Menu

A rejeição de Bolsonaro X Haddad

Lembrando aos internautas: a única “pesquisa” que tem valor objetivo, concreto, são as urnas. Pesquisas servem como pretexto para nossos debates, e a gente deve sempre cotejá-las com outras pesquisas, e com nossa observação empírica da realidade. Outro aviso: não escrevo aqui pensando em “campanha” de ninguém. Eu simplesmente publico o que está nas pesquisas, […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Lembrando aos internautas: a única “pesquisa” que tem valor objetivo, concreto, são as urnas. Pesquisas servem como pretexto para nossos debates, e a gente deve sempre cotejá-las com outras pesquisas, e com nossa observação empírica da realidade.

Outro aviso: não escrevo aqui pensando em “campanha” de ninguém. Eu simplesmente publico o que está nas pesquisas, chamando a atenção para alguns pontos aos quais as pessoas costumam não olhar muito.

Dito isso, agora que a pesquisa Ibope foi “confirmada” pelo Datafolha, podemos dar uma olhada com mais confiança nas tabelas de rejeição do Ibope, presentes no relatório completo do levantamento feito nos dias 29 e 30 de setembro (sábado e domingo).

Marquei alguns números que gostaria que vocês olhassem.

Reparem nos números, tirem suas próprias conclusões e comentem aqui, por favor.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Joao

03/10/2018 - 13h56

O resultado do terror antipetista: Datafolha mostra raiva e tristeza por trás do voto em Bolsonaro

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-resultado-do-terror-antipetista-datafolha-mostra-raiva-e-tristeza-por-tras-do-voto-em-bolsonaro-por-kiko-nogueira/

Euclides Anjos

03/10/2018 - 12h47

Senhores! Sobre as pesquisas, penso que as pessoas estão levando em conta o apelo especulativo da velha e manjada mídia. Digo isso porque, ao analisar com frieza racional os número das pesquisas ( ibope e datafolha), percebe se visivelmente as inconsistências matemáticas, algébricas enfim e por isso, as classifico de especulativas. Ao se observar a pesquisa e analisar as projeções de segundo turno encontramos os seguintes números: capitão 44% x HADDAD 42% branco/nulo 12% indecisos 2%, aí a aberração numérica. Essa mesma pesquisa traz que o capitão tem 45% de rejeição, HADDAD teria 41%. Ocorre que nesse contexto, ao calcularmos : 100% – 45% da rejeição do capitão, restariam a este possibilidade em 55%, mas, ao subtrairmos os 12+2 de bracos/nulos/indecisos, chegamos ao percentual de 41% e isso seria a realidade do capitão. Já pelos números de HADDAD, efetuando se os mesmos cálculos temos: 100% – 41% da rejeição, sobram 59% de possibilidades e ao subtrairmos os mesmos 14% de brancos/nulos/indecisos, 59% – 14% = 45% chegaremos ao percentual de 45% para HADDAD13. Ou seja, o verdadeiro resultado de segundo turno entre os candidatos mencionados seria: HADDAD13 45% x capitão 41%. Sendo assim, percebe se matematicamente com exatidão, que os dois institutos de pesquisa se utilizadam do velho expediente manipulador da política rasteira.

    Lucas Almeida

    03/10/2018 - 14h51

    Não.

    O potencial de votos de Bolsonaro é 55%, o de Haddad é 59%, conforme você falou.

    No entanto, o cara que no segundo turno falou que iria votar nulo neste cenário PODE ESTAR CONTIDO dentro dos caras que rejeitam o Bolsonaro. Na verdade, possivelmente, o cara que vota branco/nulo neste cenário, rejeita ambos. Então, se o Bolsonaro tem uma rejeição de 45% e 12% está nos brancos e nulos. 34% da rejeição está em quem vota em alguém. Provavelmente os 34% estão dentro dos votos do Haddad que chega a 42% com mais 8% de gente que não rejeita Bolsonaro mas prefere o petista.

    Da mesma forma, a rejeição de 41% do Haddad, 12% estão nos votos brancos e nulos e 29% estão nos votos de Bolsonaro. Assim, dos 44% de votação do Bolsa, 29% são aqueles que odeiam Haddad e 15% são aqueles que não odeiam mas preferem o fascista.

Kahlil Ambrósio

03/10/2018 - 09h44

Realmente, é triste ver o Ciro entrar na pilha do poder pelo poder e deixar de lado seu princípio de defender o que de fato está em jogo; nossa democracia. Guardei minha decisão até esta última semana, esperando por quem de fato dispontaria como o adversário do “coiso” no segundo turno, por que creio que não estou votando em Haddad ou em Ciro, estou dando uma chance à democracia. Da mesma forma, é desanimador ver por estas pesquisas, que os mais experientes e com melhor nível de instruções são justamente os mais desorientados politicamente, não se admite corrigir o estrago com mais estragos. Infelizmente não há como taxar tais pessoas como ignorantes, a eles só resta outros adjetivos : maldosos, fascistas, canalhas…
Voto na democracia, no nosso direito de estarmos aqui discutindo. Acredito que no próximo dia 07 as urnas estarão desmentindo estas pesquisas e estaremos salvando nosso país do maior dos retrocessos que a história poderia nos submeter.
No dia 07 é 13! É na democracia que voto! Ela sim. Ele não, ele nunca, ele jamais!

    Lucas Almeida

    03/10/2018 - 11h20

    Poder pelo poder é o PT de mãos dadas com Calheiros e Eunício. É enfiar o Haddad guela abaixo do povo após o Lula não resistir a ordem de prisão.

    Dá um tempo, espera a poeira do antipetismo baixar, voltaria muito forte em 2022. Ciro levaria todas as pancadas que poderia levar e o PT surgiria como uma alternativa forte novamente. Mas não, não quer perder a boquinha de jeito nenhum. Achou q tava fácil, com o haddad tranquilo na segunda e não se dispôs a atacar o fascista em 1 minuto. Agora que a água tá batendo, a culpa é do Ciro.

      MARCELO DE OLIVEIRA SOARES

      06/10/2018 - 13h28

      Disse tudo.

Fabio

03/10/2018 - 08h28

E o Ciro partindo para cima do PT e dando ajuda ao fascismo.
Que triste

    Lucas Almeida

    03/10/2018 - 09h23

    PT tem 4x o tempo do Ciro e não ataca o Bolsonaro. Quem quer o Bolsonaro no 2º turno é o PT pq sabe que é a única chance deles ganharem. Tão torcendo pra dar pra reverter depois. Para eles, é melhor arriscar um fascista e a cabeça do povo brasileiro do que perder a chance de exercer a quinta presidência seguida.

    E a culpa é do Ciro e da Marina e seus longos 38 e 21 segundos.

Serg1o Se7e

03/10/2018 - 08h20

Já que pesquisa só serve para debates, minhas considerações:
– Haddad não herdou apenas votos do presidiário, herdou a rejeição. O DataFolha divulgou também que 59% dos brasileiros querem que o presidiário continue preso. Ou seja, a falácia da esquerda, de petistas principalmente, de que o “povo” quer o preso livre é nada mais que isso: falácia.
– a rejeição a Bolsonaro deve-se muito mais às fake news da esquerda (PSDB incluso) e à quase inexistente tempo de réplica que ele possui do que a outra coisa. Havendo segundo turno em iguais condições de tempo de propaganda, a rejeição tenderá a diminuir, porque as pessoas entenderão as falas descontextualizadas dele (mutias vezes exageradas).

O eleitorado não está dividido entre Haddad e Bolsonaro, ou entre o presidiário e o fascista. O eleitorado está dividido entre o petismo e o anti petismo. E o resultado das urnas dirá de qual lado a maioria dos eleitores está.

Maioria dos eleitores, não da população.
Lembro que a deposta Dilma foi eleita pela maioria do eleitorado, mas não pela maioria da população.

Franklin Caetano de Freitas.

03/10/2018 - 08h16

Rejeição. Os candidatos que disputam a ponta tem mais rejeição é óbvio. Qualquer um a esquerda que chegar a frente terá sua rejeição aumentada e muito. Marina e Ciro tem papel principal no aumento da rejeição de Haddad estou em grupo de zap com Bolsomios já vi elogio a Ciro por atacar o Haddad e o PT, não que isso tenha se transformado em votos para o pedetista. E já vi também ataques violentos a Ciro teria sua rejeição aumentada em muito se estivesse na ponta se os Bolsomios o temessem e não duvido que superasse o petista dada a virulência dos Bolsomios e do próprio pedetista. Haddad por sua vez é o candidato mais de boa na eleição. É de se espantar que a poucos dias da eleição alguém ainda imagine que Ciro possa passar Haddad, a única coisa possível hoje é o segundo turno Haddad X Bolso ou a vitória no primeiro turno do último. Então é hora do voto útil e é em Haddad.

    Lucas Almeida

    03/10/2018 - 09h24

    Não existe voto “útil” em Haddad. Qualquer voto menos nulo/branco e bolsonaro favorece o segundo turno. Na verdade, o voto em Haddad é o grande voto inútil. Jogar para o 2º turno o único que tá perdendo do bozo.

Miguel

03/10/2018 - 07h36

E teu “candidato de Esquerda “ fazendo tabelinha com os reacionários para favorecer Bolsonaro. Parabéns pela visão progressista deste blog! Só falta proclamar voto nulo no 2 turno

    Lucas Almeida

    03/10/2018 - 09h26

    Acho que quem tá fazendo tabelinha com o Bolsonaro é o Haddad. 2 minutos e 28 segundos e nem um pio sobre o bozo. Nenhuma criticazinha. Covardia pura.

André Luiz

03/10/2018 - 06h51

Segundo os tracking de pesquisa do PT a situação é de empate técnico, mais próximo do mostrou a pesquisa da Poder360, o objetivo do PIG, Grobo à frente, é exatamente este, desmobilizar a militância. Essa estória eu já conheço desde a campanha Lula x Collor, em 1989. “A Grobo (definitivamente) é incompatível com a Democracia!”. Avante o PT, Lula e Haddad!!!

    Lucas Almeida

    03/10/2018 - 09h20

    Lembro dos trackings do PT em 2014 no 1º turno: Dilma com 49%, Aécio e Marina com 22%

Foo

03/10/2018 - 03h00

O candidato de esquerda menos rejeitado é Boulos. Tirem suas próprias conclusões.

    Serg1o Se7e

    03/10/2018 - 08h14

    Estatística, amigo Foo.
    Qualquer um que seja praticamente desconhecido é praticamente não rejeitado.

Cristiano

03/10/2018 - 00h26

Esmorecer jamais. O que importa é seguir decididamente com força para chegada final.

Marcos Videira

03/10/2018 - 00h24

Há muito tempo as pesquisas indicam que os maiores índices de rejeição são do Coiso e de Haddad.
Se eles forem pro segundo turno, a eleição não terá um vitorioso. Terá aquele que foi o mais rejeitado.
Se isso ocorrer, a crise brasileira será superada ? Teremos novamente um terceiro turno golpista ?

Adilson Lauriano

02/10/2018 - 23h14

Os eleitores de Bolsonaro estão interligados online pelo WhatsApp e interagem 24 horas por dia. Os temas pertinentes chega a quase todos quase instantaneamente, a mobilização é permanente e crescente. Muito parecido com o que aconteceu na eleição de Trump.

Haddad, sem dúvida é o mais preparado, mas a rejeição dele, devido ao antipetismo, é quase irreversível.
A esquerda precisa encontrar um meio de se mobilizar instantaneamente também. A interação tem que ser constante e a mais ampla possível.

Ju

02/10/2018 - 22h11

O PSDB/PMDB deram o golpe e querem instalr o fascismo com bolsonaro.


Leia mais

Recentes

Recentes