Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Fotos: Ricardo Stuckert - Clauber Cleber Caetano/PR

Nova pesquisa CNT/MDA confirma tendência de polarização entre Lula e Bolsonaro

Por Gabriel Barbosa

21 de fevereiro de 2022 : 11h51

Na manhã desta segunda-feira, 21, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou uma nova pesquisa presidencial que confirma a tendência de polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Na pesquisa estimulada, o líder progressista tem 42,2% contra 28% do inquilino do Planalto.

A pesquisa também confirma que o campo da chamada terceira via continua congestionado e com poucas chances de algum dos nomes decolar na disputa presidencial.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,7%, o ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos) com 6,4%, o governador João Doria (PSDB) com apenas 1,8% e o deputado federal André Janones (Avante) com 1,5%.

Já Simone Tebet (MDB) registra 0,6% e Felipe D’Ávila (Novo) com 0,3%. Vale ressaltar que todos os adversários de Lula somam, juntos, 45,3% contra 42,2% do ex-presidente. Com isso, a pesquisa ainda não detecta vitória em primeiro turno fora da margem de erro.

Outro ponto que vale destacar é que na pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2021, a distância de Lula para Bolsonaro era de 17,2 pontos percentuais. No levantamento divulgado nesta segunda, a margem caiu três pontos, e ficou com 14,2 pontos de distância.

No que diz respeito a segunda opção de voto, cerca de 31,2% dos eleitores de Lula declaram que Ciro Gomes (PDT) é o candidato alternativo caso o petista não entre na disputa. O pedetista também é cotado como segunda opção por 10,5% dos eleitores de Bolsonaro.

No campo da direita, outros 23,4% dos eleitores bolsonaristas depositam no ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) a segunda opção de voto. O ex-presidente Lula transfere 9% dos seus eleitores para Moro. Já 11,1% dos eleitores de Ciro Gomes também optam pelo ex-juiz como segunda opção.

O levantamento foi realizado entre 16 e 19 de fevereiro e ouviu 2002 pessoas presencialmente. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-09751/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Baixe a pesquisa completa clicando aqui

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

João Carlos

22 de fevereiro de 2022 às 08h50

Quem acredita nestas pesquisas, deve acreditar em papai Noel, Coelho da pascoa, etc… 😁😁😁😁

Responder

Jose

22 de fevereiro de 2022 às 08h02

Vamos ver na hora H quem é apoiador de ladrao fraudolento e quem é brasileiro na verdade.isto é fato.pesquisa fraudadas igual o ex presidente muito perderam mamatas

Responder

canastra

21 de fevereiro de 2022 às 19h31

Se a Faria Lima encomendar uma pesquisa Lula ganha no primeiro turno.

Responder

Alexandre Neres

21 de fevereiro de 2022 às 13h44

E o marreco segue sua sina ladeira abaixo.

Agora foi ultrapassado pelo Cirão da Massa em velocidade lenta.

Gilmar Mendes falou com todas as letras para a presidente do Podemos que Serjo Morto é agente da CIA. Depois de ter sido ministro do desgoverno que contribuiu sobremaneira pra eleger, arrumou uma sinecura na A&M. É muita bandeira!

Acho que não dá mais pro marreco concorrer ao Senado. Só se elege como deputado federal. Contudo, pode acabar na panela. Quén!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro