Menu

Rosa Weber mantém direitos políticos de Dilma Rousseff

Ministra nega liminar que pedia inabilitação de Dilma Rousseff para ocupar cargos públicos na Agência STF A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido de liminar formulado pelo senador Magno Malta (PR-ES) no Mandado de Segurança (MS) 34418, impetrado contra o ato do Senado Federal que aprovou a votação, separadamente, da perda […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília- DF- Brasil 01/03/2016- Ministra Rosa Weber durante sessão da 1ª turma do STF. Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF (01/03/2016)

Ministra nega liminar que pedia inabilitação de Dilma Rousseff para ocupar cargos públicos

na Agência STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido de liminar formulado pelo senador Magno Malta (PR-ES) no Mandado de Segurança (MS) 34418, impetrado contra o ato do Senado Federal que aprovou a votação, separadamente, da perda do cargo e da inabilitação para o exercício de função pública da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo a ministra, o pedido cautelar formulado nos autos, além de buscar um dos efeitos do próprio mérito do mandado de segurança, não evidenciou perigo de demora da decisão, um dos requisitos para a concessão de liminar. A decisão foi publicada no Diário da Justiça eletrônico do STF desta quarta-feira (21).

Malta sustenta que o ato do Senado violou direito líquido e certo “de ver a ex-presidente inabilitada para exercer qualquer cargo público, pelo prazo de oito anos, como determina a Constituição Federal”. O argumento é o de que o artigo 52, parágrafo único, da Constituição e o artigo 2º da Lei 1.079/1950, que rege o processo deimpeachment, exigem aplicação conjunta das penalidades, e a decisão do Senado “põe em risco eminente o próprio Estado Democrático de Direito”. Assim, ele pediu a concessão de liminar para proibir que a ex-presidente da República ocupe qualquer cargo público até o julgamento do mérito do MS.

No exame do pedido, a ministra explicou que o deferimento de liminar exige o preenchimento de dois requisitos: a relevância dos motivos e a possibilidade de ocorrência de lesão irreparável ao direito do impetrante. No caso, o direito subjetivo alegado diz respeito ao direito do parlamentar de ver obedecido o devido processo legal, e, por isso, o senador pede a nulidade do ato, com a aplicação da pena de inabilitação para o exercício de função pública.

Para a relatora, a não concessão da liminar e, portanto, a possibilidade em tese de a ex-presidente vir a exercer função pública não acarreta dano efetivo ao julgamento pelo STF sobre a suposta violação, pelo Senado, do artigo 52 da Constituição. “O alegado receio de ineficácia do provimento final deve ser demonstrado a partir de um risco de dano específico e concreto”, assinalou. “A mera especulação de notícias veiculadas em meios de comunicação quanto a eventual convite para o exercício de função pública, como argumentado, não traz prejuízo ou dano para o julgamento definitivo do mérito desta ação constitucional”.

Indeferindo o pedido de liminar, a ministra determinou a retificação da autuação do processo, para que a ex-presidente passe a constar como “litisconsorte passiva necessária”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

bobjuliano

24/09/2016 - 14h02

lixo de ministra

Regina Canto

23/09/2016 - 23h54

A Presidente Rousseff foi retirada do poder, mas a sua honra e dignidade prevaleceu !

Renata Rangel

23/09/2016 - 14h49

Agora fica difícil,se dois dias apos o julgamento a desculpa usada a tal pedalada, foi legalizada….se começarem a fuçar muito e tiver outro julgamento?

Vinicius Porto da Silva

23/09/2016 - 13h36

Na realidade esta ministra do supremo tribunal do furduncio, deixou estas migalias para a Dilma e o PT.

    jose augusto

    23/09/2016 - 13h55

    Os coxinhas golpistas continuam se masturbando entre si.

      bobjuliano

      24/09/2016 - 14h02

      vai morar na vezuela e leve o luladrão com vc

      bobjuliano

      24/09/2016 - 14h04

      vai morar na venezuela e leve o luladrão com vc. lembrando que aquele povo esta comendo lixo graças ão “cumpanheiro” maduro


Leia mais

Recentes

Recentes