Menu

Temer inicia ofensiva midiática para melhorar sua imagem

Comentário do blog: O Cafezinho, para registro histórico, reproduz os textos publicados hoje no blog do Planalto pelo governo interino. É um pouco assustador pensar que o bando que tomou de assalto o governo agora tem, além da grande mídia que o pôs lá, a estrutura pública do Executivo. Por outro lado, é mais uma lição […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - DF, 02/06/2016. Presidente Interino Michel Temer durante entrevista para o SBT. Foto: Beto Barata/PR

Comentário do blog: O Cafezinho, para registro histórico, reproduz os textos publicados hoje no blog do Planalto pelo governo interino.

É um pouco assustador pensar que o bando que tomou de assalto o governo agora tem, além da grande mídia que o pôs lá, a estrutura pública do Executivo.

Por outro lado, é mais uma lição para a esquerda: quantas centenas, quiçá milhares de vezes este blog não alertou, quase desesperadamente, para a necessidade de incrementar a interação política do governo com a população?

Mais tarde, teremos oportunidade para fazer as críticas necessárias para entender como chegamos até aqui. O blog não é adepto de nenhuma teoria do silêncio: na política do século XXI, as coisas devem ser feitas às claras, inclusive as críticas, que são essenciais não apenas para compreendermos o passado, mas sobretudo para estabelecer, desde já, novas diretrizes para o futuro.

E para isso não adianta fazer críticas apenas aos capas pretas de partidos e sindicatos: todos precisam participar das críticas, para que elas sejam filtradas e debatidas democraticamente com a população.

Adiante-se que a entrevista de Michel Temer está prenhe de mentiras, porque se a estrutura do Estado foi violentamente desmantelada, é claro que haverá impacto profundo sobre a educação e a saúde.

As entrevistas de Temer visam iludir a opinião pública e ganhar mais tempo para que o golpe não sofra mais arranhões no Senado.

Nem o governo de oposição mais radical faria algo parecido ao que fez Michel Temer, eliminando bruscamente ministérios, secretarias, departamentos inteiros, promovendo demissões em massa. É claro que uma atitude assim resultará numa enorme instabilidade na relação do Estado com a população.

As políticas sociais do governo não são impostas, como faz Temer, e sim fruto de um longo diálogo com as forças sociais. O jeito melífluo com que, nas entrevistas, Temer esconde isso, faz jus à fama de membro de seita satânica.

Não é surpresa nenhuma também que nenhum repórter faz as perguntas mais difíceis ao novo presidente. O pacto em prol do golpe é absolutamente hegemônico na grande imprensa.

***

Temer reafirma manutenção de recursos para Saúde e Educação em entrevista ao SBT

no Blog do Planalto

Em entrevista concedida ao canal de televisão SBT na noite de quinta-feira (2), o presidente interino Michel Temer reafirmou que, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o governo está enviando ao Congresso Nacional para limitar os gastos públicos, as despesas com Saúde e educação continuarão nos atuais patamares.

“Acho importante porque Saúde e Educação são pontos fundamentais, são 31% das despesas. Você tem 69% que pode ser modificado, pode ser restringido. Mas Saúde e Educação são importantes para o País. E, com isso, também eu tiro um discurso que equivocadamente se fez de que, na verdade, a minha intenção era reduzir o tratamento da Saúde e da Educação”, declarou.

A PEC faz parte de um pacote de medidas do novo governo para retomar o crescimento econômico do País, que conta ainda com uma reforma da Previdência, incentivos a investimentos e melhoria na governança de fundos de pensão das estatais, entre outras. O esforço, diz Temer, é para, no final do seu governo, entregar um País equilibrado na política e na economia.

“Um País nos trilhos, em que as pessoas possam dizer ‘agora vai’. Eu quero significar que uma coisa que nós temos de fazer neste momento é ter esperança, fazer renascer a confiança”.

O presidente falou sobre outras medidas que o governo vai tomar para movimentar a economia. Citou a necessidade de se criar incentivo para os investimentos privados, atuando assim para a redução do desemprego. E exemplificou com a contribuição que o programa Minha Casa Minha Vida pode trazer. “Reabrir realmente a construção civil pode dar muitos empregos e isso movimenta a economia. São medidas pontuais, mas que têm uma boa repercussão e uma boa compreensão popular”.

Previdência
Para Temer, uma reforma na Previdência é fundamental para dar segurança aos trabalhadores e saúde financeira ao governo. “Eu concordo com a seguinte ideia: ou você reformula a Previdência no País ou, daqui a alguns anos, mesmo os pensionistas, aqueles que recebem da Previdência Social, terão dificuldades. Isso é em benefício do próprio cidadão que, no futuro, vai se aposentar”, explicou.

O presidente defende que seja estabelecida uma idade mínima, em equilíbrio com o tempo de contribuição, e que haja faixa de transição. “Nós não queremos prejudicar aqueles que já estão no mercado de trabalho. Eu vejo que o ministro [da Fazenda, Henrique] Meirelles fala muitas vezes em regras de transição. Se for necessário, nós estipularemos regras de transição”.

Reajuste aos servidores
Respondendo sobre a aprovação, na madrugada da quinta-feira (2) na Câmara, de um conjunto de projetos que tratam do reajuste aos servidores nos três poderes, Temer destacou que a medida, de um lado, pacifica a relação do governo com as várias categorias de servidores durante os próximos anos. “É um aumento desejado há muito tempo”, lembrou.

E por outro lado contribui para o ajuste fiscal, necessário para a retomada do crescimento econômico, visto que os percentuais de correção estão adequados à nova regra de limitação dos gastos públicos proposta pelo governo. “É um aumento discreto, que quase não cobre a inflação. Está previsto no Orçamento, não há imprevisão orçamentária. E não vai causar nenhum distúrbio nem neste ano, nem nos próximos anos”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Leonardo Santos

07/06/2016 - 14h35

Vagabundo sem vergonha! Mentiroso!
Quer desvincular as verbas da saúde e da educação pra gastar a MESMA COISA? Então… pra quê, cargas d´água, esse cretino quer desvincular as receitas?
#foraTemer
#guilhotinaJá!

Eliane Barroso

04/06/2016 - 15h34

Não tem jeito!!!! Impossível dar aval aos bandidos usurpadores de poder, a esse governo ilegítimo e no olho da corrupção!!!!

maria nadiê rodrigues

04/06/2016 - 09h28

A próxima entrevista será com qual empresa de comunicação mesmo? Deixe-me pensar um pouco…

Daniel

04/06/2016 - 03h56

Este jornalista do SBT, Mr. Alencar nao passa de um tucano enrustido.

Rachel

04/06/2016 - 02h36

OS golpistas vão cair, vão cair, vão cair.
Dia 10/06 todos nas ruas, nas ruas, nas ruas. Faixas, cartazes, bandeiras. rostos com pinturas
indígenas de guerra, latas, panelas e tudo o mas que nossa fértil imaginação produzir.

Mairton Barros

04/06/2016 - 02h35

O Silvião tinha “ordenado” que o SBT fosse tipo Pôncio Pilatos… Mas a Chantagem e s ameaças vieram rápido…
Ou entrevista o Zé Botox Tic Nervoso…ou sofrerá consequências nada agradáveis…

Luna Araujo

04/06/2016 - 00h21

Quando vejo temer o instinto é de vômito. Nunca imaginei que um dia nosso país tivesse uma aberração desse tipo na presidência da Republica.

    Daniel

    04/06/2016 - 04h06

    Uma mumia, um zumbi das trevas da idade media, a cara de nossa direita. Ele esta na ficha suja, condenado sem poder concorrer para cargos publicos. Se ele esta nesta condicao, porque a lei permite ele continuar na Presidencia?

      Wilma Lopes Ruas

      04/06/2016 - 13h19

      É o que me pergunto todos os dias, e a tal de ficha limpa? Não pode concorrer para cargos públicos, mas pode ser presidente do país.Só queria entender.

Ben Alvez

04/06/2016 - 00h19

Fora, Temer!

https://goo.gl/2Ktj1L

Fabiana

03/06/2016 - 22h58

Quando este sujeito se olha no espelho, ele sabe que ele é uma farsa. Ele sabe que não é o verdadeiro presidente do Brasil. Ele sabe que não é reconhecido nem aceito, por isso não fez sequer uma aparição em público. Ele sabe que não tem decência, que não é digno. Ele sabe que não está a altura de usar a faixa presidencial do Brasil, ele sabe que é medíocre.

Todos sabem que ele é um fiasco.

    Daniel

    04/06/2016 - 04h07

    Um dracula, parasita covarde e traidor da patria. Um vassalo da elite sordida e atrasada. Nao podemos aceita-lo uma semana a mais, Fora Temer, Nao ha o que temer de Temer, VazaFacista,

Alexandre Moreira

03/06/2016 - 22h25

Peço desculpas à redação de ocafezinho mas só consegui ler metade da reportagem. Nada que vem do Temer pode dispertar algum sentimento positivo, é pura armação e más intenções. Cheguei na metade da reportagem e não consegui prosseguir estava me fazendo realmente muito mal.

    Leonardo Santos

    07/06/2016 - 14h37

    Coragem, amigo… precisaremos de estômago forte pra resistir aos próximos anos…

      Alexandre Moreira

      07/06/2016 - 14h43

      Você está certo Leonardo.

      “Hay Que Endurecer, Pero Sin Perder La Ternura Jamás”

Maria Elisa Silva

03/06/2016 - 21h41

Melhorar imagem? Nem que nasça novamente! Nem com Pitangui em ação, nem que passemos todos por hipnose, nem que contrate o melhor marketeiro do planeta,nem, nem, nem, nem, nem…

Odara

03/06/2016 - 21h04

Mentiroso!

Marivane

03/06/2016 - 20h50

UMA ENTREVISTA QUE CHEIRA A NOJO. CHEIA DE MIMI

    James Ferreira Gressler

    03/06/2016 - 21h25

    Esse mimi da mama parece não ter noção do ridículo, tem a veleidade de pensar que alguém acredita numa só palavra sua.Aquele riso sardônico permanente, nem mais nem menos, congelado, dá nojo.Golpista covarde, escondeu-se no jaburu por 4 anos conspirando..Em movimentos vermiculares pelas sombras traiu,de decorativo passou a estafeta do cunha..Cão.


Leia mais

Recentes

Recentes