Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Foto: Ricardo Stuckert

Ipespe/Abrapel: 68% preferem que a eleição seja decidida no 1° turno

Por Gabriel Barbosa

17 de setembro de 2022 : 11h58

A pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado, 17, traz um dado muito revelador sobre o clima entre os eleitores na disputa presidencial. Cerca de 68% dos entrevistados pelo levantamento preferem que o pleito seja decidido logo no 1° turno.

Entre aqueles que preferem que a eleição seja decidida somente no 2° turno, apenas uma fatia de 13%. No caso dos eleitores do ex-presidente Lula (PT) 76% querem que a fatura seja liquidada já no dia 2 de outubro. Entre eleitores de Bolsonaro, 66%.

No que diz respeito a intenção de voto, Lula lidera com 45% das menções. Na comparação com a última pesquisa do Ipespe/Abrapel, o líder progressista subiu um ponto, aumentando a distância para Bolsonaro, que se manteve com 34%.

Outro dado relevante da pesquisa diz respeito a força da propaganda eleitoral no Rádio e TV. Nos dados estratificados da pesquisa, ela mostra que 52% do eleitorado se informa sobre as candidaturas através desses meios. As redes sociais aparecem logo em seguida, com 43%.

Na performance, Lula tem se saído bem melhor do que Bolsonaro na propaganda eleitoral com 38% ante 24% do incumbente. Na internet, o líder progressista também também registra performance melhor que a de Bolsonaro, 37% a 26%.

A Ipespe/Abrapel ouviu por telefone 1100 eleitores de todas as regiões do Brasil , entre os dias 14 e 16 de setembro. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08883/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário