Boulos no programa de Maurício Meirelles

Os problemas da Nicarágua. Ajude-nos a entender

Por Miguel do Rosário

10 de julho de 2018 : 12h48

Uma dileta amiga, nicaraguense, de esquerda, de uma família sandinista, tem me enviado artigos e links sobre a situação na Nicarágua. Aparentemente, apesar de setores da esquerda ainda se recusarem a acreditar, o governo de Daniel Ortega está patrocinando, ou sendo criminosamente omisso, com uma repressão assassina contra manifestantes.

Eu ainda não me sinto seguro para me posicionar. Publiquei há alguns dias um artigo do Eric Nepomuceno, colunista do La Jornada, principal jornal da esquerda mexicana, e do Nocaute, blog do Fernando Morais, que traz acusações pesadíssimas ao governo Ortega.

Peço aos internautas que me ajudem nesse debate. Leiam os artigos e dêem sua opinião. Segue alguns links para nos ajudar a tomarmos posição. Se alguém tiver mais informações sobre o que acontece, favor postar nos comentários.

O escritor Boaventura de Sousa Santos, muito respeitado no Brasil, em especial pelo campo progressista, pela presença sempre constante e corajosa em nossas lutas democráticas, tomando partido contra o golpe, pela liberdade de Lula, contra as reformas de Temer, assinou também um texto bastante crítico sobre Ortega, e cobrando o posicionamento da intelectualidade latino-americana sobre a situação no país.

As Veias Abertas da Nicarágua, por Boaventura de Sousa Santos

Este silêncio da esquerda é explicado em termos duros, por um colunista do La Jornada, num artigo também muito severo contra o governo Ortega:

En medio de la descomposición cada vez mayor del régimen Ortega-Murillo en Nicaragua, una buena parte de la izquierda internacional se aferra a la patética ilusión de que la crisis de algún modo es un complot urdido por Washington para desestabilizar a una revolución. En estos momentos, se libra una batalla sobre el desenlace del régimen y el futuro del país.

Ao final de junho, a Comissão de Direitos Humanos da OEA (Cidh) publicou um informe com denúncias graves de violações e violências cometidas pelo governo da Nicarágua.

E hoje minha amiga me envia novo link, de matéria no site da Anistia Internacional, com mais denúncias contra violências do governo contra manifestantes.

Abaixo, uma reportagem sobre a “Marcha das Flores”, um protesto contra a repressão e a morte de manifestantes. O âncora da matéria é um jornalista muito respeitado na Nicarágua.

Neste documento aqui, há uma série de links com vídeos e reportagens sobre o que ocorre no país.

Entendo que a esquerda brasileira e mundial, em especial após a Primavera Árabe e as Jornadas de Junho, e com todas as denúncias sobre as novas táticas da “guerra híbrida” promovida pelo imperialismo, esteja consumida por teorias de conspiração e paranoia política.

Nunca foi tão difícil obter informação e, mais ainda,  entender corretamente a conjuntura.

Mas o fato de ser difícil não pode nos eximir de fazer o esforço máximo para assumirmos posições firmes e justas sobre os acontecimentos mundiais.

O que acontece, de fato, na Nicarágua? Como podemos ajudar nossos irmãos a encontrar uma saída pacífica e democrática?

Que lições, para o Brasil e para o mundo, podemos tirar do que acontece lá?

Ajude o Cafezinho a promover um debate justo e necessário sobre o que acontece na Nicarágua. Leia os artigos, informe-se, faça um comentário, participe!

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »
x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com