Menu
, ,

Pandemia de Covid-19 ainda continua apesar do fim da emergência global; saiba mais

A Covid-19 já não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). É o que diz o anuncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (5). Ainda assim, o termo pandemia permanece. A doença, que até então tinha o título mais alto de alerta da instituição, teve surto declarado em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Covid-19 já não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). É o que diz o anuncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (5). Ainda assim, o termo pandemia permanece. A doença, que até então tinha o título mais alto de alerta da instituição, teve surto declarado em janeiro de 2020.

Segundo a líder técnica da organização, Maria van Kerkhove, ainda que tenha sido afirmado o fim da emergência global, o termo pandemia continuará a ser mantido por tempo indeterminado. “Isso porque esse vírus está aqui conosco e veio para ficar”, disse Kerkhove, em janeiro deste ano.

Para compreender melhor, pandemia faz referência a disseminação mundial de uma nova doença, enquanto outros continentes têm uma transmissão sustentada do surto. Já a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), é um termo utilizado para o maior nível de alerta da OMS. Em casos como esses, é importante que esforços maiores, de financiamento e gestão, sejam priorizados.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, declarou durante uma coletiva que a luta contra o Coronavírus ainda não terminou. “Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho”, afirmou. No Brasil, o fim de ESPII aconteceu em abril de 2022.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes