Menu

Em 90 dias, reprovação de Lula se iguala à de Bolsonaro

Segundo Datafolha, governo do petista é avaliado como bom ou ótimo por 38% dos entrevistados, contra 32% de Bolsonaro nos primeiros 90 dias de mandato. Números refletem divisão no país após vitória apertada em 2º turno. Publicado em 01/04/2023 DW — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua pior avaliação nos primeiros três […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Eraldo Peres/AP Photo/ picture alliance/Direitos Reservados

Segundo Datafolha, governo do petista é avaliado como bom ou ótimo por 38% dos entrevistados, contra 32% de Bolsonaro nos primeiros 90 dias de mandato. Números refletem divisão no país após vitória apertada em 2º turno.

Publicado em 01/04/2023

DW — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua pior avaliação nos primeiros três meses de governo na comparação com seus dois mandatos anteriores, segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (01/04).

A reprovação ao governo Lula é igual à do ex-presidente Jair Bolsonaro nos primeiros meses de seu mandato, dentro da margem de erro da pesquisa.

Segundo o Datafolha, 38% consideram o governo Lula como bom ou ótimo, contra 30% que o avaliam como regular e 29% como ruim ou péssimo. Não souberam opinar, 3% dos entrevistados.

No mesmo período de seu governo, Bolsonaro registrou avaliação de ótimo ou bom significativamente menor do que a de Lula, com 32%. O percentual dos que consideravam seu governo ruim ou péssimo era praticamente o mesmo do atual presidente, com 30%, e 33% avaliavam o governo como regular.

O resultado tanto do presidente atual quanto o de seu antecessor marcam o pior desempenho registrado nos primeiros 90 dias de todos os mandatários que governaram o país desde a volta da democracia, em 1985.

O Datafolha entrevistou 2.028 eleitores entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pior avaliação dos três mandatos de Lula

No início de seu primeiro mandato, em 2003, o presidente Lula teve aprovação de 43% nos primeiros 90 dias, com apenas 10% de reprovação. Em 2007, quando começava o segundo mandato do petista na Presidência, a aprovação do governo era de 48%, contra 14% que o desaprovavam.

A aprovação atual se assemelha a dos primeiros mandatos de alguns de seus antecessores, como Fernando Henrique Cardoso, em 1995 (39%); Fernando Collor de Mello, em 1990 (36%) e Itamar Franco, em 1992 (34%), mas fica abaixo dos números de sua sucessora, Dilma Rousseff, cujo governo registrou 47% de ótimo/bom em 2011.

Os 29% de ruim/péssimo se igualam ao pior momento de todos os oito primeiros anos e Lula no governo, em dezembro de 2005, em meio à revelação do escândalo do mensalão.

Os números atuais, no entanto, correspondem à realidade política do país, que vive um período de forte polarização. Em outubro do ano passado, Lula venceu as eleições com somente 1,8 ponto percentual a mais do que Bolsonaro no segundo turno.

Maior apoio entre mais pobres e nordestinos

Lula obteve os melhores resultados na pesquisa nos estados do Nordeste, com 53% de ótimo e bom ( 26% da amostra do Datafolha), e entre a população mais pobre (21% de ruim péssimo entre os que ganham até 2 salários mínimos, 55% dos entrevistados). A reprovação também foi mais baixa entre os jovens de 16 a 24 anos, com 17% que consideram o governo como ruim péssimo.

Já entre os eleitores tradicionalmente bolsonaristas, Lula tem aprovação de 30% entre os mais ricos; de 29% no Sul do país (15% dos entrevistados) e de 28% entre os evangélicos (27% do total).

Segundo a pesquisa, 51% dos eleitores considera que o presidente fez menos do que poderia nos três primeiros meses de governo. Ao mesmo tempo, 18% acham que ele fez mais e 25% avaliam que ele fez o esperado. Outras respostas somaram 2% e 4% não souberam responder

A pesquisa revela ainda que 50% dos entrevistados acreditam que Lula fará um governo ótimo ou bom, contra 27% que esperam ser regular e 21% como ruim ou péssimo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dr MacPhail

03/04/2023 - 12h27

O gado pingado bolsonazista e o resto de órfãos do Achado & Perdidos no espólio dos finados PSDB e NOVO, sofrem, lancinam-se e retorcem-se, mais que demônio no exorcismo ou minhoca no anzol, por não aceitarem não ver em Lula e PT, aquilo que os caracterizam e disfarçam não serem: mediocridade diplomada, preconceito amplo, geral e irrestrito, ódio a tudo que não lhe é semelhante, individualismo extremo, complexo de vira-lata, covardia patriota e mesquinhez nauseante.

Carlos Vieira

02/04/2023 - 12h48

Carlos Vieira
02 de abril de 2023 às 12h44

Seu comentário está aguardando moderação
A galinha dos ovos de ouro entrou no ninho choca, Lula deste que assumiu o governo sua marca é a prepotência, escolhas pessimas , decisões erradas. Coloca a Jaja como primeiro ministro….resumo da ópera vai naufragar, tende a ser um fiasco algo como Boric no Chile, a economia deste governo é um desastre, a inflação alta, fome , miséria, juros astronômicos, incompetência administrativa….

Carlos Vieira

02/04/2023 - 12h44

A galinha dos ovos de ouro entrou no ninho choca, Lula deste que assumiu o governo sua marc é a prepotência, escolhas pessimas , descidos erradas. Coloca a Janaína como primeiro ministro….resumo da ópera vai naufragar, tende a ser um fiasco algo como Boric no Chile, a economia deste governo é um desastre, a inflação alta, fome , miséria, juros astronômicos, incompetência administrativa….

Elias

02/04/2023 - 08h56

A culpa de um vem do outro!
Quem é a favor de Bolsonaro sempre vai rejeitar Lula e vice-versa. Não importa se um deles vai resolver heroicamente todos os problemas num estalar de dedos.

Sergio Furtado Cabreira

02/04/2023 - 07h02

Caro “Willianzinho” ou Caro Billzinho
Assuma que, durante todos os anos do desgoverno Bosóminion, obra desgraçada da direita fascistoide brasiliana, na da foi feito e tudo foi entregue aos estrangeiros e predatistas do mercado.
Total falta de humanismo e NACIONALISMO…
Abraça a BOSOLÂNDIA, Willianboy!
Vocês são o que o Brasil vê em Damares, Chupetinha e o tal de Raspaânus, entre outros…
Viva a ALUCILAND BRAZIL!
EM TEMPO… AS JÓIAS SÃO MESMO BONITAS!
ABRAÇOS, WILLIANBOY!

EdsonLuíz.

01/04/2023 - 15h06

Corrige: interlocução (lembram-se do policial gramático que tem aqui? Gramáticos e linguistas costumam ser anti-policiamentos; este daqui é o contrário até nisto:: ele é policial por vocação (autoritária).

William

01/04/2023 - 13h39

Não teve nenhum governo Bolsonaro, de 4 anos o primeiro saindo da desgraça deixada pelo petralhume imundo e os outros 3 correndo atrás dos prejuízos da pandemia e guerra.

Saulo

01/04/2023 - 13h34

Explorar uma população como a brasileira (sabendo que acreditam em tudo) prometendo dinheiro caindo do céu é uma coisa de vermes, de gente rasteira, de animais, chamem como quiserem.

Mais idiotas ainda é quem em 2023 se deixa enrolar por destrambelharias, retórica de quarta categoria, mentiras notórias, ecc….

Este homem e quem como ele deveria ter sido pendurado a um poste pelo que fez com a cara e o bolso dos brasileiros há muitos anos.

Fanta

01/04/2023 - 13h19

O Brasil deveria ter seguido seu caminho natural, o PT e todos os partidos envolvidos na Lava Jato extintos há anos, novas caras, novos partidos, ecc…

Os brasileiros não fizeram isso (pois são cabeças ocas de terceiro mundo completamente inermes) e o STF não perdeu a chance de desinterrar essa bosta de rato sabendo que é o elemento mais rasteiro do panorama político e não tem a mínima vergonha na cara de explorar a condição econômica e “alfabetizatoria” dos brasileiros pelo poder.

Quando o rato viu as manobras do STF para libera-lo dos processos entendeu o recado e se candidatou mesmo sem querer para retribuir do trabalho.

Bolsonaro não foi aceito pelo sistema que limpava os cofres públicos, mandava em Brasília e brincou com a cara dos brasileiros dia e noite por décadas.

Como perfeito país de terceiro mundo ao invés de ir para frente volta-se para trás…e o tempo passa.

EdsonLuíz.

01/04/2023 - 12h53

Lula não está no mandato há só há 3 meses!

Lula assumiu oficialmente o mandato há 3 meses. Porém, Lula está no mandato desde a vitória dele no 2° turno, quando assumiu toda a interlocussão com os poderes, se expôs e fez a articulação de politica sozinho inteira, incluindo os programas de governo, enquanto Bolsonaro se encolheu em novembro e depois foi embora do Brasil.

▪Lula, desde sua vitória no 2° turno, se desgastou muito assumindo a coordenação de um governo e a articulação política no país de forma destemperada, criando diversos atritos desnecessários –vários deles descabidos– e assumiu sem ter um programa de governo.

A reprovação de Lula está somando um desgaste que ele já tinha com o desgaste que vem aumentando com seus erros até aqui e por um tempo de exposição que é, de fato, quase o dobro de 3 meses.

Pela forma como vem se conduzindo, é bem previsível esse desgaste que Lula apresenta hoje.

Mas eu creio que será nos próximos 6 meses, com Lula assumindo concretamente o mandato pela viabilização e implantação da Política Fiscal, agora já apresentada; da Reforma Tributária, que está pronta para ir para o Congresso e da execução do Orçamento em bases e conceitos mais bem elaborados que vai começar o seu governo.

Essa transição de 2022/2023 foi atípica e atrapalhou a agenda. Aquela tradicional trégua que é dada nos famosos 100 primeiros dias de governo começará a ser dada agora, com todas as forças políticas ocupadas, agora concretamente com o posicionamento que terão para este mandato.

Se Lula e todo o governo —Padilha, Guimarães, Rui Costa— não continuarem a repetir os erros que vêm cometendo, a tendência é a imagem do govefno se recuperar nos próximos meses.

O ano que vem é que eu acho que pode ser bem crítico, se o PT permanecer na arrogãncia de que eleição lhe dá autoridade para ditar sua ideologia em uma democracia. E se o PT, como fez nos mandatos anteriores e Bolsonaro repetiu, mantiver sua política externa particular, e não a defesa dos interesses do Brasil no mundo coerentes com a cultura democrática brasileira, qualquer desgaste tenderá a se acentuar.

Mas, como imagem, os próximos meses serão de recuperação do governo, até porque todos estarão, finalmente, ocupados com o início da implantação de um programa de governo que o PT, quando assumiu oficialmente o mandato, ainda não tinha.

Edu

01/04/2023 - 12h42

Descrevam : O que o bozoloide fez ??????????????????????
Escrevam …
Por favor, não fale de bandeira na janela ou andar com a camisa da CBF, nem “acabamos com a corrupção ” pelo amor dos meus filhinho!!!!!!!

EdsonLuíz.

01/04/2023 - 12h12

Lulismo+Bolsonarismo=Ódio

Brasil ÷Lula+Bolsonaro= dificuldades econômicas e falcatruas.

Vamos subtrair esses dois em 2026 e votar em um plano completo de reconstrução do Brasil!
▪O “Arcabouço Fiscal” do Fernando Haddad é um bom ponto de partida na área econômica. E tudo pode ter limitações, mas também pode ser melhorado.

Obs.: Em um Brasil de verdadeira reconstrução não pode entrar quem o destruiu. Assim, os populistas Lula e Bolsonaro e todos os que possuem os mesmos defeitos técnicos, ideológicos, políticos e morais que eles e que ajudaram a destruir o Brasil não entram na reconstrução, mas o PL e filiados diversos e o PT e petistas diversos podem dar grande e boa contribuição. Em todos os partidos tem fisiológicos, corruptos, populistas.e autoritários, porém, em todos os partidos também tem gente séria e bem preparada.

Quanto a Bolsonaro e Lula, já pelo critério de compromisso com a democracia eles não podem estar em um projeto de reconstrução do Brasil.

Paulo

01/04/2023 - 11h36

Não adianta, estamos condenados a essa maldita polarização. Para os lulistas, nada do que Bolsonaro fez é – ou poderia ser – bom; e o mesmo vale para os bolsonaristas, em relação a Lula…Enquanto os dois culpados por isso não deixarem este mundo, esse estado de catatonia permanecerá entre os eleitores, enfeitiçados por seus “magos de araque”…


Leia mais

Recentes

Recentes