Menu

Reinaldo Azevedo, antipetista furioso, ataca TRF4: julgamento de exceção

Por Reinaldo Azevedo, na Folha No dia 27 de outubro do ano passado, antevi o segredo de Polichinelo do teatro de marionetes de Banânia, que tem o juiz Sergio Moro como titereiro: “Lula não será candidato. O TRF-4 vai condená-lo. Já escrevi que será sem provas. Os pares de toga de Sergio Moro não deixariam […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Reinaldo Azevedo, na Folha

No dia 27 de outubro do ano passado, antevi o segredo de Polichinelo do teatro de marionetes de Banânia, que tem o juiz Sergio Moro como titereiro: “Lula não será candidato. O TRF-4 vai condená-lo. Já escrevi que será sem provas. Os pares de toga de Sergio Moro não deixariam na mão o seu ‘jedi’. Pouco importa. Candidato ou não, preso ou não (e, nesse caso, seria pior), a ressurreição do petista, como antevi nesta coluna no dia 17 de fevereiro, já aconteceu”.

Eis aí. Neste momento, os bravos planejam pegar alguém “do outro lado”. Para provar “isenção”. Temos hoje uma Justiça administrada por uma espécie de ente de razão. Não são os “Illuminati”, como querem os paranoicos de caricatura. É só a corporação da toga a exibir a sua hipertrofia, em associação com o Ministério Público Federal. Já gastei muita tinta desta Folha na versão impressa e já capturei muitos cliques na versão eletrônica tratando dos, como direi?, exotismos da sentença de Moro. Quero agora propor um exercício modesto.

Das duas, uma: ou assistimos, no dia 24, a um julgamento de exceção, cujos critérios e cuja prática não mais se repetirão porque o próprio sistema judicial deve repeli-los, ou abrimos as portas para o incerto: nesse caso, a única garantia que haverá no direito, e não apenas no penal, será não haver garantia nenhuma.

Você está preparado para ser acusado de ter cometido a “Irregularidade A”, mas ser condenado pela “Irregularidade B”, contra a qual nem se defendeu porque, afinal, não era aquela a denúncia que fazia o órgão acusador? Se a memória fugiu, leitor, eu lembro: o MPF acusou Lula de ter recebido propina derivada de três contratos com a Petrobras. O tal tríplex seria fruto dessa relação. Na sentença, Moro ignorou a questão e foi explícito nos embargos de declaração: “Este Juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-presidente”.

A resposta leva à indagação seguinte: você está preparado para um sistema judicial em que, seguindo a norma das democracias, a defesa não escolhe o juiz, mas, ignorando tal norma, o juiz escolhe o réu? Se “aquele juízo” jamais fez aquela afirmação, então “aquele juízo” violou o princípio do juiz natural porque a ele estavam restritas as investigações relativas à Petrobras.

A questão suscita uma terceira indagação: você está preparado para, condenado em primeira instância, ser julgado pela segunda por desembargadores que dedicam parte de seu voto a fazer desagravo ao juiz da primeira, chamado de “colega”, restando a sugestão de que o réu, ao se defender, praticou uma espécie de ofensa à santidade julgadora?

Em suma, leitor, você está preparado para um novo direito, em que a Justiça pode ignorar a denúncia para condenar um réu por ele ser quem é e não por ter feito aquilo que o órgão acusador diz que ele fez? Ainda voltarei a ela aqui e no blog: trata-se da Teoria do Domínio da Fábula, que é a versão verde-amarela da Teoria do Domínio do Fato.

Não estou pedindo que você se coloque no lugar de Lula. Estou sugerindo que você se coloque em seu próprio lugar e defenda um padrão de justiça pelo qual gostaria de ser julgado.

Não invento nada. Kant, meu jurista predileto, me precede nessa ordem de considerações. E os Processos de Moscou e de Berlim, entre meados e fim dos anos 30 do século passado na União Soviética e na Alemanha, precedem os eventos desta quarta. Cito grandezas de maravilha e horror para encarecer a paternidade ancestral do que está em curso. Afinal, somos frutos de uma história, inclusive das ideias.

Se isso nunca mais se repetir, Lula está sendo vítima de um julgamento de exceção. Se atravessamos o umbral, está decretado o fim da segurança jurídica. Restará o Direito do PowerPoint, que é a expressão gráfica e ágrafa da Teoria do Domínio da Fábula, criada para inflamar os apedeutas das redes sociais de Banânia.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Anônimo

04/02/2018 - 02h03

Assim, se não era dele por que ele declarava o apartamento no imposto de renda? Se não era dele, po que a OAS teria reformado o triplex todo, para nenhum morador? Uma rápida leitura nas 430 páginas do relatório do primeiro desembargador e quem tiver um mínimo de capacidade de raciocínio lógico, entenderá que provas periciais, provas documentais e provas testemunhais existem e aos montes, inclusive daqueles que não precisaram de delação premiada, como porteiros e demais funcionários do condomínio Solaris, ou seja, pessoas que não ganhariam nada mentindo para o MP.
Compra o Papinho furado quem quer. Acreditam naquilo que contribui com os vossos pensamentos, porque é mais fácil e não os fazem ler os autos… Só porque é conveniente não quer dizer que estejam certos.
E, por fim, não forcem! O Reinaldo nunca foi de direita, sempre foi um tucaninho de bosta, e para quem estuda um mínimo de política ou lê o estudo do PSDB sabe que a política deles é se centro-ESQUERDA. É apenas um pseudo-intelectual em fim de carreira, sem credibilidade alguma, atualmente, que perdeu emprego na Veja, na Jovem Pan, e agora só tem a Folha, claramente de esquerda, para manter o ego inflado.
Francamente

    Anônimo

    04/02/2018 - 02h06

    estatuto*

    vera

    29/03/2019 - 18h14

    O problema são as fábulas…Lula nunca declarou em IR este triplex….A reforma do triplex nunca existiu….nem o prédio já edificado, tinha estrutura para instalação posterior a sua edificação de um elevador privativo. Usa-se uma retorica falaciosa para julgar.

Maria Fernanda Silva Montes

27/01/2018 - 17h39

Não estou entendendo esta do Reinaldo, estou com um pé atrás…

Jaqueline Moraes

27/01/2018 - 13h10

Tempos interessantes estes em que me vejo concordando com um anti-petista ferrenho, jornalista de direita…o Azevedinho, agora preocupado com a possibilidade de ser julgado, vem defender Lula e alertar para o estado de exceção jurídico…

Maria Izabel Ladeira Silva

27/01/2018 - 06h02

O Reinaldo tá dando show. Ele é suficientemente inteligente pra entender a diferença entre aplicar o Direito e fazer política. Os tribunais no Brasil fazem política de forma descarada Não tem nem a decência de disfarçar. isso é arbitrário, anti democrático e perigoso.

Gilson Augusto DA Silva

27/01/2018 - 04h25

Até esse expoente do antipetismo sabe Hely Dias.

UMBERTO DE LUCA

26/01/2018 - 22h51

ô Vladisval (que difícil !!!!) …. pelo menos o Reinaldo não agiu como os patéticos e covardes Boechat e Datena que, para agradar o dono da emissora e pessoas alienadas (pode ser o seu caso….) chegaram a antecipar os votos que ainda seriam dados…….Reinaldo deixa claro que é contra Lula mas não é a favor do facismo e de um judiciário policialesco e ditatorial…….ele sintetiza que Lula não teve u julgamento mas sim que foi condenado por um tribunal de exceção . Se voce tem alguma dúvida, volte a estudar a história política do Brasil e comece de 1960………

    Ricardo

    26/01/2018 - 19h46

    Ainda não apagaram o link? É melhor deletarem de uma vez, porque se um membro dessa seita perceber a evolução patrimonial do líder supremo (nas declarações de imposto de renda) pode ficar confuso com sua “crença”. O “palestrante” era o máximo, mesmo, pena que não exista vídeo para vermos seu grande “trabalho”. Ah. Desculpem-me. Esqueci que “provas” só valem para a condenação do mestre. Para as palestras, são totalmente desnecessárias…

      Renata

      26/01/2018 - 22h47

      Preciso usar um powerpoint para explicar que as provas devem que ser buscadas por quem acusa? Que conversinha mais fiada…
      Se houvesse um centavo ilícito ou uma palestra fora de lugar, você acha que os juizecos estariam labutando nesse processo fajuto de Triplex?

        Edi Passos

        27/01/2018 - 09h48

        Perfeito Renata, pena que totalmente inútil. Explico: é que não adianta explicar, tampouco desenhar, pois esses miquinhos adestrados, eleitores do Bolsonaro e apaixonados por Tramp, só vão entender quando, com perdão da expressão grotesca, estiver “ardendo no deles” pra valer, e isso pode demorar algumas décadas, pois até lá vão estar “queimando as gorduras” que acumularam no tempo em que o Brasil foi governado para todos. A lástima disso é que quem começa a sentir primeiro – e sente por mais tempo – não são esses imbecis de classe média alta midiotizada, mas sim os mais pobres!

Vladisval Ferreira Aparecido Pinto

26/01/2018 - 19h19

a esquerda elogiando e apoiando o Reinaldo é patético e típico de oportunistas hipócritas – o retrato perfeito da esquerda tupiniquim….

    Rubens Santana

    26/01/2018 - 21h10

    Onde você leu elogios a ele?! Vi comentários sobre uma ficha caindo. Por falar nisso, quando cairá a sua?

    Vladisval Ferreira Aparecido Pinto

    26/01/2018 - 21h11

    a minha caiu em 2003 cúmpanheiro…

    Fabio Colares

    26/01/2018 - 23h06

    Quem disse que esquerda está apoiando o Reinaldo? O que vejo é o contrário.

Aníbal Intolerabili Costa

26/01/2018 - 19h09

“trata-se da Teoria do Domínio da Fábula, que é a versão verde-amarela da Teoria do Domínio do Fato.” Perfeito.

Graça Melo

26/01/2018 - 18h56

Acho legal que, independentemente de ideológicas, Reinaldo Azevedo deixou de ser uma criança mimada e cresceu. Isto é bom para o profissional que se ama e se respeita. Ainda bem que se afastou da Veja fascista!

José Mauro Silva

26/01/2018 - 18h36

Pois é. Reinaldo Azevedo recebeu muito bem pra incitar o ódio. Meio tarde o reconhecimento . Mas pelo menos foi homem e teve coragem de assumir Agora deixa viúvos um bando de fascistas que se alimentavam do seu ódio. Vão dizer que ele é comunista também…

    Maria Fernanda Silva Montes

    27/01/2018 - 17h41

    Ficou no lugar dele, a Potranca Joyce , que mais parece que está catando um velho que a sustente , ao mesmo tempo que destila ódio pelas ventas.

Ademar de Moura

26/01/2018 - 18h10

Chora comunistas!

    Rafaela Rocha

    26/01/2018 - 18h50

    Coxa c a panela no rabo!

    Aníbal Intolerabili Costa

    26/01/2018 - 19h13

    Na verdade, a frase correta seria: “chorem, comunistas”. Assim: com uma vírgula para separar o aposto. Agora não sei se peço para você chorar ou zurrar… :P

    Gerson Pompeu

    27/01/2018 - 12h25

    O Reinaldo Azevedo é comunista?

    Ademar de Moura

    27/01/2018 - 13h55

    Rafaela Rocha não tens argumento, ou melhor cérebro daí já bens com baixaria, típico dos trouxas da esquerda!

Messias Franca de Macedo

26/01/2018 - 16h03

Honrada trabalhadora brasileira manda um recado pedagógico para “o “rebanho de concurseiros de merda almofadinhas togados nazigolpistas!

https://www.youtube.com/watch?v=EcpqO2jTC6E

Pedro Cândido Aguarrara

26/01/2018 - 15h51

O Estado de Direito no nosso país ACABOU!!

Só vamos dar certo com PAREDÃO!!! Só BALA e VALA!!!!

Só vamos dar certo quando organizarmos a LUTA ARMADA e começarmos a LIQUIDAR FASCISTAS!!!

Não há diálogo político possível com fascistas. Fascistas só matando!!

Lourdes Neves Vieira

26/01/2018 - 17h12

Pode-se contar nos dedos os jornalistas que não se corromperam.E pensar que um deles é justamente o cara que mais odeia o lula mas que vem avisando do perigo que o país esta correndo com “delações,conviçções, fim do Estado Democrático de Direito.

Messias Franca de Macedo

26/01/2018 - 14h42

TV INTERNACIONAL DIZ QUE JUSTIÇA BRASILEIRA COMETEU UMA ABERRAÇÃO EM CONDENAR LULA
https://www.youtube.com/watch?v=jp1BchbwEmk

Messias Franca de Macedo

26/01/2018 - 14h30

Lava Jato: um breve resumo do assalto, por Nilo Filho

“Um mega golpe bem superior aos golpes financeiros, inclusive superior ao do Banestado”
Comentário do post Xadrez dos embargadores da verdade de Lula, por Luis Nassif

26/01/2018 – 10:46

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-um-breve-resumo-do-assalto-por-nilo-filho

    Messias Franca de Macedo

    26/01/2018 - 14h37

    O eminente, catedrático, intrépido e visionário jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim confirma os egrégios e também destemidos Romulus Maya e Wellington Calasans!

    ***
    Rebelião com desobediência civil
    26/01/2018
    https://www.youtube.com/watch?v=CTqvhjc2rgM

Suely Simone Bispo Alves Pereira

26/01/2018 - 16h18

E agora Azevedo! Acho que é um pouco tarde demais, não achas?

    Rafaela Rocha

    26/01/2018 - 18h49

    Nunca é tarde para enxergar a verdade!

    Suely Simone Bispo Alves Pereira

    26/01/2018 - 20h01

    Verdade.

Dirce Santana

26/01/2018 - 16h17

Depois que fez o inferno!

    Maria Luisa Rosas Bassinelli

    26/01/2018 - 17h54

    ele não economizou

Messias Franca de Macedo

26/01/2018 - 14h14

BOMBA!
A DELAÇÃO do leandro paulsen!
O ato falho do réu confesso e revisor do processo do golpe jurídico vagabundíssimo no puxadinho do Projac!
Entenda

***

Eminente JURISTA Lenio Streck e o ato falho do desembargador: Os votos já estavam prontos!
26 de janeiro de 2018

Coincidentemente, no dia do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4 me encontro na Grécia. E visitei o templo da deusa Palas Atena.
Fiquei pensando sobre a história. Eu estava ali, no berço da civilização. E vendo o “lugar” em que a mitologia coloca o primeiro julgamento da história.
Os gregos inventaram a democracia. E, acreditem, também inventaram a autonomia do Direito.
(…)
Aliás, foi o que fez a diferença para a modernidade: a interdição entre a civilização e a barbárie se faz pelo Direito.
Até porque, se hoje você gosta do gol de mão, amanhã seu time pode perder com gol de mão. E aí não me venha com churumelas.
Post Scriptum: Há um momento do julgamento de Lula em que o presidente da turma diz: “Terminamos a primeira fase — a das sustentações orais. Faremos um intervalo de 5 minutos e, na volta, o relator lerá seu voto”.
Ups. Ato falho? O relator lerá seu voto? E as sustentações?
Lembro que, no julgamento mitológico de Orestes, os jurados não tinham o voto pronto. Cada um votou depois de ouvirem a defesa e a acusação.
É incrível como, no Brasil, 2.500 anos depois, os votos vêm prontos e não levam em conta nada do que foi dito nas sustentações orais. Nem disfarçam.
Afinal, por que manter, então, esse teatro? Se a decisão está tomada? Isso não é um desrespeito a quem sustenta?
Insisto: o ensino jurídico no Brasil tem futuro? Ficções da realidade e realidade das ficções!
E pior: há milhares de professores que, por aí afora, não protestam contra isso tudo. Aliás, de quem é a culpa do livre convencimento?
Os professores são coautores. Artigo 29 do CP na veia. Mesmo assim, resisto.

Lenio Luiz Streck é jurista, professor de Direito Constitucional e pós-doutor em Direito. Sócio do escritório Streck e Trindade Advogados Associados: http://www.streckadvogados.com.br

FONTE [LÍMPIDA!]:

Dom Gentil Brito

26/01/2018 - 16h03

Os corruptos contam.com a ignorancia dos pobres de direita que por nao estudarem historia. Que Lula foi o unico !!

Cristián Pablo Urtiaga

26/01/2018 - 16h03

Se ele consegue enxergar, qualquer um pode.

Emanoel Dias Costa

26/01/2018 - 15h36

Tribunal de Exceção para Lula, cada dia mais claro!

M Cláudia Z Sant Anna

26/01/2018 - 15h30

Mas, tudo isso só é verdade porque o povo permite pela omissão.

Julio Osborne Marins

26/01/2018 - 15h30

Porcos de toga.


Leia mais

Recentes

Recentes