Menu

Podemos, um dos principais partidos progressistas da Europa, defende direito de Lula ser candidato

Um dos principais partidos progressistas da Europa, o espanhol Podemos, acaba de divulgar um duro manifesto em defesa do direito de Lula ser candidato. O texto menciona o Comitê de Direitos da ONU, que recentemente determinou que o Brasil restituísse todos os direitos políticos do ex-presidente. Isso mostra que a decisão do Comitê de Direitos […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um dos principais partidos progressistas da Europa, o espanhol Podemos, acaba de divulgar um duro manifesto em defesa do direito de Lula ser candidato.

O texto menciona o Comitê de Direitos da ONU, que recentemente determinou que o Brasil restituísse todos os direitos políticos do ex-presidente.

Isso mostra que a decisão do Comitê de Direitos Humanos caiu como uma bomba na comunidade internacional, que antes disso já acompanhava, com algum horror, as sistemáticas violações de direitos que ocorrem por aqui.

O golpe no Brasil está custando cada vez mais caro ao país.

***

No site oficial do Podemos

PODEMOS ANTE LAS ELECCIONES EN BRASIL: LULA DA SILVA DEBE SER CANDIDATO

A menos de dos meses para las elecciones en Brasil, el candidato presidencial Lula da Silva continúa injustamente privado de libertad. Los procedimientos llevados a cabo para su encarcelación –incluyendo la negativa al recurso de habeas corpus, las escuchas telefónicas ilegales, la aceleración de los plazos en perjuicio de su defensa, o la sistemática prohibición de su participación en los debates y entrevistas con los candidatos presidenciales– no sólo vulneran el respeto al debido proceso y los derechos políticos del aspirante a la presidencia, sino los propios fundamentos de la democracia brasileña. Cada vez es más evidente que el objetivo de este procedimiento judicial no es la legítima e imprescindible lucha de los poderes públicos contra la corrupción, sino impedir la candidatura a la presidencia de Lula, a quien todas las encuestas sitúan claramente como vencedor.

Así lo ha reconocido el Comité de Derechos Humanos de la ONU, que en una decisión histórica reclamó el pasado viernes 17 de agosto que Lula pueda participar en la campaña electoral previa a los comicios de octubre. A la decisión del Comité de Derechos Humanos, cuya jurisdicción fue voluntariamente aceptada por Brasil en 2009, se ha sumado el comunicado de seis exmandatarios europeos, entre los que se encuentran José Luis Rodríguez Zapatero y François Hollande, solicitando que “el presidente Lula pueda presentarse libremente ante el sufragio del pueblo brasileño”. Por su parte, cerca de una treintena de congresistas estadounidenses y el senador Bernie Sanders enviaron una carta al Embajador de Brasil en Washington exigiendo la liberación de Lula mientras se llevara a cabo su proceso de apelación. Juristas y abogados del mundo entero –entre ellos Baltasar Garzón o Joan Garcés– denunciaron irregularidades en el proceso contra Lula en una carta dirigida a la Presidenta del Tribunal Supremo y a los miembros del Tribunal Electoral de Brasil. Incluso el Papa Francisco hizo llegar una bendición por escrito al expresidente.

Desde Podemos reiteramos nuestra preocupación por la gravísima situación que atraviesa la democracia brasileña, y nuestra más firme condena ante los intentos de hurtar al pueblo brasileño la capacidad soberana de decidir su propio futuro. Por ello exhortamos al Gobierno de España a que se sume al clamor internacional en defensa de la democracia brasileña, se haga eco de la decisión de la ONU, y solicite que Lula pueda ejercer su derecho a ser candidato en las próximas elecciones presidenciales de Brasil, manifestando así su compromiso con la democracia y la defensa de los derechos fundamentales en nuestro país hermano.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Batista Ferreira Dias Flho

24/08/2018 - 08h21

VC não encontraria vaga em nenhum manicômio Gleisi…PQP. Vai ser repetitiva e maluketi assim na zona…

JC

23/08/2018 - 18h57

O original é o PODEMOS. A cópia mal feita das terras tupiniquins é o P(H)ODEMOS.

Justiceiro

23/08/2018 - 18h14

Querem que o Brasil vire um país sem dignidade mesmo. Agora, qualquer porcaria se acha no direito de dar pitaco em nosso país e encontra apoiadores.
chega a ser vergonhoso. Se algum partido de direita disser que Lula tem que ficar preso, o que vocês petistas irão dizer? É pra obedecer?

    JC

    23/08/2018 - 20h23

    Justiceiro no meu tempo era o garoto que, entrando na puberdade, corria para o banheiro pra fazer justiça com as próprias mãos. Justiceiro solitário…
    O que você (finge que) não entendeu é que o PODEMOS lá de fora vê injustiça contra Lula. A cópia mal feita, oportunista e canalha do partido aqui do Brasil, com ex tucanos e neoreaças de cabelo branco são lavajateiros hipócritas, cujo candidato a presidente de dez palavras, onze são Sérgio Moro…

L@!r M@r+3$

23/08/2018 - 17h20

Não vai rolar, mas ia ser show se no debate ou algum evento ao vivo alguém virasse pro Alvaro Dias e mandasse: “Candidato, o que acha do Podemos ser a favor da liberação da candidatura do Lula?” Hahahahahaha


Leia mais

Recentes

Recentes