Menu

Por que petistas ainda acreditam na Globo?

Muitos petistas andaram divulgando, furiosos, a manchete do G1 para um comício de Ciro Gomes no parque Ibirapuera, em São Paulo. Aparentemente, ninguém se deu ao trabalho de observar que o título não é aspas, ou seja, não foi uma frase dita por Ciro Gomes. É um título inventado pela Globo. Menos pessoas ainda leram […]

59 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Divulgação.

Muitos petistas andaram divulgando, furiosos, a manchete do G1 para um comício de Ciro Gomes no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Aparentemente, ninguém se deu ao trabalho de observar que o título não é aspas, ou seja, não foi uma frase dita por Ciro Gomes. É um título inventado pela Globo. Menos pessoas ainda leram a matéria. Então vamos reproduzi-la:

Brasileiros ‘decentes’ não merecem segundo turno entre PT e Bolsonaro, diz Ciro Gomes

Candidato do PDT a presidente participou de ato de campanha na manhã deste domingo no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ele previu ‘final feliz’ da eleição, com ‘o fim da polarização odienta’.

Por Vivian Reis, G1 SP

16/09/2018 13h14 Atualizado há 15 horas

O candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou neste domingo (16), durante ato de campanha em frente ao portão 8 do Parque Ibirapuera, em São Paulo, que homens e mulheres “decentes” não merecem ser obrigados a fazer uma escolha entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição.

Na mais recente pesquisa de intenção de voto do instituto Datafolha, divulgada na sexta (14), Haddad saltou de 9% para 13% e empatou com Ciro, que também soma 13%. Jair Bolsonaro tem 26%.

“Eu quero organizar todos os brasileiros, homens e mulheres decentes, que dão valor ao trabalho e que não querem ser levados a um segundo turno que os leve a escolher entre o fascismo ou premiar todas as contradições gravíssimas do PT. Isso é uma escolha que o brasileiro não merecia”, declarou.

Mas, segundo Ciro Gomes, há um movimento em curso que, afirmou, permitirá “um final feliz em que vamos eleger o fim da polarização odienta, do ódio na política, e vamos construir um projeto nacional de desenvolvimento encantador”.

Ele disse pretender “unir” o Brasil, mas não “todo mundo”. “Quero unir o cidadão que trabalha, que respeita as diferenças, respeita as orientações sexuais diversas, as mulheres, negros, indígenas, meio ambiente, esse Brasil. O resto temos que derrotar, esse gueto de fascistas violentos, egoístas, que introduzem a cultura do ódio no Brasil”, afirmou, em referência a apoiadores de Bolsonaro.

O candidato também criticou o PT, que, segundo disse, “não pensa no Brasil faz muito tempo”.

“Se nós pedirmos para o povo refletir onde começa essa tragédia que nós estamos vivendo, qual é a data do desemprego, onde começam a quebrar as contas, onde se vulnerabilizou, o colapso da propria democracia, é o PT. O PT em aliança com Renan [Calheiros], Eunício [Oliveira], Eduardo Cunha. Isso que estão fazendo de novo. Não aprendeu rigorosamente nada – no Ceará, Haddad se juntou com ele [Eunício]”, declarou.

Questionado sobre como combater a corrupção, respondeu que é “com exemplo, vindo de cima”.

“Quero lembrar ao meu querido amigo Haddad que tem muita gente que não é investigada no Brasil – eu, Ciro, 12, não sou investigado. Nunca fui investigado”, afirmou – em entrevista ao Jornal Nacional na última sexta, Haddad indagou: “Qual é a pessoa que hoje está na vida pública que não está investigada?”.

“Essa é a primeira grande questão: dar o exemplo. Se o exemplo vem de cima, é muito improvável que o de baixo se sinta autorizado a roubar”, disse Ciro Gomes.

Além disso, ele defendeu uma “permanente mudança” na legislação como forma de combater a corrupção. “Toda legislação que se cristaliza permite adaptação do corrupto”, declarou.

Entre os mecanismos que relacionou, propôs estabelecer padrões, metas e preços unitários para obras; “expropriar” dinheiro de servidor que tenha patrimônio sem explicação; assinatura de acordo de ética por ocupantes de cargos de confiança e afastamento em caso de suspeição.

É um pouco diferente do título, não? O trecho específico que gerou o título é esse:

Eu quero organizar todos os brasileiros, homens e mulheres decentes, que dão valor ao trabalho e que não querem ser levados a um segundo turno que os leve a escolher entre o fascismo ou premiar todas as contradições gravíssimas do PT. Isso é uma escolha que o brasileiro não merecia.

Ou seja, o discurso de Ciro é muito singelo: quem não quer votar no fascismo de Bolsonaro, mas também não quer votar no PT, porque tem críticas importantes aos erros do partido que governou o país por 12-13 anos, há uma alternativa, eu.

Tem alguma “ofensa” ao PT nessa narrativa?

Ciro Gomes, embora seja um aliado do campo progressista e democrático, é um adversário de primeiro turno de Fernando Haddad e do PT. Ele precisa convencer os eleitores a votarem nele, e não no PT, e um de seus argumentos é o perigo da polarização entre Bolsonaro e o PT.

O petistas podem não concordar com este argumento, mas tem de admitir que ele é válido.

O PT tem generoso tempo de TV. Pode fazer campanha sem criticar ninguém, apenas exibindo longos vídeos com paisagens e músicas.

Ciro não tem tempo de TV. Tem três ou quatro vezes menos recursos financeiros que o PT. Sua campanha é muito mais simples. Não há recursos para alugar carros de som, montar palcos, organizar grandes eventos. É uma campanha que tem de ser, necessariamente, mais dura, mais crua, mais faca nos dentes, apontando os erros e vícios de seus adversários, inclusive do PT.

O candidato já deixou claro, porém, em diversas entrevistas, que respeita profundamente o legado de Lula, cuja sentença judicial tem criticado onde quer que vá, e que será aliado de Fernando Haddad e do PT num eventual segundo turno.

Seria muito saudável que petistas, depois de tudo que sofreram e ainda sofrem com a Globo, olhassem com um pouco mais de desconfiança em relação às manchetes e títulos inventados pela mídia, seja intencionalmente, para gerar intriga no campo progressista, seja involuntariamente, por falta de cuidado.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Passos

18/09/2018 - 02h19

O momento é de polarização na luta pelo segundo turno, então muitos exageros ocorrerão de ambos os lados. Mas com sua língua solta e algumas coisas que comprovadamente disse, tornam críveis algumas mentiras colocadas na boca do Ciro.

    Batista Neto

    18/09/2018 - 13h15

    Ora. O Ciro está apenas experimentando uma pequena dose do veneno da GLOBO que sempre escorreu sobre tudo e sobre todos do PT. Se ele um dia crescer e se destacar no seu campo, também será merecedor de maiores doses do veneno que hoje experimenta.

Régis

18/09/2018 - 02h13

Não voto Ciro porque:
– Ciro quer roubar os votos de Lula para ele. Chamo isso de estelionato eleitoral. Ele não quer unidade da esquerda. Ele quer ganhar eleição, exatamente do jeito como ele diz que o PT quer. Sinceramente penso que ele é muito oportunista e autoritário em querer levar os votos do Lula para ele. Lula é o maior líder da história recente do Brasil e o Ciro negar isso é de uma tremenda estupidez e arrogância! Além de um terrível desrespeito ao eleitor brasileiro. Nem o PT nem Lula devem aceitar esse achaque de Ciro. O Brasil é lulista e petista, aceitem que doi menos. Não gostou, vai pra Portugal. Os coxinhas depois do golpe estão se exilando dos golpistas que apoiaram por lá.
– Ciro precisa aprender a respeitar os colegas em vez de querer impor a opinião dele. Ele é muito ruim de diálogo mas tem boas idéias. Falta um filtro.
– Kátia Abreu. Brizola deve estar muito contorcido nos últimos meses depois dessa filiação e escolha. Isso não muda em nada o respeito que tenho pela Kátia enquanto apoiadora da Dilma durante a deposição da Dilma
– Não se decide sobre de que lado ele está. Só depois de perder o centrão e sobrar Alckmin, Meireles, Amoedo e Daciolo decidiu dizer que é “mortadela”. Bossal! O PT, quando fez alianças com centrão (e tomou golpe) estava errado. Por que Ciro estaria certo?

    Daisy

    18/09/2018 - 08h02

    Assino embaixo!!!

perez

17/09/2018 - 18h51

Valeu sr. Ciro.

Alan Cepile

17/09/2018 - 17h08

Incrível como os petistas exigem a moderação do 247 aqui, chega a ser insano e até engraçado rs.

Quanta choradeira….

    Antonio Cândido

    18/09/2018 - 05h04

    Exato.

    Batista Neto

    18/09/2018 - 13h21

    O petista acredita na GLOBO porque é bobinho. Exxxpierto é blog que se diz progressista, como PHA e Cafezinho, que se pendura em candidato que oscila entre centro e direita, e ainda tem leitor que lhe deposita credibilidade.

Marcos Sousa

17/09/2018 - 16h13

Eu respeito Ciro Gomes, e seria muito bom se um ex-aliado da direita se tornasse um esquerdista. Digo ex-aliado da direita porque ele foi prefeito de Fortaleza e ministro da Fazenda de Itamar e FHC, como filiado e indicado pelo PSDB, e foi considerado político revelação do PSDB, nos anos 90. Hoje posa de progressista, mas não consegue ser assim o tempo todo, por isso, esses destemperos intermitentes, dando a impressão de que ser progressista para ele não passa de uma representação. Vejam a reação de Ciro a uma pergunta de um jornalista em Roraima, chamando-o de “fdp”, empurrando-o e pedindo aos seus seguranças para prendê-lo!
Outra atitude dele que não esqueço: quando era ministro no final do governo Itamar, fez um acordo com a FUP, por meio da CUT de Vicentinho, a respeito dos petroleiros, que interromperam uma greve, sob a promessa de Ciro Gomes de que FHC, ao assumir a presidência, a partir de janeiro de 1995, cumpriria o acordo. Resultado: ele continuou como ministro da Fazenda, mas, com sua arrogância, esnobou dos petroleiros, que tiveram 0% de aumento salarial.

    Marcos Sousa

    17/09/2018 - 16h16

    Por estes argumentos é que só votaria em Ciro, se ele for para o 2º turno, o que acho pouco provável.

    Adam Smith Comuna

    17/09/2018 - 18h37

    Mentiroso!

    Ciro nunca foi ministro do FHC, ele se RECUSOU fazer parte do governo FHC que o convidou. O PSDB surgiu como partido de centro-esquerda e apoiava e recebia apoio do PT em diversas localidades. Na época que Ciro foi prefeito pelo PSDB, FHC subia em palanque com Lula.

    Ciro tentou candidatura solo em 98 e em 2002 foi o candidato da frente trabalhista, apoiado por Brizola. Apoiou o PT em todas as eleições no segundo turno.

Valdeci Souza

17/09/2018 - 15h45

A melhor chance, de Lula ,ser solto é com Ciro ou Boulos . Principalmente depois que o site Conversaafiada, divulgou , que o Ex-ministro Cardozo, está se articulando pra ser ministro no Governo Haddad.

    Daisy

    18/09/2018 - 09h49

    Você acredita no Conversa Afiada? O PHA é cabo eleitoral do Ciro, Lula não quer induto quer provar sua inocência, o próprio Ciro disse que não daria. Está parecendo o bolsonaro que disse se Haddad ganhar a eleição vai tirar Lula da cadeia.saiu na Folha e no G1, fake news, não cabe ao presidente libertar prisioneiros, o Lula disse que não troca sua liberdade por sua dignidade. Já o PHA não é muito confiável, seu ódio pela globo beira a obsessão, mas trabalha para Edir Macedo, um bandido da fé, não abre a boca, tudo bem as pessoas precisam pagar as contas, mas hipocrisia e nogento. Pior do Conversa Afiada é não disponibilizar para comentários, não tem como contestar.

Aliança Nacional Libertadora

17/09/2018 - 14h39

Petistas? O link dessa manchete eu recebi de Ciromínions…..muitos declarados apartidários….e anti-petistas….não vamos esquecer essa postura da Mídia minando o PT…..exatamente como faz o Ciro….que aliás é pouco ou nada acossado pela mesma….ao menos sabemos que pelo menos o Ciro vai votar no Haddad já os Ciromínions tenho certeza que não….

NeoTupi

17/09/2018 - 13h34

O problema do Ciro não é ser candidato, isso é direito dele. É que esse discurso dele está jogando água no moinho do golpe lavajateiro, e está fazendo campanha contra a eleição de bancadas progressistas no Congresso.
Falar em brasileiros “decentes” no contexto em que ele disse é igual aos “homens de bem” que os fascistas falam.
Dizer que o povo não merece o PT no 2o. turno é desqualificar a maior força política organizada de resistência ao golpe. É o mesmo discurso do Dellaganol querendo ensinar em quem votar pelos critérios dele, da Globo querendo desconstruir o PT pela anti-política.
Dizer que o PT “não pensa no Brasil” é lamentável, quando Lula está se sacrificando para o povo brasileiro se libertar do golpe neoliberal, quando poderia estar livre no exílio. Para a maioria dos caciques petistas até poderiam ficar numa boa se aderissem ao grande acordão nacional com STF e tudo, aceitando ser oposição “consentida” pelo golpe. Mas e o povo mais pobre jogado na fome, na miséria?
Na realidade é Ciro quem não está pensando no Brasil quando faz o discurso do golpe para amealhar votos antipetistas.
Dizer que ele não é investigado é relativo, porque ele também está delatado pela Queiroz Galvão. Seria mais inteligente ser contra o lawfare do que endossá-lo.
Mas paciência. O jeito é ter paciência até o segundo turno. Esse tipo de discurso do Ciro além de nocivo, é burro. Já derrubou Marina e Alvaro Dias. Vai derrubar Ciro também. Só beneficia o Bozo.

Nilson Messias

17/09/2018 - 11h28

Como é duro ser porta voz ou relações públicas de Ciro Gomes. Carta Capital é transparente quanto as publicações mundiais que declaram apoio aos seus candidatos.

Nilson Messias

17/09/2018 - 11h25

Como é duro porta voz ou relações públicas de Ciro Gomes. Se liga Miguel do Rosário! Tomara que não censure…de novo!

    Miguel do Rosário

    17/09/2018 - 12h11

    Não sou porta-voz de ninguém. Estou fazendo meu trabalho, como sempre, que é combater injustiças e manipulações.

      Tiago Tavares

      17/09/2018 - 17h44

      Tem muito petista competindo com bolsominion. Esse pessoal esquece que o partido é um instrumento e não um fim, que devemos ser programáticos e estratégicos tendo como meta as melhorias para classe trabalhadora e não projeto de poder de um partido.

      Daisy

      18/09/2018 - 09h55

      Mas só Ciro é injustiçado? Entendi Lula não é, merece tudo que esta acontecendo, tem que pagar pelos erros , principalmente por não apoiar o Ciro. Tudo bem!

ari

17/09/2018 - 11h05

Não vejo muita diferença. Aliás, já estão virando rotina as agressões do coronel, várias totalmente desnecessárias para um candidato, como ao jornalista em Roraima (ou Rondônia) e o “prendo e arrebento” o comandante do exército. Mas é fato: este blog e outros deveriam parar de incentivar a briga do Ciro e aliados com o PT e seu candidato.
Quanto a ter matérias de pessoas que pensam diferente do dono do Blog, a Folha tb faz isto. O problema não são colunas de analistas que pensam diferente mas das notícias e na forma em que são apresentadas. Há os Wanderley da vida, a meu ver um leviano (alguém já disse que alguns envelhecem, outros apodrecem)

    Miguel do Rosário

    17/09/2018 - 11h19

    Coronel é preconceito idiota, me desculpe. Coronel porque? Por ser nordestino?

      hocuspocus

      17/09/2018 - 13h03

      Calma Miguel ,parece claro que ele não se refere assim por ser nordestino ,mas sim pelo seu comportamento.Existem “coroneis” em todo que é lugar ,especialmente no sul,no RS aí sim meu amigo,o interior é dominado por coronéis.

      Ricardo

      17/09/2018 - 18h44

      “Coroné” sim. Ele tem Sobral e o Ceará como curral da família e pensa que o Brasil será também seu curral. Está redondamente enganado. A resposta será dada nas urnas,. A derrocada já começou; não irá ao segundo turno.

Danyyel

17/09/2018 - 11h01

Ciro é um candidato que admiro pelos seus conhecimentos e inteligência mas, também é uma pessoa com caráter explosivo que causa desequilíbrio emocional e comportamento volúvel. Não dá para confiar!

Jandui Tupinambás

17/09/2018 - 10h56

Estarrecedor sua postura, Miguel. É de nos deixar desanimados…

Você nos acusa de algo usando a mesma prática do G1.

Observe sua manchete: “POR QUE PETISTAS AINDA ACREDITAM NA GLOBO?”

Falácia. Da generalização para ser mais exato. E com esta mentira, você simplesmente faz o jogo do poder que é espalhar intrigas entre PT e PDT. Parabéns!!

Como você conseuge, sem queimar a cara, falar de alguns gatos pingados que caíram na armadilha da Globo, sendo que você usa da mesma armadilha para tentar ludibriar os petistas e manipular os ciristas com esta generalização?

Aliás, você já produziu manchetes bem mais grosseira do que esta do G1.

Vamos rever esta sua postura. Afinal, se tivermos segundo turno, eu voto no Ciro com orgulho se Haddad não passar. Não me faça votar no Ciro meio com rancor.

    Miguel do Rosário

    17/09/2018 - 11h03

    Jandui, você está aqui no blog me batendo há meses. Em tudo que eu escrevo. Mas continua aqui, então entendo que você também vê algumas qualidades no blog.

      Jandui Tupinambás

      17/09/2018 - 11h35

      Miguel,

      sou seu super-ego.

      Tentando fazer com que você não se perca totalmente.

      Creio que tenho ajudado.

      Faço isto porque gosto de você e do conteúdo do blog.

      Aecio

      17/09/2018 - 12h21

      Miguel, não ligue. Tem gente antidem9cratica que não admite quem é de opinião contrária. Isto é típico do fascismo , desde o Torquemada com a sua ” Santa ” ( imagine ) inquisição, táticas utilizadas depois por déspotas como Mussolini e Hitler. Queimaram livros como se fossem se livrar dos adversários, depois os prenderam e mataram. Mas o que ficou na história Boa? Seus adversários.

        hocuspocus

        17/09/2018 - 13h14

        A hora é de calma ,a razão por cima da emoção.
        Acho que alguns petistas emocionais ,(a figura de Lula tem um forte apelativo nesse sentido) rejeitam qualquer “agressão” que venha a ser sofrida .
        Por outra parte acho que o título da reportagem global só reforçou aquilo que o Ciro diz.
        Vende mais ,e mais chamativo,faz parte do jogo,mas,acho que é verídico,E O QUE O CIRO FALOU.
        Nada contra,acho que se entrar numa corrida eleitoral ,é porque considera sua proposta melhor da que o dos outros .
        Seu foco é no Haddad,seu desespero é indicativo que está vendo que o trem vai passar…mais uma vez.

    Daisy

    18/09/2018 - 09h21

    Concordo plenamente, toda generalização é burra. Não são as manchetes da Globo que me faz ter ranço pelo Ciro, pois não assisto TV e muito menos acesso G1. Até 2015 ele era minha segunda opção, quando em entrevista e no destempero, disse que Lula e seus filhos.eram ladrões de merda, e muitas outras falas com ataques e sem nem um pouquinho de humanidade e solidariedade ao Lula, então não voto em Ciro, torço muito que ele não vá para o segundo turno, ele não merece meu voto útil.

      Miguel do Rosário

      18/09/2018 - 09h39

      daisy, ele nunca disse que lula e seus filhos eram ladrões. isso é a mais pura mentira. que jogo sujo! eu vi esse vídeo. ele faz críticas a lula pela promiscuidade com empreiteiras, coisa que muita gente faz. lula é um grande líder, mas não é imune a críticas.

        Daisy

        18/09/2018 - 10h04

        Eu ouvi Miguel foi na Jovem Pan em 2015, foi num impulso, acho que ele até se arrependeu talves nem acredite ser verdade, mas Ciro tem seus rompantes, depois mudou o assunto.

Paulo

17/09/2018 - 10h34

Ciro critica Haddad e está certo em fazê-lo. Independentemente de títulos tendenciosos da mídia, há uma evidente tensão entre as duas candidaturas. E olha que eu nem sei se os votos do Ciro irão migrar, na maioria, para o petista, num eventual 2º turno deste contra Bolsonaro, mesmo que Ciro o apoie. Então, por ora, tem que atritar, mesmo, pois a briga dele, por enquanto, é contra o Haddad…

    progressista

    17/09/2018 - 11h40

    Não via migrar mesmo! PT perde!!

      Daisy

      18/09/2018 - 09h28

      Acredito mesmo que quem vota em Ciro vote no Bolsonaro, única diferença é que um é extrema direita o outro direita. Eu só voto Ciro se o cenário for com Bolsonaro, também voto na Marina, no Alckmin e ate no diabo.

Mané

17/09/2018 - 10h09

Assistem ,por fôrça do hábito . Afinal já se vão 50 anos no sofá , mas não acreditam em nada ,nada mesmo no que dizem. Caso acreditassem ,o picolé de xuxú ,estaria em 1º ,a Marina em 2º !!!, e o Haddad ,nem pontuaria.

Robson Bonelli

17/09/2018 - 10h05

A tensão está grande.
Todos sabemos disso.
Me entristece essa postura tua Miguel de ficar colocando lenha nesse papo PT x PDT.
Seja mais responsável.
Estaremos juntos no segundo turno.
Te acalma.
#haddadmanu

Fernando

17/09/2018 - 09h55

Brasileiro ” decente ” é o Ali Kamelo e sua equipe de comandados.
Estão tentando espalhar cizanio na esquerda.
A quem interessa isso senão a globo, folha, estadao e psdb.
O Alckimin apostou suas fichas na lava jato e se ferrou. O psdb se uniu ao judiciário e a globo e esqueceu de fazer política. Tomou uma invertida do povo.

Justiceiro

17/09/2018 - 09h54

Ora, Miguel. A maior audiência da Globo é formada de petistas. Pergunta se dona filomena, no sertão nordestino, perde uma novela da Globo? Até os petistas das cidades grandes assistem a programação do Plim! Plim!. Eles ficam constrangidos de assumir.

Outra coisa: é bom o coronel respeitar os votos dos outros. Ele chama os outros de fascistas, mas agride que lhe faz perguntas que lhe desagradam.

Plim! Plim!

Claudio

17/09/2018 - 09h31

Sabe Miguel, você tem que falar pro Ciro deixar de ser besta. Com esse discurso de ódio ao PT ele só perde votos. Veja o que aconteceu com Marina depois que falou mal de Lula e Dilma. Caiu, desculpa, na verdade ela fez foi DESPENCAR DE 16 para 11 e de 11 para 8. É o que dá falar mal de um PROJETO QUE DEU CERTO NO BRASIL E É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE. Você sabe qual foi a popularidade de LULA ao término do seu Governo? Sabe, né. Você sabe quantos brasileiros pobres e miseráveis saíram do gueto social? Sabe, né Os dados são dá própria imprensa antipetista.
Portanto, Ciro, amigo de Lula, não pode entrar na desses caras aí. Mas obrigado pelo texto, caro Miguel

Serg1o Se7e

17/09/2018 - 09h29

Pois é Miguel… você também já derrapou feio em manchetes tendenciosas.
Todos erram, não é mesmo?

Alberto Jorge

17/09/2018 - 09h21

O grande problema é que O Cafezinho não declara o apoio a candidatura de Ciro Gomes no momento oportuno.

Considero que não haveria problema algum nisso.

A Carta Capital já declarou seu apoio a candidatura de Fernando Haddad.

Considero o papel relevante do O Cafezinho na luta pela volta da Democracia no nosso país. Inclusive sou contribuinte eventual e repasso suas postagens via Whatsapp para torná-lo mais conhecido Brasil afora!

    Miguel do Rosário

    17/09/2018 - 09h53

    Discordo, Alberto. Acho que a Carta Capital errou feio nessa. Uma revista, na atual conjuntura eleitoral, não deveria apoiar nenhum candidato abertamente, até mesmo para incentivar posições plurais dentro da publicação. Eu declarei apoio a Ciro Gomes há muitos meses atrás, mas o Cafezinho tem colunistas que apoiavam Lula e agora apoiam Haddad, e a gente convive na boa. Hoje, minha posição é dar espaço para que os próprios leitores formem sua própria opinião. Não vou ficar forçando a barra pró-Ciro ou pró-Haddad, porque acho isso cafona. Tentarei manter aqui um espaço democrático e crítico, em que eleitores de Ciro e de Haddad sejam respeitados pela linha editorial.

      Adam Smith Comuna

      17/09/2018 - 10h46

      Parabéns Miguel. Democracia é pluralismo. Viomundo, DCM, 247 e Tijolaço bloqueiam qualquer comentário que contenha críticas ao PT. Não existe democracia no monólogo, como fazem os blogs petistas.

        hocuspocus

        17/09/2018 - 13h21

        Discordo em relação ao Tijolaço ,todods os comentários que fiz criticando posturas e politicas petistas foram publicados.O Fernando Britto não é cirista ,mas é uma DEMOCRATA,sem dúvida.

          JOÃO BATISTA

          17/09/2018 - 16h13

          Brito (Tijolaço) apoia haddad, abertamente, o que é direito dele.
          Ele teve o cinismo de escrever que Ciro tem só a proposta do spc.
          A eleição vai passar e os ânimos exaltados também.
          Espero que Ciro, caso não vá para o segundo turno, como parece, declare voto em quem bem entender, mas não peça que seus eleitores o acompanhem, nem faça parte do futuro governo, qualquer que seja o eleito.
          Se quiser colocar seu nome para a eleição de 2022, será preciso formar base, capilaridade, que faz falta em 2018. Para isso, a presença é fundamental para motivar os admiradores de seu trabalho.
          A proximidade de Ciro e do PDT com o pt nada produziu de útil para ambos, como vimos no episódio da reza brava. O PDT não é orgânico e Ciro é novo no partido. Para consolidar um trabalho, serão necessários quatro anos de atuação em campo, sem se vincular a êxitos ou fracassos do futuro governo.

          hocuspocus

          17/09/2018 - 16h46

          ———– mas não peça que seus eleitores o acompanhem, ———–
          Acho que ninguém com capacidade cognitiva votará em alguém só porque “alguém” pediu.Nem sequer os petistas o estão fazendo.Lembra daquela frase do Lula sobre não ser mais um homem ,mas uma ideia? é isso mesmo, as pessoas votarão no Haddad pelo que ele representa ,não porque seja um líder( a massa adora um líder) ,mas pelas já provadas escolhas dos pts pelos pobres.
          Voltando a tua frase,vc parece criança mimada,se não ganhou o brinquedo que queria ,não vai querer outro,cresça

          degas

          18/09/2018 - 05h33

          A censura do Tijolaço, cujas mentiras eram frequentemente desmentidas nos comentários, é tão grande quanto a do 171. Ficaram só as “críticas” bobinhas. Aliás, ele e o 171 passaram a censurar na mesma época. Ordens superiores?

      Alexandre Neres

      17/09/2018 - 11h25

      Caro Miguel, permita-me discordar. Acho louvável a posição da Carta Capital de assumir sua posição, porém não se fechou sectariamente, está aberta para o pluralismo. Inclusive, deixou claro que apoiará Ciro se for ao segundo turno. Lamentável é a Globo querer posar de neutra, só não vê quem não quer, apesar de que bolsominions têm a pachorra de dizer que a vênus platinada é comunista. A predileção do Cafezinho pelo Ciro é gritante, seja no enfoque da matéria, seja no título. Por exemplo, o Pedro Breier defende bem a candidatura do Ciro. O que não gosto disso é porque na prática trouxe uma guerra virulenta entre petistas e ciristas especificamente neste blogue, que vivem se digladiando numa guerra sem sentido, quando o inimigo é outro. Não raro vejo comentaristas ciristas fazendo dobradinha nesse blogue com bolsominions e trolls, o que reputo deplorável. Decepcionei-me um pouco com este blogue porque passei a admirá-lo pela posição escorreita de denunciar a liga da justiça. Você, Miguel, fazia isso com perfeição, comprei livros de sua indicação que me foram preciosos. Juntamente com o Kennedy Alencar e o Paulo Moreira Leite, seus textos sobre o assunto eram os mais precisos e contundentes, hoje o Reinaldo Azevedo por conveniência está mandando bem nessa seara à direita. Na minha avaliação, achei que você não fez bem ao abandonar nosso ex-presidente, que foi massacrado, tachado de tudo que se possa imaginar em meio ao lawfare e atacado sistematicamente pela imprensa, injustiçado e impedido de concorrer a forceps. Porém, respeito sua posição e a candidatura do Ciro, que muito tem a acrescentar ao país. Aquele abraço.

        Daisy

        18/09/2018 - 09h34

        Assino embaixo!

    Claudio

    17/09/2018 - 11h11

    Miguel, Ciro tem que parar de falar mal do PT O que ele ganha com isso? Essa estratégia dele está totalmente equivocada, porque não tira os votos de Addad. Petista esclarecido ( eu quase diria, intelectual) sabe do grande legado do LULA/PT. Se nem a Imprensa Golpista ao longo desses anos conseguiu apagar essa HISTÓRIA da nossa MEMÓRIA, quanto mais ele nessa corrida eleitoral. Por isso que digo que a estratégia da Campanha dele está EQUIVOCADA. Só p lembrar: LULA/PT é como massa de pão: QUANTO MAIS BATE CRESCE.

      Miguel do Rosário

      17/09/2018 - 11h18

      Claudio, ao contrário. A candidatura de Ciro só faz sentido se for uma alternativa democrática ao PT, e para isso ele precisa marcar as diferenças. É uma maneira inteligente de roubar eleitores não petistas de Alckmin e Bolsonaro e, com o tempo, civilizá-los.

        Nostradamus

        17/09/2018 - 11h59

        Agora finalmente, com esta declaração de intenção de roubar eleitores, eu lhe entendi Miguel. Puxa vida! Levei um tempão medonho! Você traz consigo um dna ( zinho – político-psicológico ) fascista. Com essa historinha de blog blog aberto a todos, supostamente democrático, pois quando quer corta, você vai enganando a torcida desavisada. Quero ver depois de 7 de outubro ou depois do segundo turno onde buscarás fontes de financiamento. Adeus. Depois fica calado, todo sonso… quando eu perguntava se realmente acreditavas que Lula era um ladrão!!! Fica com teu blog tentando civilizar imbecil até que a loucura e de camisa de força te levem ao manicômio.

          Miguel do Rosário

          17/09/2018 - 12h10

          Cara, você é completamente doente e mau caráter. Que fonte de financiamento você fala? Você é tão idiota que não enxerga que eu sou aliado do PT.

          Roque

          17/09/2018 - 18h55

          Miguel, tá vendo como estes malucos petistas tratam quem não concorda com eles??? Hora de dar um basta nestes donos da razão, Ciro x Bolsonaro no segundo turno.

          Nostradamus

          18/09/2018 - 17h54

          Miguel, aceite minhas desculpas. Li muito corrido e foquei no final naquele civilizar eleitores. Interpretei muito mal e escorreguei nesta nossa mania de chamar os outros de loucos. Nenhum de nós o somos. E sobre o financiamento apenas me refiro que passadas eleições o interesse diminui e também as contribuições. Mas se Haddad ou Ciro chegar lá haverão de distribuir melhor a verba que é dada para a Globo. Não vou dar uma de dissimulado, gosto do blog. Na hora da raiva se fala bobagens. Nem sempre somos racionais. Quanto ao moço aí abaixo cuidado com a jamanta patinho paneleiro hehehehe…

          Nostradamus

          18/09/2018 - 18h01

          Correção: Nenhum de nós o é.


Leia mais

Recentes

Recentes