Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Agência Senado

Comissão externa do Senado acompanhará situação de Petrópolis

Por Redação

17 de fevereiro de 2022 : 23h43

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (17) a criação de uma comissão temporária externa para acompanhar a situação de Petrópolis (RJ), cidade que atingida por uma enxurrada que matou mais de 100 pessoas. As buscas pelos mais de 140 desaparecidos na catástrofe continuam. Os senadores também fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

A iniciativa de criar a comissão externa partiu do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e teve apoio dos senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Romário (PL-RJ) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Para Wellington Fagundes, é importante dispor imediatamente de recursos no Orçamento para socorrer o município. O senador, porém, observou ser necessária uma política de Estado para garantir maior proteção em casos semelhantes, com medidas contínuas relacionadas à defesa civil.

Carlos Portinho lembrou que não há no Brasil treinamento para evacuar a população em caso de risco iminente, como ocorre em outros países, como o Japão. Para ele, a solução é contar com sistemas de monitoramento meteorológico.

— A comissão externa tem o propósito único de acompanhar a evolução do que ocorre e [e assim] poder, de forma propositiva, em 30 dias, oferecer algum encaminhamento de política pública necessária, não só a Petrópolis, não só à toda a região do Estado do Rio de Janeiro, à região serrana, mas também poderemos aproveitar para outras regiões serranas do nosso país — disse Portinho.

O senador Carlos Viana (MDB-MG) também destacou a necessidade de discussão para prevenção de novas tragédias e fazer planejamento para conviver com esses eventos climáticos. Ele ainda lembrou que as cidades da Zona da Mata mineira também estão passando por momentos difíceis com as chuvas.

Fonte: Agência Senado

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro