Menu

O projeto do governo para amordaçar o servidor público

(Foto: Romero Jucá e Aloysio Nunes, principais lideranças do governo Temer no Senado | Foto: Pedro França / Agência Senado / Divulgação) O blog Poder 360 publicou, há pouco, a íntegra do projeto de lei do governo federal para impor novas regras em greves do serviço público. Eu publico o documento ao final desse post. […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Romero Jucá e Aloysio Nunes, principais lideranças do governo Temer no Senado | Foto: Pedro França / Agência Senado / Divulgação)

O blog Poder 360 publicou, há pouco, a íntegra do projeto de lei do governo federal para impor novas regras em greves do serviço público. Eu publico o documento ao final desse post.

Algumas delas, diz o blog, “tem alto potencial para provocar conflitos com sindicatos”, e dá alguns exemplos.

  • Desconto dos dias parados –exceto se a paralisação for motivada por atraso nos pagamentos;
  • Possibilidade de grevistas perderem cargos ou funções comissionadas;
  • Só servidores públicos efetivos poderão fazer greve –seria vedado a servidores em estágio probatório, por exemplo;
  • Ampliação dos contingentes que devem permanecer trabalhando em caso de greve;
  • Responsabilização administrativa, cível e criminal para quem coagir colega a participar de greve;
  • Contratação de empresas terceirizadas para evitar a interrupção dos trabalhos.”

Eu não sou totalmente contra a criação de limitações ao direito de greve no serviço público, mas acho que medidas como essa deveriam ser discutidas democraticamente com sindicatos e com a sociedade, e que deveriam vir acompanhadas de compromissos, estabelecidos em lei, sobre o cumprimento de acordos entre governo, servidores e sindicatos, transparência orçamental, plano de carreiras e, sobretudo, criação de mais espaços de diálogo entre governos, servidores e sindicatos.

As iniciativas do governo estão vindo todas com muito autoritarismo. Esse projeto do governo, por exemplo, mais parece uma tentativa de amordaçar o servidor público do que um esforço real para ordenar e regulamentar o direito de greve.

Veja a lei do ensino médio. Após o maior protesto da história, de estudantes e professores, contra o projeto de lei, o senado simplesmente ignorou tudo e a aprovou, sem o mínimo respeito aos que serão mais atingidos por ela. A imprensa corporativa, como sempre, ficou ao lado do governo. A imprensa chapa-branca brinca de fazer denúncia, de “apoiar a Lava Jato”, mas está invariavelmente ao lado das reformas autoritárias propostas pelo governo.

De qualquer forma, os servidores que apoiaram o golpe ainda vão se arrepender muito.

Eu descobri um estudo recente da FGV sobre o perfil do servidor público, e é incrível a valorização salarial do servidor após a chegada do PT ao poder. Olhem esse gráfico, da FGV, com a evolução do salário médio anual de todos os servidores públicos do país.

Além disso, a era petista assistiu a uma recomposição extraordinária do Estado, que estava sem médicos, enfermeiros, professores, policiais, engenheiros. O volume de contratações, em todos os níveis, assistiu a um enorme crescimento. E aí eu noto um problema no estudo da FGV. Como não faz comparações com outros países, o leitor do estudo poderá achar que houve um “exagero” nas contratações. Não houve. O número de servidores por mil habitantes no Brasil ainda é baixo se comparado com outras nações emergentes e mais baixo ainda se comparado com países desenvolvidos.

Observe ainda que é uma falácia a acusação de que os governos petistas “incharam” o Estado. A esfera federal foi a que menos contratou gente. Na verdade, a quantidade de servidores federais por mil habitantes se manteve estável por toda a era petista. O crescimento maior veio das prefeituras, as principais beneficiadas pela melhora da economia causada, segundo inúmeros estudos, pelos programas sociais e pelo aumento de salário mínimo. O apoio das prefeituras, e mais ainda, dos servidores municipais, ao golpe, portanto, foi um tremendo suicídio político e econômico cujo preço, altíssimo, já começaram a pagar.

Por fim, vale olhar esse outro estudo da FGV, sobre a remuneração média dos servidores nas diferentes esferas. Observe que há um desequilíbrio absurdo nos níveis salariais, com profunda desvantagem para os servidores do Executivo (enfermeiros, professores, médicos, engenheiros). Ou seja, essa lei para coibir o direito à greve vai prejudicar fundamentalmente esses setores mal remunerados do funcionalismo.

As castas, como já ganham os mais altos salários do mundo, não serão afetadas por nenhum proibição do direito de greve.  Uma das bandeiras democráticas mais importantes a ser defendida pela sociedade é reequilibrar os níveis salariais do serviço público, e isso exigirá, necessariamente, cortar mordomias e salários do judiciário, e elevar o rendimento de professores, policiais militares e enfermeiros.

 

Abaixo, o projeto de lei, de autoria do senador tucano Aloysio Nunes, para limitar o direito de greve do funcionário público.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Deize Oliveira

08/06/2017 - 09h33

Quanta falácia. O serviço público é um dos setores que mais pagam. Só quem trabalha para o poder público sabe da realidade. Sem contar que a maioria destes servidores tratam a sociedade (que paga sua alta remuneração) com total falta de respeito. Sou super a favor da regularização da greve. Não participo de greve, sabe por que? Porque sou muito bem remunerada no órgão que trabalho, não posso reclamar, pois a maioria da sociedade vive com um salário mínimo.

Leonardo Viana

15/02/2017 - 11h27

Os servidores foram pra rua agora vão pra onde?

Marcos Lima

15/02/2017 - 10h51

É a ditadura do neo liberalismo paneleiro.

Maria Sylvia Toledo

15/02/2017 - 07h04

Tão ferrados!

Lúcia Helena Schiavoni Guarnieri

15/02/2017 - 03h41

Dá até medo ver esses caras de conluio.

Anônimo

15/02/2017 - 01h18

Ele não precisa fazer greve.
Não sou petista mas vocês são golpistas legítimos.

Neide Sainz de Vicuña

15/02/2017 - 01h27

Canalhas!

Francisco

14/02/2017 - 23h07

Nesse caso, o trabalhador teve culpa.

O que é melhor: discutir a Lei de Greve do Servidor com o PT ou engolir a tromba do PSDB?

“O PT traidor da classe trabalhadora!”, “Depois que terminar a ‘fase PT’ o PSOL e PSTU vão fazer tudo direito”, “Professor universitário está recebendo ‘salário de fome!”, etc, etc, etc…

Se ferrou.

Lizete Sutil

15/02/2017 - 01h05

https://m.letras.mus.br/hinos/588176/

Mel Sena

15/02/2017 - 00h42

Olha o Caju!

Egnaldo Heleno

14/02/2017 - 23h08

Esse país tem que se ferra

Robercil R. Parreira

14/02/2017 - 22h12

“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF com tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato!” #Caju, segundo a #Odebgrecht. “Angorá”, idem.

Paulo Henrique

14/02/2017 - 22h10

A velha e eterna arte dos corruptos manterem-se no poder!

alex

14/02/2017 - 19h52

Morrem de fome mas jamais admitirão que fuderam com o país. Acham que fizeram um bem… Então, fodam-se. Vão lamber Temer e sua Trupe. Só está começando hein! Bom ver esta casta gemer baixinho e não poder reclamar de dor. Claro, tem suas exceções? Sim … pouquíssimos. Na minha família, por exemplo, 4 funcionários públicos. Todos ardorosamente contra Lula, Dilma PT e petralhas … Nem unzinho pra ficar do meu lado nos quebra paus no churrascos, aniversários etc… Um deles, acreditem, me chamava de militonto! rsrsrs

    El domador de boi

    15/02/2017 - 13h20

    Parabéns, Alex.
    Sou servidor e não sou Militonto. No meu trabalho, travei brigas e brigas com a maioria coxinha, anti”Petralha”, anti”bolivariano”, anti”cubano”, anti”molusco” e anti”anta”. Sempre lhes dizia que o governo do PT sempre foi o melhor para todos, especialmente, para os servidores públicos. Agora, os “paneleiros” estão todos com a pulga atrás da orelha. Jamais vão admitir o erro em ter ido, a convite da globo, aos “ForaDilma e leve o PT junto”. Inocentes úteis, somente isso. Todo castigo para esses idiotas servidores é pouco.

    Fran isco

    15/02/2017 - 17h43

    Se militonto é você, meu caro, também sou – com muito orgulho.

Martinha Lima

14/02/2017 - 20h55

    Emerson Lins

    14/02/2017 - 22h54

    Ele é um dos responsaveis pela m…que estamos…vc continua defendendo…só pode ser paga…

    Martinha Lima

    15/02/2017 - 10h37

    Emerson Lins não sou paga,gostaria, analiso os fatos e faço a piada
    Simples assim
    Sou ambidestra
    Faço piadas tanto com a esquerda quanto com a direita

EDSON

14/02/2017 - 18h27

E olha que até hoje vendo tudo o que está acontecendo e ainda tem funcionário publico golpista!

Cara, é muita alienação!

Carlos Alberto F. Lpoes

14/02/2017 - 19h47

Angelica Abreu

Carlos Alberto F. Lpoes

14/02/2017 - 19h46

Francisco Gentile

Carlos Alberto F. Lpoes

14/02/2017 - 19h46

Marcos Maia

    Marcos Maia

    14/02/2017 - 20h04

    São uns canalhas meu amigo.

Carlos Alberto F. Lpoes

14/02/2017 - 19h46

Marcos Lima

Rosival Ferreira

14/02/2017 - 19h40

Dois corruptos ladrão golpistas

Ricardo

14/02/2017 - 17h25

Conheço vários servidores públicos que não só apoiaram o golpe mas são contra a esquerda e alguns tem ódio dela, hoje em dia todo mundo sabe um pouco de tudo e muito de nada e aí começam as distorções, não leem filosofia, sociologia, antropologia , história e outros livros de áreas fundamentais para se ter uma noção da sociedade de hoje, que em resumo é a soma dos conflitos ocorridos anteriormente e vão montando suas opiniões conforme a mídia deseja, lemos na redes sociais opiniões totalmente distorcidas da realidade histórica e até coisas absurdas, acho que deve acabar aquela coisa de trabalhador coitadinho, ingênuo, todos na grande maioria defendem a causa própria, então que paguem pelas suas ações e opiniões, o governo FHC não deu aumento salarial e não fizeram nada, o Lula entrou e começaram as greves, ganharam vários reajustes e na hora da contrapartida defendem o golpe, que assumam ser golpistas e colham os frutos.

    Pedro Lemus

    14/02/2017 - 18h03

    servidor público coxinha, que faz o jogo sujo do neoliberalismo é o que mais tem… pessoas mal resolvidas e frustadas que são contra seus próprios interesses… um colega me disse que uma vez foi numa palestra do Nelson Barbosa (ex ministro da fazenda) e ele ficava abismado com esse monstrinho esquizofrênico que exite no Brasil o servidor público neo liberal… mas eu não me espanto mais, vivemos num país de gente cínica, hipócrita, dissimulada, muito ignorante, completamente alienada que se acha inteligente… não é atoa que o golpe contou com amplo apoio do burocracia… como o miguel muito bem destaca… estão espalhados por vários órgãos do estado com destaque bacen e tcu.

Humberto Almeida

14/02/2017 - 19h21

O motorista de Carlos Marighella tornou-se Senador. Um grande passo.

Simarone Rodrigues de Medeiros

14/02/2017 - 18h52

Aí, servidores que apoiaram o golpe, o que acham?

Ana Esmeralda Fonseca Costa

14/02/2017 - 18h51

Fora Temer safado golpista.


Leia mais

Recentes

Recentes