Menu

A articulação que pode “aproximar” Lula e ACM Neto na Bahia

Após deixar a base aliada do governador da Bahia, Rui Costa (PT), o cacique do Progressistas no estado, vice-governador João Leão (PP), deve conversar presencialmente com o ex-presidente Lula (PT), em São Paulo. O encontro entre os dois poderá ocorrer já nos próximos dias, após Lula voltar de Curitiba, onde vai participar do ato de […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagens: Divulgação

Após deixar a base aliada do governador da Bahia, Rui Costa (PT), o cacique do Progressistas no estado, vice-governador João Leão (PP), deve conversar presencialmente com o ex-presidente Lula (PT), em São Paulo.

O encontro entre os dois poderá ocorrer já nos próximos dias, após Lula voltar de Curitiba, onde vai participar do ato de filiação do ex-senador Roberto Requião (PR), ao PT, nesta sexta-feira, 18.

Vale ressaltar que será a primeira vez que Leão e Lula vão conversar pessoalmente após a desistência de Jaques Wagner (PT) em concorrer ao governo baiano, que consequentemente resultou na permanência de Rui, no Palácio de Ondina, até o dia 31 de dezembro.

Na Bahia, o PP era o principal aliado do PT, mas após entregar os cargos e anunciar a saída da base aliada local, o partido comandado por João Leão deve confirmar justamente nesta sexta o apoio a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), ao governo do estado.

O cenário montado entre as lideranças pepistas é que o próprio vice-governador baiano anuncie sua candidatura ao Senado Federal pela chapa de Neto.

Além disso, Leão deve comunicar a Lula que sua candidatura a Casa Alta não será hostil ao petista, pelo contrário, será receptiva, e que um pacto de não agressão com o PP baiano será necessário para que o ex-presidente consiga manter uma boa relação com a bancada do partido no seu provável terceiro governo.

Outro ponto que vai ser abordado na conversa é a possível condição de neutralidade de Lula na disputa pelo governo da Bahia.

Na prática, a condição também caberia a própria candidatura de Neto, que apesar de manter um grupo de oposição local ao PT, já sinalizou que não deve engrossar o discurso contra “ninguém” a nível nacional e que vai governar o estado, caso seja o vencedor, independente de quem seja o presidente da República.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

17/03/2022 - 21h12

Com certeza o A.C.M.Neto , vai se acertar e vai ser apoiado pela a aliança na Bahia e o seu apoio ao Lula.

carlos

17/03/2022 - 10h55

Eu sou mais A .M.Neto porque ele sabe e não precisa ser um economista, pra saber que uma vitória de bolsonaro vai inviabilizar o estado brasileiro, arruinar a economia. Mas ele não vai apoiar a ruína do país nem do povo brasileiro. É chegado a hora de salvarmos o povo brasileiro dessa maldade.


Leia mais

Recentes

Recentes