Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagens: Divulgação

A articulação que pode “aproximar” Lula e ACM Neto na Bahia

Por Gabriel Barbosa

16 de março de 2022 : 21h37

Após deixar a base aliada do governador da Bahia, Rui Costa (PT), o cacique do Progressistas no estado, vice-governador João Leão (PP), deve conversar presencialmente com o ex-presidente Lula (PT), em São Paulo.

O encontro entre os dois poderá ocorrer já nos próximos dias, após Lula voltar de Curitiba, onde vai participar do ato de filiação do ex-senador Roberto Requião (PR), ao PT, nesta sexta-feira, 18.

Vale ressaltar que será a primeira vez que Leão e Lula vão conversar pessoalmente após a desistência de Jaques Wagner (PT) em concorrer ao governo baiano, que consequentemente resultou na permanência de Rui, no Palácio de Ondina, até o dia 31 de dezembro.

Na Bahia, o PP era o principal aliado do PT, mas após entregar os cargos e anunciar a saída da base aliada local, o partido comandado por João Leão deve confirmar justamente nesta sexta o apoio a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), ao governo do estado.

O cenário montado entre as lideranças pepistas é que o próprio vice-governador baiano anuncie sua candidatura ao Senado Federal pela chapa de Neto.

Além disso, Leão deve comunicar a Lula que sua candidatura a Casa Alta não será hostil ao petista, pelo contrário, será receptiva, e que um pacto de não agressão com o PP baiano será necessário para que o ex-presidente consiga manter uma boa relação com a bancada do partido no seu provável terceiro governo.

Outro ponto que vai ser abordado na conversa é a possível condição de neutralidade de Lula na disputa pelo governo da Bahia.

Na prática, a condição também caberia a própria candidatura de Neto, que apesar de manter um grupo de oposição local ao PT, já sinalizou que não deve engrossar o discurso contra “ninguém” a nível nacional e que vai governar o estado, caso seja o vencedor, independente de quem seja o presidente da República.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos

17 de março de 2022 às 21h12

Com certeza o A.C.M.Neto , vai se acertar e vai ser apoiado pela a aliança na Bahia e o seu apoio ao Lula.

Responder

carlos

17 de março de 2022 às 10h55

Eu sou mais A .M.Neto porque ele sabe e não precisa ser um economista, pra saber que uma vitória de bolsonaro vai inviabilizar o estado brasileiro, arruinar a economia. Mas ele não vai apoiar a ruína do país nem do povo brasileiro. É chegado a hora de salvarmos o povo brasileiro dessa maldade.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro