Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

IPEC no Ceará mostra disputa acirrada entre Capitão Wagner e Roberto Cláudio no 1° turno

Por Gabriel Barbosa

01 de setembro de 2022 : 20h01

Na noite desta quinta-feira, 1°, a IPEC divulgou sua pesquisa de intenção de voto para o governo do Ceará que mostra um empate técnico entre o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Segundo o levantamento, Wagner registra 32% das intenções de voto contra 28% de Roberto Cláudio. O candidato do PT, Elmano de Freitas, fica na terceira colocação com 19% das menções. Zé Batista (PSTU) tem 1% e Serley Leal (UP) 2%. Brancos/Nulo 10% e Indecisos, 10%. Chico Mota (PCO) não pontuou.

Imagem: Divulgação/TV VERDES MARES

Na espontânea, o candidato do União Brasil é mencionado por 15% dos entrevistados. Já RC e Elmano ficam com 11%, cada. Branco/Nulo 6% e Indecisos, 50%.

A IPEC ouviu 1.200 eleitores entre os dias 29 e 31 de agosto em 56 municípios do Ceará. A margem de erro é de três pontos percentuais e com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número CE-08708/2022 e BR-05276/2022. A contratante foi a TV Verdes Mares.

Análise

A pesquisa IPEC revela que o ex-prefeito Roberto Cláudio já superou a rejeição do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, na capital cearense e ainda conquistou o voto lulista que deveria ser do candidato do PT, nesta altura do campeonato. Além disso, RC apresentou maior capital político do que o próprio presidenciável Ciro Gomes, seu padrinho político.

Já sobre Lula e Camilo, os dois representam duas candidaturas acima de 45% dos votos válidos, para presidente e senador, respectivamente. Porém, ambos não estão apresentando força eleitoral na candidatura ao governo do estado.

Ainda nesta pesquisa, RC não é atrapalhado pela rejeição de Sarto e nem pelo baixo índice de votos de Ciro Gomes. De qualquer forma, não deixa de ser algo muito surpreendente para a candidatura pedetista. É um recall político alto, afinal de contas tanto RC quanto Capitão Wagner disputam cargos eletivos desde 2012.


Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Saladino

01 de setembro de 2022 às 21h31

O PT segue a todo vapor ao colapso.
O PT cearense é o retrato do canto do cisne, em preto e branco.
O PT desfalecerá, quem diria, abraçado com o “Índio” e ao safadismo alencarino.
O PT não aprendeu nada, não esqueceu nada.

Responder

Deixe um comentário