Menu

Ibope: Lula tem 2,3 milhões de eleitores no Pará

O Ibope publicou hoje, em seu site, a íntegra de uma pesquisa que realizou antes do Carnaval no estado do Pará, que tem 5,5 milhões de eleitores, segundo a última atualização do TSE. À frente das pesquisas para presidente da república, com  52% dos votos válidos no estado, está o ex-presidente Lula. Considerando os votos […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ibope publicou hoje, em seu site, a íntegra de uma pesquisa que realizou antes do Carnaval no estado do Pará, que tem 5,5 milhões de eleitores, segundo a última atualização do TSE.

À frente das pesquisas para presidente da república, com  52% dos votos válidos no estado, está o ex-presidente Lula.

Considerando os votos nulos e indecisos, Lula tem 43% dos votos no Pará, o que corresponde a aproximadamente 2,38 milhões de eleitores.

Para efeito de comparação, Bolsonaro elegeu-se deputado federal em 2014, pelo Rio de Janeiro, com 464.572 votos.

O atual prefeito de Nova York, o esquerdista Bill De Blasio, reelegeu-se no ano passado com 726 mil votos, 66% do total de 1 milhão de novaiorquinos que foram votar.

 

 

 

 

O leitor de Bolsonaro está muito concentrado em eleitores com faixa de renda entre 2 e 5 salários: aí ele tem 28%, enconstado em Lula, que tem 29%. Entre eleitores que ganham mais de 5 salários, porém, Bolsonaro cai para 22% e Lula avança para 34%. A força maior de Lula, de qualquer forma, está no eleitor mais pobre, que ganha até 1 salário, onde ele tem 48% dos votos, contra apenas 11% de Bolsonaro. Lula tem mais força no interior do Pará, onde tem 48%, contra 32% na região metropolitana.

É interessante notar que Ciro Gomes já tem 12% entre eleitores que ganham mais de 5 salários, bem à frente de Alckmin, que tem apenas 7% nessa faixa.

É interessante avaliar o desequilíbrio de gênero no voto em Bolsonaro. Ele tem 22% entre homens e apenas 10% entre mulheres.

A faixa etária em que Bolsonaro é mais forte tem 16 a 24 anos: ele tem 23% dos votos. Mas Lula também é muito forte nessa faixa, com 45%.

Bolsonaro, todavia, perde na faixa com 35 a 44 anos, onde tem apenas 11%; Lula tem 46% nessa faixa.

 

 

***

Mudando de assunto: segundo o TSE, há duas pesquisas importantes para a eleição de 2018 registradas recentemente: o Ibope registrou uma no dia 16/02 e o Ipsos, hoje, dia 19.

A do Ipsos vai apurar, pela primeira vez, nomes para presidente. Foram 1.200 pessoas entrevistadas e trouxe a seguinte cartela:

A pesquisa Ibope foi feita com 2 mil pessoas. Ela apurou preferências partidárias e avaliações subjetivas sobre as qualidades pessoais que o eleitor espera de seu candidato a presidente.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Henrique

19/02/2018 - 21h12

Lula nada de braçada nos estados mais atrasados e de população com menor escolaridade .

Rogério Bezerra

19/02/2018 - 21h10

Preocupe-se, não! Aqui no Sul a Direita leva tudo desde 2006 Serra, Alkmin e o Aécimm. Tranquilidade! Tá tudo dominado!
Us estadu mais curto i mais branquinhus du país é que sabi votá!


Leia mais

Recentes

Recentes