Menu

Queremos Wadih Damous na chapa com Jandira Feghali

Estamos engajados na luta pela indicação do Wadih Damous para ser candidato a vice-prefeito na chapa que disputará com Jandira Feghali. O texto abaixo é uma obra de muitas mãos e a confluência de desejos e sonhos. O manifesto continua aberto a novas adesões pelos comentários. Manifesto Vivemos tempos sombrios. Nossa jovem democracia foi solapada por um golpe parlamentar, […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Estamos engajados na luta pela indicação do Wadih Damous para ser candidato a vice-prefeito na chapa que disputará com Jandira Feghali. O texto abaixo é uma obra de muitas mãos e a confluência de desejos e sonhos. O manifesto continua aberto a novas adesões pelos comentários.

Manifesto

Vivemos tempos sombrios. Nossa jovem democracia foi solapada por um golpe parlamentar, com forte apoio midiático e empresarial, rasgando a Constituição e afastando ilegalmente a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Os escândalos recentes revelam o que denunciamos há tempos: uma verdadeira quadrilha tomou de assalto o Estado, combinando o apetite voraz do poder econômico, desejoso de mais lucros e menos direitos para os trabalhadores, com a sanha corrupta dos que pretendem interromper investigações e manter suas tenebrosas transações.

O golpe veio para interromper conquistas, completar as tarefas inacabadas do governo FHC e rasgar a Constituição de 88. Se é fato que, em 13 anos de governo, o campo popular cometeu vários equívocos, perdendo a chance de impulsionar uma grande reforma política e outras reformas estruturais quando gozava de imensa aprovação popular, já está mais do que explícito que as motivações do golpe não se encontram nos nossos erros. É um imenso ataque aos Direitos Humanos, às políticas sociais, ao SUS e aos movimentos sociais. Coloca em risco todos os avanços, e não foram poucos, conquistados pelos trabalhadores e movimentos sociais no último período.

Nem tudo são trevas, no entanto: em contraponto ao golpe, emergem as mais belas energias criativas da resistência democrática, protagonizando a luta nas ruas, praças e redes. As ocupações de escolas dos estudantes, as marchas do movimento sindical, o grito multicolorido da cultura, o novo ativismo digital, a força do feminismo, o reencontro solidário das esquerdas. A potência da utopia: em cada eco de #ForaTemer, um mundo novo de possibilidades.

Não poderia ser diferente no Rio: a bela agenda da resistência, a exemplo do #OcupaMinC, denuncia a falência do Estado, cujos descaminhos do governo mostram esgotamento do ciclo de governos do PMDB, escancarado pela adesão de prefeito e governador ao golpismo, após fartarem-se no boom de investimentos públicos promovido pelos governos Lula e Dilma.

Queremos um Rio diferente. Uma cidade democrática, integrada, plena de direitos, de cultura viva e cidadania ativa. Uma cidade com participação política intensa, que retome o desenvolvimento com combate às desigualdades sociais, que promova a liberdade, que garanta a mobilidade e serviços públicos de qualidade.

Este Rio em comum, construído nas redes comunitárias de solidariedade, na economia criativa, nas teias tecidas por artistas e ativistas culturais, no suor do povo trabalhador, deve ganhar um novo impulso. Contra a força do dinheiro, a mais ampla unidade de quem luta e sonha: é hora de compreendermos que a diversidade do campo popular e democrático precisa buscar um ponto de encontro. Respeitamos nossas diferenças, mas valorizamos ainda mais o que nos une. A construção de um grande bloco democrático, impulsionado por milhões de mãos, corações e mentes, poderá elevar a um outro patamar o desejo de mudança. É hora de sermos parte ativa da construção do Rio que queremos.

Os novos sujeitos coletivos que preencheram de cores o espaço público e promoveram uma intensa troca de experiências e tradições com as organizações históricas dos trabalhadores têm enormes expectativas nesta construção. É tempo de diálogos e construção de novas sínteses, colocando lado a lado partidos políticos, movimentos sociais, intelectuais, artistas e esse turbilhão de novas vozes, erigindo a muitas mãos os pilares de um novo Rio, reconhecendo protagonismo nessa conjuntura dos jovens, em especial das mulheres.

É este o desafio que nos propomos: colaborar intensamente para impulsionar um amplo movimento que, em alusão ao saudoso Chico Science, possa, ao se organizar, desorganizar o capital. Um bloco em constante atividade, capaz de conduzir uma candidatura que represente as aspirações do socialismo democrático e de polarizar o debate com a direita; um coro coletivo de belas aspirações, sem espaço para agressores, fascistas, tendo como locomotiva as mãos dadas que hoje conduzem a resistência ao golpe.

A candidatura de Jandira Feghali representa um imenso campo político e social que, entre erros e acertos, construiu um legado importante de promoção de direitos e redução das desigualdades sociais. Nós não viramos as costas nem negamos as profundas transformações geradas pelos governos Lula e Dilma nos últimos 13 anos. Consideramos, no entanto, que o golpe escancarou os limites do nosso sistema político, e também o esgotamento (se não o erro) da estratégia de conciliação de classes forçando uma reflexão coletiva: precisamos (re)construir um imenso movimento por mudanças, uma plataforma radicalmente popular e democrática e um arco de alianças identificado organicamente com a luta pela superação do neoliberalismo. Compreendemos que a candidatura de Jandira ganha força e legitimidade na medida em que a sua composição expressa esses anseios.

Nesse sentido, o nome do deputado federal Wadih Damous se apresenta como a melhor alternativa para fazer companhia à valente Jandira. Fundador do PT, Wadih tem larga trajetória na defesa dos trabalhadores e dos direitos humanos. Foi advogado do movimento sindical, presidente do sindicato dos advogados, da OAB-RJ, da Comissão Estadual da Verdade e da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. Manifestou-se sempre de forma crítica ao modelo de cidade-negócio impulsionado pelo PMDB, que tornou o Rio um território livre para o capital, líder das estatísticas de assassinatos de jovens, quase sempre negros e pobres.

Em seu primeiro mandato, Wadih destaca-se no enfrentamento ao golpe e na defesa intransigente da Constituição. Sua presença na chapa, como candidato a vice-prefeito, é defendida por diversos setores da esquerda, agregando simbolismo, legitimidade pública e nitidez política.

Diante dos atuais dilemas da sociedade brasileira, a militância e os setores historicamente identificados com o partido esperam uma resposta política e ideológica quanto aos novos rumos. Nesse sentido, Wadih reúne condições de liderar um processo que supere a despolitização e mobilize para a necessária autossustentação das campanhas, o que implicará ações pedagógicas, dedicação, comprometimento e envolvimento militantes e, como consequência, em contribuição financeira de militantes e simpatizantes e maior enraizamento social.

Não temos tempo a perder. É hora de botar o bloco na rua, abraçar a nossa cidade e mostrar que é possível fazer diferente. Queremos Jandira e Wadih para conduzir o nosso imenso cortejo, apresentando ideias radicalmente democráticas para o governo do Rio, em que participação social e compromisso com os interesses das classes trabalhadoras sejam pilares centrais. Vamos juntos!

Assinam:

Maria da Conceição Tavares – Economista
Lindbergh Farias – Senador
Olimpio Alves dos Santos – Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro.
Waldeck Carneiro – Deputado Estadual
Eric Nepomuceno – Jornalista
Reimont Otoni – Vereador
Afonso Celso – Vice-presidente Sinpro
Agostinho Guerreiro – Ex-presidente do CREA-RJ
Breno Altman – Jornalista
Carol Proner – Professora de Direito Internacional do DGEI-FND-UFRJ.
Denise Assis – Jornalista
Elisa Guaraná – Professora da UFRRJ
Gisele Cittadino – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio
Graça Lago – PT
Inês Pandeló – Ex-deputada Estadual
Ivo Bucaresky – Economista
Izabel C Gomes da Costa – Dirgente do SEPE
João Sicsu – Professor da UFRJ
Jorge Bittar – Ex-deputado federal
Laura Tavares – “Economista – professora aposentada da UFRJ”
Luiz Edmundo Aguiar – Ex-reitor
Luiz Fernando Lobo – Produtor cultural
Marcia Paes – Coordenação Núcleo Largo do Machado
Marcos Vinicius Seixas – Coordenador do Núcleo Zé Dirceu
Maria José Andrade (Zezé) – Ex-executiva municipal do PT
Miguel Paolino – Conselho Nacional de Juventude
Milton Rezende – CUT Nacional
Mitã Chalfun – Ex-vice presidente da UNE
Natália Cindra – Diretório nacional do PT
Neuza Luzia – vice-presidenta da CUT-RJ
Olavo Carneiro – Direção Nacional da Articulação de Esquerda
Ricardo Quiroga – Diretório municipal
Robson Leite – Ex-superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego e ex-deputado estadual
Rodrigo Mondego – Coordenador do setorial nacional de Direitos Humanos do PT
Rui Roosevelt – Ex-vice presidente do PT municipal
Tassia Rabelo – Membro Coordenação Nacional AvanteS21
Tomaz Miranda – Músico
Tuca Moraes – Atriz e produtora cultural
Alipio Carmo – Militante do PT
Antonio Carlos – Executiva estadual PT
Bernardo Cotrim – Executiva estadual PT
Regina Toscano – Militante do PT
Renam Brandão – Diretório estadual PT
Adailton Batista – Coordenador do Setorial Petróleo Gas e Energia PT-RJ
Adélia Evangelista –
Adilson Barros – Contraf/CUT
Albea Regina – Professora
Alexandro Gomes – Professor
Almir Barbio de Azevedo – Militante do PT
Ana Bonniard –
Ana Carolina Radd –
Ana Carolina Radd – Doutoranda PUC
Ana Domeniconi – N. Largo do Machado
Ana Pimentel – Médica
Ana Priscila Alves –
André Luiz Barbosa da Silva – Militante do PT
André Marinho – CUT-RJ
André Toscano –
Andréa Fetzner – Professora UNIRIO
Angela Maria Barcellos Souza e Silva – Professora
Angelica Mayall – MUL
Antonia Barbosa Pincano – Professora UNIRIO
Antonio Canha –
Antonio Carlos Buzzatto –
Antonio Carlos Pereira – Adovogado
Antonio Fonseca Lobato – Petroleiro
Antonio Guedes Gonçalves de Canha –
Arlindo Magno de Oliveira –
Artur Obino Netto –
Barbara Eliodora –
Belmar Marchetti – Fetrafi RJ ES
Belmar Marchetti – Sindicato dos Bancários
Bernardo Karam – Prof. do IE da UFRJ
Beto Bastos –
Bruno Falci – “Historiador – militante do Ocupa Minc”
Bruno Falci Bitarelli Medeiros – Historiador/ #OcupaMinC
Bruno Lourenço Barbosa – Advogado
Bruno Moreno – Advogado
Camile Fonseca do Espírito Santo –
Camilla Barroso – Professora
Camilla Barroso – Professora
Carlos A de Oliveira Carvalho (Arafat) – Professor
Carlos Fidelis Ponte – Fiocruz
Carlos Maldonado – UFRJ
Carlos R.S. Moreira –
Carole Gubernikoff – Decana do Centro de Letras e Artes da UNIRIO –
Carolina de Aquino Xavier –
Carolina Peterli –
Celso Faria de Carvalho – Corretor de seguros
Charles Gonçalves Ferreira – Militante do PT
Cicero Junior – Servidor Público
Clara Duarte Silvestre Cavalcanti Lima –
Clarice de Freitas S Avila – Sepe
Clarissa Ávila –
Clarisse Meirelles – Jornalista
Claudia Bonan – Médica Fiocruz
Claudia da Rosa – Secretária
Claudia de Oliveira Fernandes – Professora UNIRIO
Cláudio Monteiro – Professora UNIRIO
Cláudio Monteiro de Andrade – Professor
Cláudio Paolino – Fotógrafo e militante da cultura
Cláudio Pereira – Setorial de Moradia e Reforma Urbana
Clodiana Brescovit Alves – “Contadora – petroleira”
Cristina Vermelho –
Cynthia Baldi –
Dalia Romero Montilla – Fiocruz
Damu Shiva – DCE UniRio
Daniel Gaspar –
Daniel Saman – Músico e Educador
Daniel Spicacci Folgosi – Estudante UERJ
Daniel Spiryn Reinaldo – Militante do PT
Daniela Leite – Médica
Davi Vieira – Técnico Ambiental
Dorival Teles – Sindicato dos Bancários
Drielle Silva Pereira –
Duilio Monroy –
Dulce Pandolfi –
Edna Novaes –
Ednylton Maria Franzosi –
Eduardo Henrique Santos de Almeida – Professor
Eduardo Morrot – UEE-RJ
Eliane Nascimento – UFRJ
Elizabeth Pacetta –
Elvio Gaspar –
Ernesto Salles – Economista
Eugênio Maria De Abreu Almeida – Professor
Fabiana Marques dos Reis Gonzalez – Advogada
Fatima Fernandes – Bancária aposentada
Felipe Rabello de Lima de Almeida Celestre –
Fernanda Rimes –
Fernando Linhares – Professor
Filipe d’Eça Morais – DCE UERJ
Francisco Abdala (Chicão) – Sindicato dos Bancários
Francisco Naurdo de Albuquerque –
Gabriel Siggelkow Guimarães –
Gabriela Mayall – IESP-UERJ
George Lucena – Advogado
Georgia Bello – Advogada
Gerly Miceli – UFRJ
Giliate Coelho –
Gilson Navega Queiroz – UFRJ
Glauber Queiroz –
Guilherme Dias de Carvalho Novo – Estudante UERJ
Guilherme Hruby – Petroleiro
Gustavo Siqueira Silveira – Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ
Halison Bruno de Lima Lara –
Helbson Ávila – Economista
Helena Alves Rossi –
Hélio Silva –
Huascar da Costa Filho – UFRJ
Iago Zappelli Galvão –
Ian Ribeiro da Silva – Estudante UERJ
Ilvaneri Penteado –
Ines Silva –
Ingrid FIgueiredo – UEE-RJ
Ingrid Nery – Membro Executiva Estadual da Juventude PT – AvanteS21
Irinaldo Cabral –
Isaac Porto dos Santos –
Isabel Ortigão – UERJ
Isaura Maia – Comerciante
Ives Oliveira Reis –
Jaime Luiz Lemos Albuquerque – Petroleiro
Jaime Ribeiro Borges Filho –
Jane S. Andrade –
Joacir Pedro – Petroleiro e Presidente do Fórum dos Trabalhadores da indústria Naval e Petróleo
Joana de Angelis – UFRJ
João Caetano Mackay Apolinário –
João Crispim Victório –
Joao Pedro Thimoteo –
João Ricardo Wanderley Dornelles – Coordenador Geral do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio
João Studart Orban –
João Victor Xavier –
Jorge Eduardo Nascimento – Engenheiro de Petróleo
Jorge Olmar M Copello – Engenheiro
José Airton Monteiro – Professor
José da Costa Filho – Professor – UNIRIO
José Germano Neto –
José Glaydson de Souza – Mestre em Comunicação UFPB
José Octávio Fernandes –
José Vargens –
José Viana Filho – Militante do PT
Joselaine Prandi de Oliveira –
Julia Rezende Toribio Dantas –
Juliano de Aquino Xavier –
Jurema Santos – PT
Karine Baraibar – Advogada
Katia Silva – Médica Fiocruz
Laura Bitarelli Reboullet – “Doutoranda em Língua Portuguesa – Sorbonne”
Laura Paiva – Comissão de moradores do Horto e Paulo Victor Diretor do Centro Acadêmico de História UERJ
Leila Tavares – Militante do PT e da luta feminista
Leonardo Barbosa – IESP-UERJ
Leonardo Castro – ENSP/Fiocruz
Lia Werneck Vargens –
Linalva Santos – Petroleira aposentada
Lucas Gaspar – Administrador
Lucas Stelling –
Lucas Tejero – “Engenheiro – Petroleiro”
Luciano Menezes –
Luciano Nascimento – Professor
Luciano Tolla – Advogado
Lucileine Souza – UEE-RJ
Lucy Linhares – Antropóloga
Ludmila Queiroz – Coletivo Fora da Ordem
Luis Augusto Borges de Leão – Professor
Luisa Pinaud –
Luísa Valle –
Luiz Antônio Elias –
Luiz Fernando Soares de Azevedo –
Luiz Gonzaga P. de Almeida –
Luiz Paulo Campos – Advogado
Luiz Xavier –
Luiza Jacob –
Maga Antunes –
Maíra Santafé – Sindipetro
Mairce da Silva Araújo – Professora da Uerj
Manoel Moraes de Araújo –
Marcelo Lima – Microempresário
Marcelo Silva – CUT-RJ
Marcia Carcereri – Psicanalista
Marcia Chalfun –
Marcia Vera de Vasconcelos –
Marcio Tenenbaum – Advogado
Marco Tulio – Dirigente do SEPE
Marcos Nascimento – Professor
Marcos Tadeu Couro – Professor do IFRJ
Marcus Ianoni – Professor UFF
Mari Cota – Militante Feminista
Maria Arlinda – PT
Maria Arlinda Castro – Núcleo Largo do Machado
Maria Augusta Cambará – Aposentada
Maria Auxiliadora D. Machado – Professora UNIRIO
Maria Brezenky – Atriz
Maria Cândida Goncalves –
Maria Cristina Lages –
Maria de Lourdes da Silva Teixeira –
Maria do Carmo Queiroz Daffnune – Professora aposentada
Maria do Céu – CUT-RJ
Maria Elena Viana Souza – Professora UNIRIO
Maria Emília Cardoso Xavier –
Maria Náustria de Albuquerque – “Historiadora – Setorial Petróleo Gas e Energia PT-RJ”
Maria Rosane Tavares Lima –
Maria Rosane Tavares Lima – Petroleira
Mariana Moretti Ribeiro –
Marília Falci Medeiros – “Socióloga – professora aposentada da UFF”
Marilia Kairuz Baracat – Advogada
Marília Rosa Milan –
Marjorie – Psicóloga e militante da cultura
Marta Skinner – Economista
Mateus de Sales Maçulo – Estudante UFF
Maura Ventura Chinelli – Professora da UFF e Coordenadora do PIBID-UFF
Mauro Caldeira Brant – Comerciante
Miguel do Rosário – Jornalista e editor-executivo do Cafezinho
Míriam Starosky –
Mônica Dias Peregrino Ferreira – Professora UNIRIO
Mônica do Vale – Professora da Unirio
Mozart Chalfun –
Murilo Silva – Sindicato dos Bancários
Natália Leão – Socióloga
Nathália Almeida Cabral –
Nilo Casanova – Sindicato dos Bancários
Noemi Andrade – UFRJ
Octacilio Lopes – Militante do PT
Og Barbosa – Militante do PT
Osiris Barboza de Almeida – Presidente da Finttec
Patrícia Schmid – Médica psiquiatra
Paulo Camilo Gusmão – Núcleo Largo do Machado
Pedro Dangelo – “Advogado – juventude do PT”
Porcina Frota – Enfermeira
Priscila Borges –
Rafaella Lopes Martins Jaeger – Estudante UFF
Raíssa Sales de Macêdo –
Rebecca G da Paixao Moraes – Estudante UFRJ
Regina Carvalho –
Regina Chiaradia – Socióloga
Regina Vieira dos S Resende – Militante do PT
Reinaldo Antônio – Professor da Seduc RJ
Renato Guerra Borges Filho –
Renaud Leenhardt –
Ribamar Silva – Contador
Ricardo Barbosa Alves – Militante do PT
Ricardo Carmo –
Ricardo Gouvêa Correa –
Ricardo Tanscheit – Professor PUC-Rio
Rita dos Anjos – UFRJ
Roberta da S Calixto dos Santos – Designer
Roberto David Ribas Amazonas – Estudante PUC
Roberto Hugo girafa – Núcleo Largo do Machado
Rocine Castelo de Carvalho – Professor do IFRJ
Rodolfo Porto Darrieux – IESP-UERJ
Rodrigo André de Almeida –
Rodrigo dos Santos – Bancário
Rodrigo Botelho Campos – Economista
Rodrigo Oliveira – Médico
Rogério Bitarelli Medeiros – Professor da ECO-UFRJ
Rosa Angélica da Silva –
Salatiel Lima – Servidor Público
Sandra Francesca de Almeida – Professora Universitária e psicanalista
Sandra Schneider –
Sebastian Rojas Archer – Militante do PT
Sebastião de Moraes Filho – Militante do PT
Sergio Abbade – Sindpetro Caxias
Sergio Amorim – Sindicato dos Bancários
Sergio Guedes – UFRJ
Sergio Ladany dos Santos –
Sergio Rosa – Militante do PT
Sergio Xavier Ferreira –
Sonia Silva – Jornalista
Stephanie Vale –
Stephanie Zuma da Silva Lacerda – Militante do PT
Talita Tanscheit – Cientista política
Tatiana Guimarães – Jornalista
Thais Alves – UEE-RJ
Thomaz Gaio Santos Soriano –
Tulio Batista Franco –
Umberto Trigueiro – Fiocruz
Valéria de Albuquerque – Professora
Valeria Duarte – Sinpro
Valeska Antunes – Médica
Vera Barradas –
Vera Barradas – UFRJ
Vera Lúcia Costa – Advogada
Vera Maria Stiebler Leal – Psicóloga
Vera Miranda –
Vera Nilce Corrêa – Economista aposentada
Vicente Vaz de França – Professor
Victor Tinoco de Souza – Professor e doutorando em Geografia pela PUC- Rio.
Vinicius Baião – Professor
Vitor Costa – Professor
Wagner Medeiros – Coordenador Núcleo de Turismo do PT
Walmyr Junior –
Wilson Norberto Barbosa Filho – Professor
Wladimir Cerveira – Professor
Yuri Chaves Dias –
Zora Motta – Arquiteta

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Galvão

20/07/2016 - 20h09

Jandira/ Damous na Prefeitura do Rio de Janeiro na próxima eleição.

Beth Andrade

20/07/2016 - 10h42

Perfeito. No momento certo os bons ressurgem… tenho um alento na minha alma… tem tanta gente top, mais de primeira mesmo, neste país… é só buscar, é só abrir espaço sem golpistas, sem manipuladores, com qualidade que os bons aparecem…Viva o Brasil das mentes brilhantes!

Gustavo Parra De Andrade

20/07/2016 - 05h25

Pode colocar meu nome, eu apoio também!
Gustavo Parra de Andrade, economista


Leia mais

Recentes

Recentes