Menu

Acrísio Sena: Por uma independência democrática

As festividades que ocorrem para celebrar o bicentenário da independência acabam esquecendo de um ponto fundamental. Não podemos nos contentar com uma independência de papel – apenas formal e institucional. O projeto nacional deve ser acolhedor. Será possível uma nação – que se diz independente – ostentar 33 milhões de famintos ou mesmo 11 milhões […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

As festividades que ocorrem para celebrar o bicentenário da independência acabam esquecendo de um ponto fundamental. Não podemos nos contentar com uma independência de papel – apenas formal e institucional. O projeto nacional deve ser acolhedor. Será possível uma nação – que se diz independente – ostentar 33 milhões de famintos ou mesmo 11 milhões de desempregados?

Sem garantir a dignidade e a cidadania do nosso povo, a data não passa de um movimento das elites e se torna mais um feriado vazio e militarizado. É hora de lutarmos por uma independência democrática, que abrace as bandeiras dos povos originários, populações LGBTQIA+, grupos negros, agricultores e mulheres das periferias.

Nesse sentido, precisamos resgatar as referências históricas de luta do Ceará. Líderes que tiveram papel decisivo na Confederação do Equador – movimento de resistência ao autoritarismo imperial. Espíritos desbravadores do porte de Pereira Filgueiras, Tristão Gonçalves e Bárbara de Alencar. Figuras que não se curvaram diante da violência e da opressão.

Por nossos ancestrais e pelas futuras gerações, não podemos deixar a independência ser sequestrada por grupos antidemocráticos, que maculam os símbolos nacionais e fazem campanha em nome de um patriotismo de fachada. Temos que nos unir e vencer esse governo de morte, miséria e manipulação. É o primeiro passo para construirmos uma independência que pulse em todos os corações brasileiros.

Acrísio Sena
Deputado estadual (PT-CE)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes