Menu

Mesmo prendendo Lula, elite não consegue sair do labirinto 

  Jeferson Miola As evidências são de que o cérebro estratégico do golpe está decidido a levar Lula à prisão. E pretende fazer isso o antes possível. Calculam que esta operação, ainda que contenha o risco – improvável – da ira e da comoção popular, é a que apresenta o maior benefício ao menor custo. […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

 

Jeferson Miola

As evidências são de que o cérebro estratégico do golpe está decidido a levar Lula à prisão. E pretende fazer isso o antes possível.

Calculam que esta operação, ainda que contenha o risco – improvável – da ira e da comoção popular, é a que apresenta o maior benefício ao menor custo.

Para o establishment, o efeito da prisão do Lula é um risco intrínseco à lógica do golpe. Um risco que, nas circunstâncias atuais, precisa e vale a pena ser corrido.

A mídia e o judiciário, em ordem unida, aplainaram o terreno do regime de exceção. Praticamente todos editoriais, todos colunistas de opinião e todo noticiário da mídia hegemônica já decretaram a prisão do Lula.

O judiciário, cego às alegações da defesa e indiferente à presunção da inocência, ao devido processo legal e ao Estado de Direito, atua – com anormal unanimidade – para mandar Lula imediatamente para a prisão.

Ainda é uma incógnita quanto tempo Lula ficará encarcerado; isso dependerá da medição passo-a-passo da reação popular interna e da repercussão internacional.

Lula ficará preso, mesmo que seja por tempo mínimo e exíguo; mas será pelo tempo suficiente para a produção das imagens de humilhação, ultraje e constrangimento que a Globo propagará à exaustão.

Não é improvável, por outro lado, que decidam mantê-lo preso por um período longo – durante toda a campanha eleitoral, por exemplo – se necessário para calar a voz e cassar os direitos civis e políticos do principal eleitor do país que, mesmo preso, poderá ser eleito no primeiro turno ou que, caso impedido, terá o poder de eleger aquele que decidir apoiar.

Lula é, enfim, o espectro que ronda a eleição.

É por isso que, mesmo com a prisão do Lula, a elite não conseguirá sair do labirinto.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

lilian

16/03/2018 - 19h33

Lula ainda em primeiro, chorem coxinhas: http://bit.ly/2piaw9i

Alê

16/03/2018 - 18h19

Cada vez vejo mais água no chopp do golpe. Pq se prender o Lula parece mais fácil, mantê-lo preso parece cada vez mais difícil.

Por isso acho a análise furada.

Prender para humilhar? Não cola. Taí a coercitiva que fez Lula brilhar. Dúvido que nem o Tico, nem o Teco do golpe não pensaram nisso.

Se Lula preso é um risco, Lula sendo solto é game over. Fim do Golpe.

E como manter o Lula preso com a revisão da prisão em segunda instância transbordando no STF. Carmem Lúcia não consegue sentar sob o tema por tanto tempo. Não aguenta. É muito arriscado. Muito!

Flavio

16/03/2018 - 17h28

Tudo indica que a pressão nacional e internacional só tende a aumentar com a prisão de Lula, principalmente se ele for considerado preso político pela ONU e ganhar o Nobel da Paz. Se Cármem Lúcia se queixa da pressão exercida pela defesa do ex-presidente, no exercício de suas atribuições, é inimaginável o nível de pressão que poderá ocorrer caso Lula seja encarcerado.

Beto Castro

16/03/2018 - 15h48

A Rede do Labirinto do Minotauro está encurralada. O país está um completo caos com as políticas de austeridade dos agiotas que comandam a economia e principalmente com o holocausto do corte dos gastos sociais. Os grupos responsáveis pelo golpe contra a democracia estão todos encalacrados em meio a um labirinto extremamente complexo onde a saída do labirinto da mentira institucionalizada não encontra um caminho de paz duradoura. Ao contrário, todo sistema montado com base na mentira repetida que não encontra respaldo na vida real tende a inventar mais mentiras para justificar as primeiras e sempre com mais violência e mais estado de exceção. O aparelhamento da justiça pela Rede Globo é uma vergonha nacional e internacional e não tem qualquer futuro que não seja uma revolta popular. A única esperança dos pacatos e justos é que o STF caia na real e coloque ordem no Brasil anulando a farsa de lava-jato e permitindo a volta da democracia de antes de maio de 2016. Eleição sem Lula é farsa e atentado contra a soberania popular.

Reginaldo Gomes

16/03/2018 - 12h46

O golpe de forma alguma admite a hipótese do Lula voltar a ser presidente; mas pavor e pânico mesmo, o golpe tem do Boulos e a Sônia serem presidentes!
Imagina!!! Líder de movimento social e índia presidindo o Brasil???? O golpe prefere o capeta no alvorada; prefere a morte.

C N Morais

16/03/2018 - 10h38

Assombrosa análise. Milhares que como eu ainda não entenderam o que está acontecendo – como nossa oligarquia pretende manter-se no poder destruindo as estruturas que sustentam o Brasil como Nação – agradecem quando uma mente mais iluminada lança um pouco de luz nessas trevas fétidas. Obrigado Jeferson.

Antonio Sobreira

16/03/2018 - 10h37

Eles correm risco de perder legitimidade. Descrença no voto que será traduzida por nulos, brancos e ausentes. Também terão que assumir desaparecimento de vários golpistas por perda das eleições. Terão que enfrentar um 2019 de crises, desemprego, corte de bolsa família e inflação tensionando perdas salariais crescentes …. vão arriscar…podem nos levar à reforma política mais radical de nossa história.


Leia mais

Recentes

Recentes