Menu

Deputados driblam bolsonaristas e marcam reunião de urgência para enterrar voto impresso

A reunião ocorrerá nessa sexta-feira, às 15 horas, e o voto impresso deverá ser enterrado pela maioria esmagadora dos deputados da Comissão. Abaixo, uma contextualização das últimas malandragens bolsonaristas no debate sobre o voto impresso. *** Diante da possibilidade de derrota na Comissão da PEC 135, também conhecida como do Voto Impresso, os deputados bolsonaristas […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A reunião ocorrerá nessa sexta-feira, às 15 horas, e o voto impresso deverá ser enterrado pela maioria esmagadora dos deputados da Comissão.

Abaixo, uma contextualização das últimas malandragens bolsonaristas no debate sobre o voto impresso.

***

Diante da possibilidade de derrota na Comissão da PEC 135, também conhecida como do Voto Impresso, os deputados bolsonaristas tentaram uma malandragem: adiar a votação para depois de agosto.

Os bolsonaristas tinham um plano. Nesse período, eles mobilizariam sua base, disseminando a maior quantidade possível de fake news e teorias de conspiração, no esforço de promover a ideia de que as urnas eletrônicas não são confiáveis.

Nos últimos dias, a equipe da deputada Bia Kicis (PSL-DF) já postou 72 mensagens favoráveis ao voto impresso em seu grupo no Telegram.

O próprio presidente Jair Bolsonaro lidera a estratégia. Nos últimos dias, ele intensificou a campanha de deslegitimação do sistema eleitorado brasileiro, em seus discursos para motoqueiros e no cercadinho.

Bolsonaro tem vendido a teoria de que as altas autoridades judiciais do país conspiram para fraudar as eleições em 2022, para eleger Lula. A anulação dos processos do ex-presidente faria parte do “plano”.

Como ensina Bezerra da Silva, porém, malandro é malando, mané é mané.

Os partidos políticos não caíram nessa, e organizaram uma autoconvocação. Eles já haviam substuído vários membros da Comissão, com objetivo de derrotar o projeto. Querem pôr fim rápido e definitivo à campanha sórdida do governo de deslegitimar a credibilidade das urnas.

Dos 34 titulares da comissão, o requerimento de autoconvocação foi assinado por 21 deputados.

Em mensagem ao Cafezinho, o deputado Orlando Silva (PCdoB) disse que sua expectativa é de que os votos contrários ao Relatório do voto impresso cheguem a 23 votos.

A reunião deverá ser realizada nessa sexta-feira 16 de julho.

Orlando Silva fez um fio no Twitter em que explicita as razões pelas quais o projeto é pernicioso à democracia.

Para o deputado, trata-se de um “retrocesso sem paralelo”, que “abre as portas para toda a ordem de fraude eleitoral”,  “aumenta a instabilidade política do país”, e “representa uma terrível volta ao passado”.

Abaixo, o texto divulgado por Orlando Silva contra o voto impresso:

***

Voto impresso é uma terrível volta ao passado

Por Orlando Silva

Pelo substitutivo do relator, o eleitor vota na urna eletrônica, imprime o registro do voto e o deposita em outra urna, após conferi-lo. A apuração dos votos seria pelo voto impresso e, havendo divergência, o voto eletrônico seria desconsiderado. Um retrocesso sem paralelo.

O voto impresso não é para auditoria, mas para contagem a urna eletrônica viraria uma mera impressora do voto. A apuração seria realizada pelos mesários em cada uma das mais de 500 MIL SEÇÕES ELEITORAIS do país.

Não há comparação entre voto eletrônico e impresso, tornando letra morta todo o aparato de segurança das urnas eletrônicas. A higidez do processo eleitoral passa a ser de responsabilidade quase que exclusiva dos cerca de 1,8 milhões de mesários que manipulariam as impressões.

Se a proposta for adiante, evidentemente será um convite à fraude. Como evitar erros ou manipulações dolosas na contagem que envolve milhões de mãos?

Haveria ainda um óbvio atraso na divulgação dos resultados, aumentando a instabilidade política.

Também haveria filas intermináveis, já que seriam impressos e cortados cada voto do eleitor. Evidentemente isso estimula o aumento da abstenção.

Aumentaria os custos e os desafios logísticos para a realização das eleições.

Além disso, haveria que se movimentar enormes contingentes das forças armadas e de segurança pública para a guarda e transporte.

Por tudo isso e muito mais, como se vê, a proposta configura, na prática, a volta do voto em cédula, abre as portas para toda a ordem de fraude eleitoral e representa uma terrível volta ao passado.

VOTO IMPRESSO, NÃO!

Vamos enterrar esse projeto e será amanhã, na Comissão.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Valeriana

16/07/2021 - 07h45

O gado critica a ditadura em Cuba e pede ditadura aqui, problemas mentais graves.

Kleiton

16/07/2021 - 06h47

Os bolsoasnos estão tão desesperados que confundem exército com policia.

Daniel

15/07/2021 - 22h42

Quantas bobagens nesse texto por parte de quem nunca votou no papel…seria bom saber do que está falando antes de escrever tantas besteiras.

Galinzé

15/07/2021 - 22h40

“Haveria ainda um óbvio atraso na divulgação dos resultados, aumentando a instabilidade política.

Também haveria filas intermináveis, já que seriam impressos e cortados cada voto do eleitor. Evidentemente isso estimula o aumento da abstenção.

Aumentaria os custos e os desafios logísticos para a realização das eleições.

Além disso, haveria que se movimentar enormes contingentes das forças armadas e de segurança pública para a guarda e transporte.”

Nós países da Europa onde se vota no papel não há nada disso, são claras narrativas, falacias, blá blá bla inútil para tentar justificar uma posição claramente hipócrita.

William

15/07/2021 - 22h38

Transporte de que…?

Uma comissão de cada colegio faz a contagem e envia tudo por internet ao TSE.

Kleiton

15/07/2021 - 22h36

Para os asnos que não sabem e falam a toa…na Europa onde se vota no papel tem a Policia em todos ós colégios eleitorais.

    O Demolidor

    15/07/2021 - 23h20

    Aqui é Brasil….chamam milícia de polícia….

Gilmar Tranquilão

15/07/2021 - 18h20

“Exército fiscalizando as urnas” mas esse gado é retardado mesmo!! kkkkkkkkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes