Ato em defesa da imprensa

Novo relatório do IFI avalia riscos econômicos do coronavírus

Por Redação

16 de março de 2020 : 16h34

 A edição de março do Relatório de Acompanhamento Fiscal, publicação mensal do Instituto Fiscal Independente (IFI) traz comentários sobre os efeitos do coronavírus e da queda nos preços do petróleo sobre a economia brasileira.

 

Entretanto, o IFI ainda mantém uma projeção de crescimento do PIB, para 2020, de 2,2%, o que a esta altura é um otimismo irreal. 

 

De maneira geral, o IFI conclui que o vírus e o petróĺeo “causam deterioração das expectativas”, o que significa queda nos investimentos, que ficaram muito baixos em 2019. 

No jargão econômico, “investimentos” são chamados de “Formação Bruta de Capital Fixo”. No gráfico abaixo, é a linha azul escura, na parte inferior. Observe como os investimentos encerraram o ano passado com tendência de baixa, depois de uma leve recuperação nos primeiros trimestres. 

Nessa entrevista, o diretor do IFI comenta os números:

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta