Menu

Os Estados Unidos venderam armas para a maioria das autocracias e regimes autoritários do mundo

Apesar da retórica da Casa Branca sobre apoiar a democracia global. Segundo o Intercept, o governo Biden ajudou a aumentar o poderio militar de um grande número de países autoritários. O sistema Regimes of the World da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, classifica os regimes em quatro categorias: autocracia fechada, autocracia eleitoral, democracia eleitoral e […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
NICHOLAS KAMM/Getty Images

Apesar da retórica da Casa Branca sobre apoiar a democracia global.

Segundo o Intercept, o governo Biden ajudou a aumentar o poderio militar de um grande número de países autoritários. O sistema Regimes of the World da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, classifica os regimes em quatro categorias: autocracia fechada, autocracia eleitoral, democracia eleitoral e democracia liberal. Dos 84 países codificados como autocracias, os EUA venderam armas para pelo menos 48 deles, ou 57%, em 2022.

As descobertas contradizem o enquadramento preferido de Biden da política internacional como fundamentalmente uma luta na qual as democracias mundiais, lideradas pelos Estados Unidos, estão “do lado da paz e da segurança”.

Biden supera Trump no número de vendas de armas para o mundo. O total de Biden no primeiro ano supera a alta da era Trump de U$ 192 Bilhões de Dólares. O esforço multi bilionário para treinar e equipar a Ucrânia não explica totalmente o aumento dramático nas vendas totais de armas no ano passado, muito menos para as autocracias.

Vale salientar que, quando eleito, o atual presidente dos EUA, afirmou que sua política de venda de armas seria baseada principalmente em considerações estratégicas e de direitos humanos, não apenas em interesses econômicos. No entanto, depois de assumir o cargo o seu Governo aprovou a venda de armas ao Egito, Arábia Saudita e outros países autoritários. 

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

14/05/2023 - 12h25

Viva a liberdade e a democracia! Viva o empreendedorismo! Mas, hein?


Leia mais

Recentes

Recentes