Menu

Lavareda analisa última pesquisa do Ipespe

Por Antonio Lavareda Sobre a pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta, 26, cresce o pessimismo da opinião pública sobre a economia. Para 69% ela segue no “caminho errado”, enquanto que 22% acreditam que ele está no rumo certo. No final de outubro esses números eram, respectivamente, 67% e 24%. A pressão inflacionária sobre o orçamento doméstico […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Por Antonio Lavareda

Sobre a pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta, 26, cresce o pessimismo da opinião pública sobre a economia. Para 69% ela segue no “caminho errado”, enquanto que 22% acreditam que ele está no rumo certo. No final de outubro esses números eram, respectivamente, 67% e 24%.

A pressão inflacionária sobre o orçamento doméstico que não dá trégua e os altos e resilientes índices de desemprego, cujos sinais são captados na agenda da população para os presidenciáveis, estão no epicentro dessa percepção.

Sem a CPI da Covid-19, arrefece um pouco o noticiário negativo para o governo e melhora a avaliação do seu desempenho na Pandemia. A leitura da desfavorabilidade das notícias veiculadas na mídia on-line e off-line recuou de 59% para 53%.

As favoráveis tiveram pequena oscilação positiva, de 7% para 8%. E a neutralidade das mesmas passou de 24% para 31%. Associada a isso, a avaliação positiva do desempenho do Governo Federal no combate à pandemia evoluiu de 21% para 23% e a classificação “ruim”/“péssima” cedeu de 57% para 55%.

O volume das matérias negativas para o governo diminuiu naturalmente, sobretudo na mídia televisiva, sem as sessões da CPI transmitidas ao vivo com ampla repercussão.

Avaliação geral e aprovação do Governo Bolsonaro oscilam positivamente. O percentual dos que classificam como ótimo/bom vai de 24% a 25% e os que “APROVAM”, DE 30% A 31%. Independente do movimento ser reduzido e dentro da margem de erro, é plausível supor que ele de fato ocorreu, dado o contexto mencionado no tópico anterior.

A criação do Auxílio Brasil e a discussão sobre como viabilizá-lo jogam água no moinho da imagem do Presidente e do Governo. Vale notar que por enquanto a avaliação negativa continua no mesmo patamar medido no mês passado, 54% de “ruim/ péssimo”, mas a “desaprovação” diminuiu um ponto (64% para 63%).

Na corrida eleitoral, Moro chega a 11% e busca bolsonaristas arrependidos. O Presidente perde dois pontos na espontânea (de 24% para 22%) e três pontos na Lista 1 (de 28% a 25%). Da mesma forma, os candidatos da terceira via foram arranhados na chegada do ex-juiz, que agora ultrapassa Ciro (9%) na terceira posição. Mas, por enquanto, a situação dos dois líderes continua sólida. Somados, Lula e Bolsonaro têm 54% das intenções de voto espontâneas e 67% das intenções de voto estimuladas.

A distância no primeiro turno de Lula sobre Moro na Lista 1 é de 31 pontos e a do Presidente, 14 pontos. No segundo turno, o desempenho atual de Bolsonaro contra Lula (32% X 52%) é semelhante ao de Moro (34% X 51%), o que não estimula grandes movimentos de “voto estratégico”, popularmente chamado de “voto útil”, que esvaziariam as intenções de voto do incumbente em benefício do seu ex-ministro.

De qualquer forma, está claro que no roteiro da novela eleitoral de 2022 capítulos importantes serão reservados ao enfrentamento dos dois na disputa pelos corações e mentes dos 55% de eleitores (votos válidos) que definiram a

vitória quatro anos antes. Sem esquecer que essa fatia do eleitorado será acirradamente disputada, ademais, pelos outros nomes da chamada terceira via.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tiago Silva

27/11/2021 - 21h19

Isto é análise ou mera narração de dados divulgados?

Está parecendo aquele comentarista de partida de futebol que o máximo que faz é narrar o que vê na tela sem apontar tendências e nem definir opinião… talvez a única opinião seja uma torcida interna para que seu time ganhe com tapetão ou não.


Leia mais

Recentes

Recentes