Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

O Rato e o Navio

Por Redação

08 de dezembro de 2015 : 17h59

por Rogerio Dutra dos Santos, no Democracia e Conjuntura

A bile dos ressentidos começa a ocupar os noticiários da madrugada. O Vice-Presidente da República Michel Temer, Presidente do PMDB, escreveu uma carta para Dilma para ser publicizada. E foi. Agora ele acusa a Presidência de “vazamento” e aproveita para referendar sua imagem de golpista, que foi sugerida pela mídia durante as últimas semanas, quiçá meses.

Temer, em algum momento da crise política, apesar dos seus 99.046 (isso, noventa e nove mil) votos como Deputado eleito “por média” pela última vez, em 2006, acreditou que poderia ser Presidente da República. Em uma fração de segundos se livrou da situação de operador dos interesses de Eduardo Cunha e da responsabilidade de representante de uma coalizão partidária e acreditou ter luz própria. Acreditou que poderia brilhar.

O problema é que – independentemente do que se faça -, no Brasil, a política não perdoa os traidores. Se a Dilma caísse, como desejam os golpistas, cairia de pé, ninguém duvida. Se Lula fosse preso, como deseja a “Operação Lava-Jato”, o seria de cabeça erguida – e diante de uma comoção popular – ninguém duvida. Mas Temer não teve sequer a coragem de romper de fato e de direito com Dilma. Não renunciou, não pediu pra sair, nem nada. Reclamou, fez um mi-mi-mi e está quieto, esperando as repercussões positivas (???) e eventuais prêmios pela sua atuação medíocre e temerária.

E esta “carta-testamento”, auto-vazada? Factóide lamentável de um desesperado, talvez encontre eco entre os twiteiros (“Saio da vida para entrar nos memes do twitter” ou “Hello, it’s me you looking for?”, foram os primeiros de dezenas de twitters, memes e gifs hilários desta madrugada, diversão garantida aos auspícios de Temer). Qual o objetivo pragmático a ser alcançado pelo Vice Presidente menos confiável que já passou por aqui? Provavelmente almeje um golpe em que figure como salvador da pátria.

O que é certo é que Temer ainda não dimensionou o que acontecerá com sua carreira. Tema-se por um dos suicídios políticos mais imbecis da história brasileira. Bem que Eduardo Cunha avisou que não cairia sozinho. Cairá abraçado com seu parceiro, Michel Temer, que sai da história para entrar no ostracismo.

Agora, falando sério: diferentemente do que afirma e reafirma em sua carta-testamento a Dilma, Temer não manda no PMDB. Ninguém manda no PMDB. Muito menos o Temer. O PMDB não desembarcará do governo. Não haverá uma deserção de cargos e salários para além de seus correligionários mais próximos e dependentes. Dilma não perderá a maioria congressual do dia para a noite.

Já Michel Temer, em uma cartada, perdeu completamente a moral. Virou piada nacional. Uma das madrugadas mais ricas em chistes dos tempos recentes de twitters e facebooks. E tem mais. O que o Temer prometeu para que estas defecções pontuais acontecessem? Ninguém sabe. Imagina-se que os mesmos cargos serão devolvidos aos demissionários, depois de instaurado o governo-tampão mais improvável. Mas quem de boa fé acredita? Quem de boa fé aposta, na real, no Temer Presidente do Brasil?

Em momentos de crise, os ratos são os primeiros a abandonar os navios. Neste caso, contudo, a crise está longe de ser terminal. Uma parte significativa dos críticos ao governo se assumiu legalista-democrática. O governo respira forte em sua estratégia de enfrentamento aberto a um processo de impeachment que nasce desmoralizado pela sua autoria. O grito de Cunha contra o comitê de ética é o grito dos desesperados. A união umbilical entre Cunha e Temer parece o único elemento a permanecer íntegro numa dinâmica golpista fadada ao fracasso. A ratazana equivocou-se na avaliação. Sairá da história como um sujeito menor. Um anão rodeado de medíocres. E, provavelmente, fora do navio, morrerá afogado numa bile de torpeza e ressentimento.

 

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

33 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcos Marcos

09 de dezembro de 2015 às 19h56

Por enquanto o galeão que navega esses ratos não afundou, porque tem a blinadagem da mídia, e o Congresso está infestado desses ratos contaminados com a leptospirose do impeachment.

Responder

Laerte Rocha

09 de dezembro de 2015 às 16h37

Se eles sao ratos, imagino que nome VOCES darao pra quem a criou? kkk

Responder

Alexandre Moura Moura

09 de dezembro de 2015 às 15h53

#CunhaNaCadeia#

Responder

Alexandre Moura Moura

09 de dezembro de 2015 às 15h53

#CunhaNaCadeia#

Responder

Alexandre Moura Moura

09 de dezembro de 2015 às 15h53

#CunhaNaCadeia#

Responder

Alexandre Moura Moura

09 de dezembro de 2015 às 15h53

#TEMERLIXO#

Responder

Alexandre Moura Moura

09 de dezembro de 2015 às 15h53

#TEMERLIXO#

Responder

Alexandre Moura Moura

09 de dezembro de 2015 às 15h53

#TEMERLIXO#

Responder

Neiva Schlickmann

09 de dezembro de 2015 às 11h38

É uma vergonha EDUARDO CUNHA continuar a frente da Câmara, o Brasil vira uma piada internacional e nacional também. Cadê os órgão competentes para prendê-lo, pq com o PT é tudo tão eficiente e rápido, como o merecido Delcidio Amaral, ex PSDB. CUNHA E FAMÍLIA PRESOS….. e devolvendo com multa o patrimônio público roubado.

Responder

Izabel Miquelotti

09 de dezembro de 2015 às 06h29

Isso está mais é pra canoa furada! Me poupe! Cunha sai! Dilma fica e se livra do Temer!

Responder

Jacqueline Alcantara

09 de dezembro de 2015 às 03h58

A CONSTITUICÃO TEM QUE SER PROTEGIDA E RESPEITADA, A DEMOCRACIA MANTIDA ,INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA ,LADRÕES CORRUPTOS NÃO PODEM JOGA-LA NO LIXO ,ELES PRATICAMENTE ESTÃO IMPLORANDO POR UMA GUERRA.

Responder

Denize Ferreira Ramos da Silva

09 de dezembro de 2015 às 03h52

Os dois são farinha do mesmo saco.

Responder

Diether Klaesener

09 de dezembro de 2015 às 01h21

que dupla kkkkk, farinha do mesmo saco

Responder

Roberto Ventura

08 de dezembro de 2015 às 23h55

O problema é que tem mais rato para pular do navio e acredito que o próximo será o SUPREMO !

Responder

Marcus Matta

08 de dezembro de 2015 às 23h55

vcs tão cagando de medo de perder a mamata

Responder

Marcelo Maico

08 de dezembro de 2015 às 23h51

O Titanic é a Dilma é o PT!!! Os tontos afundarão juntos e verão o fundo do mar.

Responder

Ari Pardinho

08 de dezembro de 2015 às 23h47

Ta na cara que temer e cunha são cúmplices no golpe.

Responder

Kleber Silva

08 de dezembro de 2015 às 22h45

#naovaitergolpe #dilmafica #foracunha #mimimicheltraidor

Responder

Maria Oliveira

08 de dezembro de 2015 às 22h40

Podres!

Responder

Solange Pestana

08 de dezembro de 2015 às 22h03

Responder

Diana De Castro Teles

08 de dezembro de 2015 às 22h00

Quis perguntar pelo navio só tô vendo dois ratos ?

Responder

Adriana Carminatti

08 de dezembro de 2015 às 21h51

Michel Temer nunca se conformou em ser vice. Traidor!

Responder

Amarilio Dantas

08 de dezembro de 2015 às 21h48

Responder

Diana De Castro Teles

08 de dezembro de 2015 às 21h38

Os dois são raros cadê o navio ! O navio e o psdb que afundou na última eleição pela vontade popular!

Responder

    Laerte Rocha

    09 de dezembro de 2015 às 16h39

    Ou pelas urnas fraudadas? Digamos que foi, so que agora vcs tem rejeicao de 93%.. vai negar? Vai pro esgoto com os teus 7%.. melhor! kkkk

    Responder

Rodrigo Hamouche

08 de dezembro de 2015 às 21h37

Parece que esse rato quer assumir o lugar de FHC como maior traidor da república

Responder

Laura Faria

08 de dezembro de 2015 às 21h36

Oxala!!!

Responder

Maria Candida Cruz

08 de dezembro de 2015 às 21h36

Responder

Maria Candida Cruz

08 de dezembro de 2015 às 21h35

Responder

Adilson Braga

08 de dezembro de 2015 às 21h27

Da nojo……

Responder

Deixe um comentário