Menu

Notas sobre o bloqueio econômico à Venezuela

Post retirado da página Política Econômica da Maioria – POEMA.  Transcrevemos a seguir nota elaborada por Pedro Santander para o CELAG / Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica em 31 de Outubro de 2018, e traduzida para o português por Fabricio Mendes da Silva. Para ler no original: https://goo.gl/Byf1jo “A imprensa mundial dedica todos os dias extensos espaços (de preferência manchetes […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Post retirado da página Política Econômica da Maioria – POEMA

Transcrevemos a seguir nota elaborada por Pedro Santander para o CELAG / Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica em 31 de Outubro de 2018, e traduzida para o português por Fabricio Mendes da Silva.

Para ler no original: https://goo.gl/Byf1jo

“A imprensa mundial dedica todos os dias extensos espaços (de preferência manchetes e colunas de opinião) para ressaltar todas a dificuldades pelas quais atravessa o povo venezuelano. Ao fazê-lo, sempre culpa a gestão do presidente, Nicolás Maduro. Jornalistas, escritores de opinião, cantores, atores, acadêmicos e políticos opinam com fruição nos principais veículos de comunicação sobre a Venezuela. Mas essa obsessão midiática com o país caribenho sempre oculta uma variável chave para qualquer análise minimamente rigorosa: o bloqueio.

Como tem ocorrido por décadas com Cuba, se julga e se critica o processo político e a situação venezuelana como se não existisse essa importante variável. Não é novidade que um país cujo governo tente fazer uma política interna e externa de maneira independente e que, ademais, pretenda uma crítica ao sistema capitalista seja brutalmente bloqueado. Ocorre com Cuba há mais de 50 anos. Ocorreu com Salvador Allende que, desde o início de seu mandato, teve que lidar com um bloqueio econômico internacional que impulsionou o congelamento das vendas de cobre no exterior. De fato, em seu discurso de dezembro de 1972 perante a ONU, Allende denunciou ‘o bloqueio financeiro e econômico exercido pelos Estados Unidos’. O mesmo fez esse ano o presidente Maduro na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

A estratégia é a mesma: bloquear política e economicamente os países dissidentes (ou seja, soberanos) e ocultar midiaticamente o bloqueio, assim como suas consequências, ante a opinião pública mundial. É o que passa em Cuba, ocorreu no Chile e o que sucede na Venezuela.

Entretanto, em cada caso o bloqueio adquire expressões e modalidades particulares. Para o caso da Venezuela podemos distinguir quatro: 1) bloqueio através de decretos extraterritoriais; 2) bloqueio através de intermediários; 3) bloqueio mediante agencias de classificação de risco; e 4) bloqueio informativo impulsionado pelas corporações midiáticas.

A primeira modalidade se formalizou em 9 de março de 2015, quando Barack Obama assinou um decreto executivo que declarou a Venezuela como uma ‘ameaça inusual e extraordinária’. Literalmente, este decreto disse: ‘Por meio da presente, informo que emiti uma ordem executiva declarando uma emergência nacional com respeito à ameaça inusual e extraordinária para a segurança nacional e à política exterior dos Estados Unidos representada pela situação na Venezuela’. Essa ordem executiva foi se estendendo no tempo e ampliando seus efeitos. Em maio de 2018, Donald Trump, em resposta à insolência chavista de convocar (uma vez mais) as eleições, decretou sanções do Departamento do Tesouro para proibir a compra, por parte de cidadãos estadunidenses, de qualquer dívida do Governo da Venezuela, incluídas as contas a serem cobradas. Estas sanções incluem o Banco Central e a estatal petroleira PDVSA. Hoje, a Venezuela não pode fazer uso do Dólar como moeda internacional, nem pode negociar nenhuma transação internacional através dessa divisa. Isso implica a impossibilidade de negociar a dívida externa, já que a maioria dos contratos da dívida pertencem à jurisdição estadunidense.

Nessa linha, grande parte do sistema financeiro internacional veio propiciando, nos últimos anos, um esquema de bloqueio para as operações financeiras da Venezuela. Sucederam-se cancelamentos unilaterais de contratos do correspondente bancário do Citibank, Comerzbank, Deutsche Bank, etc. Desde julho de 2017, o agente de pagamentos do bônus emitidos pela PDVSA, Delaware, informou que seu banco correspondente (PNC Bank) nos Estados Unidos se negava a receber fundos provenientes da estatal petroleira.

A segunda forma, o bloqueio mediante intermediários, é uma expressão própria destes tempos. O objetivo é evitar que qualquer intermediário que realiza transações com a Venezuela leve-as a cabo, impedindo toda interação e relacionamento da Venezuela com empresas dos Estados Unidos. E não só desse lugar: o Novo Banco (Portugal) notificou, em agosto de 2017, a impossibilidade de realizar operações em dólares com instituições públicas venezuelanas por bloqueio de intermediários. Se impede, assim, que os intermediários de pagamento atuem, bloqueando qualquer ação de pagamento. Esta modalidade teve consequências humanitárias, tanto que ficaram afetadas, por exemplo, as compras de medicamentos e de alimentos.

Em 2017, 300 mil doses de insulina pagas pelo Estado venezuelano não chegaram ao país porque o Citibank boicotou a compra deste insumo. O banco estadunidense se negou a receber os fundos que a Venezuela estava depositando para pagar a importação deste imenso carregamento, necessário para os pacientes com diabetes. Em consequência, a insulina ficou paralisada em um porto internacional, apesar de existirem os recursos para adquirir o medicamento. A isso se soma que o laboratório colombiano BSN Medical impediu a chegada de um carregamento de primaquina, medicamento usado para tratar a malária. Um total de 23 operações no sistema financeiro internacional foram devolvidas (entre elas 39 milhões de dólares para alimentos, insumos básicos e medicamentos). Finalmente, desde novembro do ano passado, 1,650 bilhão de dólares da Venezuela destinados à compra de alimentos e medicamentos ficaram sequestrados por parte da empresa de serviços financeiros Euroclear, em cumprimento das sanções do Departamento do Tesouro dos EUA.

O bloqueio de intermediários não só afeta as operações financeiras. Também afeta a mobilidade dos venezuelanos nos mais diversos âmbitos. Desde 2014 se foram da Venezuela Air Canada, Tiara Air, Alitalia, Gol, Lufthansa, Latam Airlines, Aero México, United AirLines, Avianca, Delta Airlines, Aerolíneas Argentinas, etc. É cada vez mais difícil chegar pela via aérea na Venezuela.

Também as agências de viagem se unem ao cerco. Por exemplo, 15 boxeadores venezuelanos não puderam se apresentar no evento classificatório para o Jogos Centro-americanos e do Caribe 2018 (CAC), devido à impossibilidade de chegar a um acordo com as agências, as quais puseram várias limitações, entre elas, o preço da passagem: este passou de 300 a 2.100 dólares por pessoa quando a empresa se inteirou que se tratava do translado da Federação Venezuelana de Boxe. Quando, então, um agente privado ofereceu um voo charter para transportar a equipe, Colômbia e Panamá não autorizaram o uso de seus espaços aéreos, então o México também decidiu se negar a ceder seu espaço para voo. Antes havia ocorrido uma situação similar com a seleção feminina de voleibol. Este ano, a Guatemala negou vistos para a seleção de rugby venezuelana participar do Sulamericano e, também, à seleção nacional de luta para o Campeonato Pan-americano.

Também se bloqueou as expressões culturais: no começo do ano, o banco italiano Intensa Sanpaolo bloqueou os recursos para a participação do pavilhão da Venezuela na XVI Bienal de arquitetura de Veneza. Isso foi classificado como um ‘crime cultural’ pelo Ministro Ernesto Villegas que conseguiu, depois de árduas negociações e denúncias, romper esse cerco.

E não só vemos travas para que manifestações culturais e esportivas venezuelanas saiam para o exterior e representem seu país, posto que o boicote também opera de modo inverso: artistas e esportistas de outros países se negam a ir à Venezuela e, com autoconfiança, falam sobre o governo venezuelano e do chavismo. Talvez Miguel Bosé e Jaime Bayly são os exemplos mais grotescos nesse sentido. Este boicote cultural e esportivo é muito efetivo no momento de incidir na opinião pública mundial e uma poderosa ferramenta para a construção de um sentido comum negativo para Venezuela, devido à popularidade de gente como Miguel Bosé, Alejandro Sanz, Kevin Spacey, Gloria Stefan ou Francisco Cervelli (receptor dos Pittsburg Pirates) que disseminam propaganda negativa, em um contexto de bloqueio multidimensional.

A terceira modalidade se expressa por meio da arbitrária e injusta classificação de risco que produzem as agências. O Risco País (RP) outorgado pelas agências de classificação é improcedente se observamos o cumprimento da Venezuela com o pagamento da dívida externa. Nos últimos quatros anos a República tem honrado seus compromissos de pagamento em um total de 73,359 bilhões de dólares. Não obstante, o RP continua subindo. Como denuncia o economista Alfredo Serrano, ‘são 32 meses nos últimos 14 anos em que o RP contra Venezuela subiu, apesar do incremento do preço do petróleo. Na atualidade, o RP, dado pelo JP Morgan (EMBI +), se encontra em 4.820 pontos, ou seja, 38 vezes mais do que dão para o Chile, mesmo quando este país tem uma proporção de dívida/PIB similar ao venezuelano. Tudo isso encarece e praticamente impede qualquer possibilidade de obtenção de crédito’.

Estes três bloqueios estão tingidos de cinismo e paradoxos: enquanto que, por um lado, a imprensa mundial denuncia ‘fome e crise humanitária’ na Venezuela, por outro, em ação coordenada, países e instituições pró-estadunidenses bloqueiam o ingresso de medicamentos e alimentos no país. Enquanto o Grupo de Lima, Estados Unidos e a União Europeia mostram consternação pela imigração venezuelana, as linhas aéreas desses mesmos países abandonam o território. E, mesmo cumprindo com os pagamentos, aumenta o risco país.

É uma absurda inversão da realidade. Entretanto, por muito absurda que seja, se sustenta ideologicamente graças à quarta modalidade de bloqueio: o midiático. Este bloqueio também é muito paradoxal, pois a Venezuela é o país de que mais falam os meios de comunicação das corporações internacionais. Se trata, pois, de um ‘bloqueio ruidoso’, diferente, por exemplo, do bloqueio silencioso que há a respeito de Guantánamo, dos massacres no Iêmen e Palestina ou dos constantes assassinatos de jornalistas no México. Pelo contrário, com a Venezuela há abundância informativa, continuidade da agenda de escândalo e banquete verborrágico.

Efetivamente, durante o ano de 2017, sobre uma amostra de 90 meios de comunicação estadunidenses, se contabilizaram 3.880 notícias negativas sobre a Venezuela, quer dizer, uma média diária de 11, encabeçadas pela Bloomberg e o Miami Herald. Enquanto as agências Reuters e AFP juntas reúnem 91% das notícias negativas. Por sua vez, o diário El País da Espanha mencionou a Venezuela em, pasmem, 249 das 365 edições de 2017, quase todos os dias e sempre negativamente. E se isso parece exagero, falta o adjetivo adequado para qualificar a cadeia alemã Deutsche Welle (DW): essa publicou 630 notícias sobre o presidente Maduro, quase 2 diárias! Para o caso da imprensa latino-americana são os meios do México, Colômbia e Chile (quer dizer, os principais integrantes da Aliança do Pacífico), os que mais e com menor rigor jornalístico informam: 4.200 notícias negativas apareceram no México em 2017, 3.188 na Colômbia e 3.133 no Chile.

NENHUMA MENÇÃO AO BLOQUEIO!!!

O cerco midiático opera gerando imenso ruído e, dessa vez, invisibilizando tanto o bloqueio como o povo chavista. Ambos não existem nos meios das corporações e, ao não existir, a opinião pública mundial, que majoritariamente acessa a informação sobre a Venezuela através da agenda informativa hegemônica, é inclinada a formar uma visão tendenciosa da realidade.

Essa é a formula do bloqueio atual, impulsionado pela política externa dos Estados Unidos contra os países periféricos que, como a Venezuela, buscam construir com soberania seus próprios caminhos. Podemos ver uma continuidade com os casos de Cuba e Chile durante o século XX, mas também vemos traços característicos do século XXI e desta etapa do imperialismo.”

Apoie o Cafezinho

Vinicius Costa Martins

Vinicius Costa Martins é jornalista formado pela ESPM/SP

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nicolas

31/01/2019 - 10h27

O Sr. De Zayas, ex-secretário do Conselho de Direitos Humanos da ONU (HRC) e especialista em direito internacional, falou ao The Independent após a apresentação de seu relatório da Venezuela ao CDH em setembro. Ele disse que, desde a sua apresentação, o relatório foi ignorado pela ONU e não provocou o debate público que ele acredita que merece.

“As sanções matam”, disse ele ao The Independent, acrescentando que elas recaem sobre as pessoas mais pobres da sociedade, causando a morte por meio de escassez de alimentos e remédios, levando a violações dos direitos humanos e visando coagir a mudança econômica em uma “democracia irmã”. ”

Em sua missão ao país no final de 2017, ele descobriu que a dependência excessiva do petróleo, a má governança e a corrupção atingiram duramente a economia venezuelana, mas disse que a “guerra econômica” praticada pelos EUA, UE e Canadá são fatores significativos na economia. crise econômica.

https://www.independent.co.uk/news/world/americas/venezuela-us-sanctions-united-nations-oil-pdvsa-a8748201.html

As sanções são parte de um esforço dos EUA para derrubar o governo venezuelano e instalar um regime mais favorável aos negócios, como foi feito no Chile em 1973 e em outras partes da região, disse De Zayas.

“Vi isso acontecer no Conselho de Direitos Humanos, como os Estados Unidos torcem os braços e convence os países a votarem do jeito que querem que votem, ou haverá consequências econômicas, e essas coisas não estão refletidas na imprensa” o ex-funcionário de alto escalão da ONU disse ao The Independent.

Troika

31/01/2019 - 09h50

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução, convocando os Estados membros da UE a reconhecer o autoproclamado presidente interino Juan Guaido como chefe do país.

Paulo

30/01/2019 - 18h38

Por todas as nossas opções, na vida, há um preço a pagar. O bolivarianismo é uma aberração política e econômica. A Venezuela deve voltar à democracia liberal e aí encontrar seu caminho. Realizem eleições livres e supervisionadas por Organismos internacionais! Se, nesse contexto, o povo venezuelano escolher Maduro, eu dou a mão à palmatória…

    ari

    30/01/2019 - 19h07

    Vou dar-lhe o benefício da dúvida
    As eleições para presidente tiveram a participação de mais de 200 observadores internacionais, inclusive brasileiros e o ex-primeiro ministro espanhol, que atestaram a lisura do pleito. Detalhe: um candidato da oposição teve boa votação. O restante, sabendo que seriam derrotados, não participaram do pleito. O sistema eleitoral do país talvez seja o mais perfeito do mundo, com biometria e impressão do voto, sendo que 10% das urnas são auditadas. Independente de tudo isto porém, só a atitude dos USA me faria ficar ao lado dos venezuelanos. Finalmente, os bloqueios são apenas um dos aspectos do problema. Mas aí já é com vc pesquisar. A propósito, seria bom que agora vc falasse de nossa eleição, essa sim, uma fraude

      Paulo

      30/01/2019 - 22h11

      A maioria dos países ocidentais, de tradição democrática, apoiam Guaidó. Eu não creio que um presidente legislativo deva assumir um governo, assim, sem mais nem menos. Seria igualmente ilegítimo. Convocar novas eleições é a única maneira de Maduro se legitimar (ou a oposição). Seria um xeque-mate que ele daria no rol de países reticentes, se ganhar. Se perder, que saia de cena e vá cuidar da vida, em outro país, talvez, se teme retaliações (e concordo que ele tenha razões para temê-las). Sairia com honra, pois evitaria derramamento de sangue de seu povo. Por que tanto medo? A situação é insustentável e esse apoio que vocês dão ao chavismo vai resultar em muito sofrimento para o povo venezuelano. Já está, aliás…pense nisso! O combate ao imperialismo se dá em muitas frentes – e não apenas ao imperialismo americano…às vezes, ademais, é preciso recuar um passo para dar dois adiante (Lênin). É preciso evitar a intervenção americana a todo custo (intervenção militar). Ela vai contra todos os nossos interesses geo-políticos na América Latina, a longo prazo, e abriria um precedente perigosíssimo, inclusive para nós.

        João do Amor Divino de Santanna e Jesús

        31/01/2019 - 10h32

        Nós quem cara pálida?
        A intervenção será detida pela mobilização gigantesca que está tendo em toda Venezuela a favor do Maduro. E a esta nos somaremos em solidariedade em toda América Latina e no mundo, dia 8 de fevereiro nos Consulados e Embaixadas.Isso que te preocupa, por isso vc entra aqui querendo convencer esquerdinha fraco com mentiras.
        Estados Unidos pode até entrar na Venezuela o problema vai ser sair.
        Tentem a sorte!

          Paulo

          31/01/2019 - 10h50

          Não passarão?

          João do Amor Divino de Santanna e Jesús

          31/01/2019 - 11h07

          Brasil não é Venezuela, nem o chavismo é o petismo. É bom que vc tenha bem claro isso.
          Os venezuelanos estão armados.
          Tenta tirar Maduro com 1 milhão de pessoas cercando Miraflores, vai jogar bomba na cabeça de tudo mundo. Tentem, tentem..

          Miguel

          31/01/2019 - 13h59

          Ué, mas a esquerda náo é contra a posse de armas na população?

        euclides de oliveira pinto neto

        02/02/2019 - 11h59

        Você está muito equivocado. A “grande maioria das nações ocidentais” são vassalos dos sionistas khazarians, donos do dólar, da imprensa, do FMI, BANCO MUNDIAL, OCDE e outros órgãos criados para instituir o Governo Mundial, controlado pela canalha. Somente após a II Guerra Mundial (promovida pelos canalhas), os USA Inc., arrendatária das colonias inglesas situadas na América do Norte, já promoveram todo tipo de guerras, revoluções, invasões e outros tipos de agressão, visando remover governos democraticamente eleitos, que não aceitaram a submissão aos interesses da canalha, em todos os continentes. São mais de 50 eventos, com a finalidade de apoderarem-se de recursos minerais, que passaram a ser controlados pela canalha. Muitos milhões de mortos e feridos, fora a destruição de grande parte da infra-estrutura desses países e perdas economicas gigantescas. Existem mais de 870 bases militares permanentes dos USA Inc. espalhadas em todos os continentes. O que está ocorrendo na Venezuela pode e deve ser evitado, como foi feito na Siria. Os vassalos ligados à canalha são covardes por tentarem legitimar uma agressão visível. Basta refletir que você chegará à mesma conclusão. A grande maioria dos países do mundo estão determinados a encerrar essa fase do “império” e viverem de acordo com suas tradições e seus anseios. Não dá mais para recuar. É preferível a morte à uma vida sem liberdade. Se alguém tiver que morrer, que sejam os bandidos.

    Nelson

    01/02/2019 - 20h34

    “O bolivarianismo é uma aberração política e econômica”.

    O que você – sabujamente, como quer o Sistema de Poder que domina os EUA – afirma ser uma aberração destina mais de 74% do orçamento nacional ao social, ou seja, ao povo venezuelano. Mesmo com a crise brutal em que o país está mergulhado.

    O Brasil, que tem uma “democracia liberal”, como tu queres, destina mais de 45% do orçamento nacional para o pagamento de juros da dívida pública, somente dos juros. Percentual absurdo do suor do povo brasileiro que vai ser absorvido por um punhado de rentistas, deixando dezenas de milhões sem saúde, sem educação, sem moradia, sem emprego, sem uma vida minimamente digna.

    Qual sistema mesmo pode ser qualificado de aberração, meu chapa?

ari

30/01/2019 - 18h13

Salvo engano meu, é a primeira vez que o bloqueio contra o povo venezuelano é colocado de forma tão clara, mesmo na mídia progressista. Infelizmente grande parte da própria esquerda brasileira está se colocando contra esse país, inclusive parcela do PT, o que na prática implica em endossar a política do imperialismo americano.e do governo Bolsonaro, haja vista, por exemplo, as críticas à ida da Presidente do PT à posse do Maduro. Parabéns ao jornalista!

    Nelson

    01/02/2019 - 23h15

    Pois é, meu caro Ari. Não é a primeira vez que o Sistema de Poder que domina os Estados Unidos age assim contra um outro país. São inúmeros os casos de intervenção e patrocínio de golpes de Estado e de mortandades as mais horrendas.

    Mas, parte significativa da nossa esquerda [sic] faz de conta que não conhece os fatos e, acredito que seja só por desejo de bajular tal Sistema, se põe a criticar abertamente a Nicolás Maduro e a exigir novas eleições. Essa esquerda finge esquecer das 25 consultas populares que o país teve nos últimos vinte anos.

    Maduro tem que ser cobrado? Não tenho a mínima dúvida. Tem que ser cobrado com firmeza. Principalmente por ter desviado do caminho revolucionário proposto por Hugo Chaves e por ser frouxo contra a corrupção.

    Porém, essa lenga lenga de exigir democracia, quando a Venezuela está sendo atacada por todos os lados e submetida a uma guerra econômica cruel, é jogar água no moinho dos EUA. Até porque quem está sendo atacado, verdadeiramente, quem está sofrendo sob este ataque brutal, é o povo venezuelano. Os EUA estão usando do terrorismo para fazer o povo venezuelano desistir de sua tentativa de seguir um caminho alternativo, um caminho próprio, de construir um país a sua feição.

    Como afirma, acertadamente, o Breno Altman, o que está em jogo neste momento não é o julgamento do governo de Maduro. O que está em jogo é o direito, inalienável, dos povos à soberania e à autodeterminação.

    Mais uma vez o governo dos EUA deixa explícito seu enorme desprezo pelos direitos dos povos e pela democracia.


Leia mais

Recentes

Recentes