Live do Cafezinho (18h): a juventude na política na era Bolsonaro

FSB/Veja: há mais eleitores de esquerda do que de direita

Por Redação

06 de dezembro de 2019 : 12h12

Confira aqui nossas análises da pesquisa FSB/Veja:

  • Análise de projeções de 1º turno.
  • Análise de projeções do 2º turno.
  • Análise da popularidade e rejeição dos principais candidatos.
  • Análise das avaliações do governo.
  • Análise da pesquisa dos espectros ideológicos.

A pesquisa FSB/Veja trouxe uma novidade: um espectro ideológico dos eleitores brasileiros. Com uma nota de 0 a 10, sendo 0 mais à esquerda, e 10 mais à direita, a pesquisa detectou que a nota média do eleitorado brasileiro é 4,8%, ou seja, exatamente no centro.

Ainda segundo a pesquisa, pode-se inferir que há 14% dos eleitores que se identificam com a “esquerda” (notas 0 a 2) e 10% que se identificam com a “direita” (notas 8 a 10). A centroesquerda atrai 19% do eleitorado, o mesmo percentual da centro-direita. A maioria do eleitorado, ou 39%, estaria posicionado no centro.

A pesquisa então fez uma série de cruzamentos de dados, relacionando as notas ideológicas com a opção eleitoral dos entrevistados.

Vale destacar que Jair Bolsonaro está à direita de todos os outros candidatos, inclusive de Sergio Moro, Luciano Huck e Dória.

Lula está ligeiramente à direita de Ciro Gomes, que por sua vez está encostado em Haddad (ambos mais à esquerda).

É curioso ainda notar que os eleitores mais de direita são os que vêem menos chances do Brasil ser governado por uma ditadura militar, embora sejam eles que mais admirem a ditadura como melhor forma de governo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta