Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Ricardo Stuckert

Novo estudo, com média de todas as pesquisas, traz excelentes notícias para Lula

Por Gabriel Barbosa

26 de abril de 2022 : 14h16

Com a liderança constante nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula (PT) torna-se um dos poucos presidenciáveis na história brasileira que manteve o favoritismo em 12 meses, de forma ininterrupta.

Um estudo realizado pela Vox Populi, que reúne os resultados de nove institutos de pesquisa entre maio de 2021 e abril de 2022, revela que a média de Lula ficou em 44% das intenções de voto. Já seus adversários, somados, registraram justamente um total de 44%.

Isso quer dizer que nos votos válidos, Lula fica com 50% contra outros 50% de todos os adversários.

Em uma análise realista, a candidatura do petista tem chances altíssimas de liquidar a fatura no 1° turno. Outro ponto relevante é que a virtual recuperação de Bolsonaro se deu pela saída do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da disputa presidencial.

O levantamento mostra que o inquilino do Planalto subiu, em média, cinco pontos nas pesquisas realizadas após a desistência do ex-juiz. Já o grupo “outros”, que são os candidatos da terceira via, apresentaram uma queda média de 5 pontos, caindo de 19% para 14%.

Média de intenção de voto (estimulada) no 1° turno. Fonte: Vox Populi
Média de votos válidos no 1° turno. Fonte: Vox Populi

Mas não é somente no 1° turno que o ex-presidente Lula se sai melhor. No 2° turno, a candidatura do líder progressista continua sendo ainda mais favorita na disputa pelo Palácio do Planalto. Na média das pesquisas, o petista venceria com mais de 60% dos votos válidos. Enquanto isso, Bolsonaro fica abaixo dos 40% e sem grandes variações.

Acesse o levantamento completo clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Lucio

01 de maio de 2022 às 10h17

Aprende a escrever primeiro antes de comentar besteira.

Responder

Lucio

01 de maio de 2022 às 10h15

Jornaleco de esquerda, so para ignorantes… Não sei como fui parar aqui…

Responder

queria vota pelo menos umas treze vez no Lula bozó nuca mais

27 de abril de 2022 às 22h51

Queria vota umas treze vez no Lula bozó facixta nuca mais

Responder

Fanta

26 de abril de 2022 às 19h00

Para quem se pergunta por qual razao a Russi resolveu invadir a Ucrania…ta ai o motivo: https://fb.watch/cE956K-pGE/

Responder

alex

26 de abril de 2022 às 18h42

Chega adar nojo a bajulaçao do Cafezinho247 para um pluricondenado por lavagem de dinheiro e corrupçào.

Responder

Kleiton

26 de abril de 2022 às 14h27

Um estudo realizado pela Vox Populi…kkkkkkkkk

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes