a relatoria. Desde que o Tribunal aceitou fazer uma investigação contra a campanha de Dilma, a imprensa tem aventado que Gilmar deveria herdar a relatoria por ter sido o primeiro ministro a votar sobre o assunto.

Uso da Lava Jato

O novo relator ditará o ritmo da tramitação da AIME, além dos recursos que serão utilizados para questionar a chapa Dilma-Temer. Gilmar já deu sinais de que é favorável a usar as informações colhidas pela Lava Jato para descobrir se o caixa da campanha petista foi contaminado por dinheiro supostamente desviado do esquema na Petrobras.

Para o advogado e especialista em Direito Eleitoral, Alberto Rollo, o TSE deve levar ao menos um ano para ter uma denúncia formulada contra Dilma. Mesmo que o julgamento se dê com celeridade, a petista terá a prerrogativa de recorrer ao Supremo Tribunal Federal que, por sua vez, deve conceder uma liminar para que a ela continue governando o País até que a questão seja esgotada.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

42 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Geraldo Nascimento

17 de outubro de 2015 às 21h58

tomara que dilma fique no poder mais uns 20 anos ate o brasil se tornar um pais socialista e justo governado pelo lulopetismo sarneyista

Responder

Andre Camargo

17 de outubro de 2015 às 17h18

Todos os procedimentos imaginados para afastar a Dilma vai acabar em uma grande pizza, tanto no congresso nacional, stf, stj. Não podemos esquecer q estamos num país dominado pela corrupção generalizada em todos os setores. No Brasil compensa ser safado, temos inúmeros exemplos, infelizmente. Num país sério Cunha e Renan e demais companheiros estariam atrás das grades.

Responder

Osvaldo Alencar

17 de outubro de 2015 às 17h05

Se a oposição forçar, em duas semanas o TSE acaba com a Dilma. Nós moramos no Brasil da Globo e do resto da mídia!

Responder

Marcelo Drumstick

17 de outubro de 2015 às 02h25

Não fique aliviado Cafezinho, pois nesses assuntos o TSE tem que julgar rápido porque o que se questiona é o mandato em curso! Não faz sentido protelar uma decisão para o final do mandato de Dilma, de que Dilma e Temer cometeram crime eleitoral, eles já se beneficiaram do crime cometido exercendo o mandato. Quanto a governar por liminar do STF após ser condenado pelo STE seria uma bobagem que nem a mulher-sapiens cometeria.

Responder

    Ciro

    17 de outubro de 2015 às 17h54

    Oh seu batedor de panela… Aqui você está no lugar errado. Não gosta do PT, tudo bem, não defenderia o governo em nenhuma hipótese tudo bem, mas pelo menos não fique contra o Estado de Direito e a Democracia seu calhorda facista.

    Responder

João Carlos Menck

17 de outubro de 2015 às 01h54

Esse babaca mauricinho do ministro Toffoli pensa q esta no auge da República Velha e q é o Senador Pinheiro Machado , presidente da comissão verificadora de poderes, q retirava a diplomacao de candidatos eleitos de forma discricionária e antidemocrática.

Responder

    Ciro

    17 de outubro de 2015 às 17h42

    Baita lembrança para mostrar que os métodos da Oligarquia nunca mudam só mudam os Oligarcas.

    Responder

radamantys795

16 de outubro de 2015 às 21h56

leiam http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10639858/artigo-14-da-constituicao-federal-de-1988 > parágrafo 10 e uma bela explicaçào de um jurista abaixo na mesma página. Os coxinhas podem não gostar mas é a nossa Constituição, não tem q ser bonita, não tem que costar se tem APENAS que ler, conhecer e respeitar.

Responder

Oliveira Nunes

17 de outubro de 2015 às 00h11

morreu!

Responder

Maria Regina Novaes

16 de outubro de 2015 às 21h39

O Temer prefere o certo do que o duidoso….PSDB vende a mãe e entrega o cunha!

Responder

Paulo Alves

16 de outubro de 2015 às 20h34

O país começa a ficar adulto.

Responder

Sirlael Souza Lamarques

16 de outubro de 2015 às 19h07

Dilma saba o que faz… e nao vai ser meia duzia de DERROTADOS, CORRUPTOS ‘SEM MORAL que vai derrubar a democracia

Responder

Andrey Neves

16 de outubro de 2015 às 18h51

Quem defende impeachment da presidenta
Está fazendo piquenique na cratera do vulcão
Apesar das ofensas e do deboche
Ainda existe amor na valente coração
Então vamos fazer outro piquenique
pelo bem de todos e da nação
Mas que seja longe do fogo do ódio
Que seja nas margens da Razão.

Responder

Sandra Francesca de Almeida

16 de outubro de 2015 às 18h30

Lamentável esse Toffoli.

Responder

André Borges

16 de outubro de 2015 às 18h29

Chupa, golpistas! Até o talo!

Responder

Edson

16 de outubro de 2015 às 15h27

Nas mãos do Gilmar, esse processo é antecipado. Garanto.

Responder

Vilmar Paulino

16 de outubro de 2015 às 18h13

STJ tá se tormando vergonhoso cade nos povo vamos aceitar este desgoverno vamos fazer papel de palhaço

Responder

Jorge Moreira

16 de outubro de 2015 às 18h08

Chupa golpistas !! Viva Dilma !! LULA 2018 !!

Responder

Marcos A. P. Pecci

16 de outubro de 2015 às 18h03

Like!

Responder

Maria Lucia

16 de outubro de 2015 às 17h48

Responder

Oton Silva

16 de outubro de 2015 às 17h47

Isso quer dizer que os PTralhas ganharam as eleicoes de 2014? Vou bater minhas panelas na sacada gourmet..

Responder

Mauricio Gomes

16 de outubro de 2015 às 14h47

O PT não pode deixar esse rato ser o relator de coisa alguma, pois não passa de um bandido golpista a soldo da oposição. Que vá relatar as contas do seu suspeito instituto de direito em Brasília….

Responder

João Fernando Figueira Paim

16 de outubro de 2015 às 17h45

Não entendo o dinheiro das empresas para o PT é propina para os demais partidos é doação. Porque???

Responder

    Rafa Ella

    17 de outubro de 2015 às 06h41

    Doação.. De livre e espontânea vontade, se da o dinheiro sem nenhum motivo extra…
    Propina…(neste caso PT)
    Algumas empresas foram procuradas com propostas de q se doassem iriam ganhar contratos pelo brasil.

    Responder

    Luís Fernandes

    17 de outubro de 2015 às 19h54

    GOLPE … tá explicado

    Responder

    Geraldo Nascimento

    17 de outubro de 2015 às 22h01

    se cv trabalha e tributado se rouba e elogiado

    Responder

Lucas Leutwiler

16 de outubro de 2015 às 17h38

A ação no TSE era para pressionar o PMDB para derrubar a Dilma no Congresso.. Com a queda de cunha isso não vai acontecer…logo a ação no TSE já morreu pois eles não derrubariam a chapa Dilma temer…eles não têm peito e nem interesse em bater no PMDB que manda!cunha é cadáver político!

Responder

Ninha Senna

16 de outubro de 2015 às 17h37

Absurdo o Brasil virou um pais da corrupçao da vagabundagem do ptrambique…nojentos.

Responder

    Amarilia Teixeira Couto

    16 de outubro de 2015 às 17h40

    Digo o mesmo em relação aos que desejam derrubar a Dilma.Nojentos! Desocupados! Lesa-pátria.

    Responder

    João Laion

    16 de outubro de 2015 às 17h44

    Virou? Quando que não era? hahahahaha

    Responder

    Lucia Rossini

    16 de outubro de 2015 às 17h45

    A estupidez de certas considerações é tamanha , que argumentar sobre , seria como jogar xadrez com pombos…

    Responder

    Lucia Rossini

    16 de outubro de 2015 às 17h46

    Ninha , a leitura prejudica seriamente a ignorância…

    Responder

    Maria Lucia

    16 de outubro de 2015 às 17h49

    Ahhhh tá !!!!

    #TurminhaDoGolpe

    Responder

    Maria Lucia

    17 de outubro de 2015 às 00h54

    Se informa melhor, depois volta aqui, blz ?!

    Responder

    Maria Lucia

    17 de outubro de 2015 às 00h55

    #TurminhaDoGolpe

    Responder

    Giovanni Pedroso

    17 de outubro de 2015 às 10h05

    Nojento é ver putas golpistas!

    Responder

    Elcio Rabello

    17 de outubro de 2015 às 18h25

    2018 digite o número do seu candidato ( honesto ) e aperta ” CONFIRMA” sem mais

    Responder

Claudio Roberto

16 de outubro de 2015 às 17h36

Sei não viu.

Responder

Pedro Gomes

16 de outubro de 2015 às 17h35

Viiixxiiii…danou-se o golpe!… kkkkkk

Responder

André Carone

16 de outubro de 2015 às 17h35

Miguel, eu gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre as críticas que estão sendo feitas ao Toffoli.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina