Menu

Ciro conclama imprensa a não abandonar temas como Brumadinho e Queiroz

O ex-ministro Ciro Gomes esteve em São Paulo nesta segunda-feira, onde deu palestra no IREE, Instituto para Relações entre Estado e Empresa. A Carta Capital fez uma reportagem sobre o evento, que segue abaixo. Ciro deu também entrevista coletiva em que pediu à imprensa que não deixe os assuntos pela metade. Cobrou mais reportagens sobre […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O ex-ministro Ciro Gomes esteve em São Paulo nesta segunda-feira, onde deu palestra no IREE, Instituto para Relações entre Estado e Empresa. A Carta Capital fez uma reportagem sobre o evento, que segue abaixo.

Ciro deu também entrevista coletiva em que pediu à imprensa que não deixe os assuntos pela metade. Cobrou mais reportagens sobre Brumadinho, terrível tragédia que matou centenas de pessoas em Minas Gerais, e também sobre Queiroz, o assessor de Flavio Bolsonaro, senador, que recebeu e fez depósitos suspeitos, inclusive na conta da mulher de Jair Bolsonaro.

Reportagem da Carta Capital sobre a palestra de Ciro:

POLÍTICA
‘Elegeram um adolescente tuiteiro’, diz Ciro Gomes sobre Bolsonaro
POR THAIS REIS OLIVEIRA
11 DE MARÇO DE 2019

Em evento em São Paulo, o candidato derrotado do PDT afirmou que a oposição está presa em ‘rosa, azul e mamadeiras’

Em São Paulo para uma série de eventos, Ciro Gomes foi saudado como único candidato que, em todas as simulações de segundo turno, derrotaria Jair Bolsonaro. Mas declinou do elogio. “O que eu quero agora é voto”, brincou. Apesar do aceno, o candidato derrotado do PDT preferiu não cravar suas ambições para 2022.

Perguntado se vai ou não concorrer à presidências nas próximas eleições, ele baixou o tom. “Vou pensar antes 100 vezes.” Mas prometeu “lutar muito” e manter o estilo combativo que divide opiniões à esquerda e à direita. “Se meu partido quiser que seja, eu acabo adquirindo o entusiasmo que nunca me faltou. Mas eu não vou agir com a prudência de candidato”, disse.

Ciro não economizou nas críticas à oposição. Para o pedetista, a inteligência brasileira está “presa em rosa e azul, em mamadeiras”, enquanto assuntos como o laranjal do PSL e a tragédia de Brumadinho sumiram dos jornais em meio aos factoides e gafes do presidente. “Elegeram um garoto de 13 anos. Um adolescente tuiteiro.”

Presidenciável ou não, o candidato derrotado do PDT falou sobre Reforma da Previdência, carga tributária, e detalhou o que pensa para o futuro do Brasil. O evento foi promovido pelo Iree (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa).

Ciro insistiu na necessidade de um novo ciclo de industrialização, que supere a dependência de investimento estrangeiro e satisfaça o perfil de consumo das famílias. “É a ilusão que vamos pagar esse modo de consumo moderno com feijão, soja, milho e carne in natura. Essa conta não fecha.” Seu projeto, diz, é baseado em três eixos: indústria da saúde, agronegócio e defesa.

O pedetista saiu em defesa dos subsídios ao agronegócio e fez previsões catastróficas sobre o futuro do setor sob a doutrina ultraliberal de Paulo Guedes. “Guedes acha que qualquer subsídio é perversão. Vai quebrar o agronegócio brasileiro em 24 meses por pura interdição mental”, disse, citando as exportações de soja para a China. “Caiu pela metade por causa esse bando de boçais que está brincando de governar”.

Ele também criticou a conivência dos militares com a fusão entre a Embraer e a Boeing, que dará à americana o controle de 80% do capital de um novo grupo, líder na fabricação de aviões comerciais. “Compraram a Embraer para fechar, e esses canalhas que estão no governo, inclusive os militares, disseram amém.”

Previdência

Ciro confirmou a posição do PDT em participar da comissão que vai discutir a Reforma da Previdência na Câmara, e adiantou a posição do partido: “Nosso papel é conter danos, minimizar os prejuízos para os mais pobres, as mulheres, para os professores, policiais, para quem trabalha em áreas insalubres.” E alfinetou os parlamentares do PT. “Se o PT não vai para a comissão, o PDT vai. O quanto pior, melhor, não nos interessa.”

A ausência dos militares no texto enviado ao Congresso foi criticada. Segundo ele, não há como pedir sacrifícios dos mais pobres se a PEC não contempla o judiciário e as Forças Armadas. “99% do oficialato superior brasileiro se aposenta com menos de 55 anos. O salário judiciário é de 18.800 reais. Cadê a previdência pra eles?”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roque

12/03/2019 - 10h00

Palavras do Cirão da Massa, ” Gleisi é uma bandida. Ela e seu marido fazem parte de uma quadrilha”. ” Lula virou um caudilho corrompido, vai mofar na cadeia”. Mete a vara com pressão nestes bandidos Cirão!!!

Justiceiro

12/03/2019 - 09h34

Entrevista boa do Cirão foi a que el deu ao Valor.

Alguns trechos:

O jornal perguntou:

“O senhor diz que Gleisi pertence a uma quadrilha?”

Ele respondeu:

“Sim, não tenho dúvida. Ela é a chefe. Ela e o marido estão enrolados em tudo. Se quiserem me processar, já estou acostumado.
******************
P: Se o preço para a unificação da esquerda for o senhor aderir ao Lula livre, o senhor está fora?

R: Estou. Lula virou um caudilho sul-americano corrompido.
********************

Petistas já podem cortar o pulso

Huashuashuashuashuashuasu

Dá-lhe coronel!!!!!!

Garibaldi

12/03/2019 - 08h41

Continue a luta Ciro, o Brasil precisa de você, e de Miguel do Rosário, entre outros. Estamos num mato sem cachorro, sem forças armadas, sem judiciário, sem imprensa, sem parlamento.

Zé Maconha

12/03/2019 - 00h59

Parafraseando o vovô Simpson.
Tudo que o Ciro diz ou é óbvio ou é errado.

Paulo

11/03/2019 - 22h09

Da minha parte, eu acho que deveriam investigar, também, os “assessores parlamentares” de Bolsonaro, ao longo de seus 28 anos de mandatos parlamentares, sob duplo aspecto: o possível não-repasse integral dos subsídios, o que constituiria crime de concussão; e a afronta ao princípio da moralidade administrativa, que, além de autorizar processo ressarcitório do Erário, poderá eventualmente se constituir em agravante do crime aludido…

kalifa

11/03/2019 - 21h43

Ciro acerta em cheio quando cobra a TED, dito empréstimo, para o Queiroz. Onde está o documento? A blindagem à primeira dama. O tempo está passando e as explicações devidas ainda não existem. Garoto de 13 anos foi ótimo!Define bem o papel que ele exerce via Twitter . Tb define o papelão inconsequente e perigoso em momento crítico ao país, a farsa da “ajuda humanitária” à Venezuela. Agiu como adolescente.

    Nostradamus ( bacia & banquinho )

    12/03/2019 - 08h31

    Grande ofensa aos nossos adolescentes tão abandonados! Aos nossos adolescentes tão massacrados. Aos nossos adolescentes que são instigados por este criminoso a cortar a página da cartilha da vacinação que trata das doenças sexualmente transmissíveis. Um menino de 13 anos não é louco, necrófilo, nem traidor da pátria! E a mídia não precisa de conclamações. Está no caminho certo. Defender a reforma ele também. Sobre a Mariele está sempre batendo. Hoje prenderam dois policiais. Um era miliciano que morava no condomínio do Bolsonaro. E agora ? Ciro não quer perder votos bolsonaristas. Um anjo de 13 anos… elogio, isso. Pensa que somos burros. Ou pensa que é inteligente.

Sérgio Araújo

11/03/2019 - 21h20

“Tiro” é a Marina que deu certo !! Kkkk

Vai perder até pro Amoedo na próxima rodada.

Alan Cepile

11/03/2019 - 21h01

Ciro cirúrgico mais uma vez.

    Rafael

    11/03/2019 - 21h08

    CIRO CONCLAMA IMPRENSA A ABANDONAR TEMAS COMO ELISÂNGELA BARBIERE , QUE GANHANDO APENAS 5 MIL MENSAIS , MOVIMENTOU 25 MILHÕES ( ELA É ASSESSORA DO DEPUTADO PETISTA NO RIO , ANDRÉ CECILIANO ) E TEMAS COMO O CASO DE CORRUPÇÃO DE CID GOMES , QUE SÓ LIBEROU CRÉDITOS DEVIDOS PELO GOVERNO DO CEARÁ À JBS MEDIANTE PAGAMENTO DE PROPINA. Ciro, cirúrgico como sempre ! kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes