Menu

Relator do novo marco fiscal diz que irá apresentar o texto nesta segunda-feira

O deputado Claudio Cajado (PP-BA), relator do arcabouço fiscal, afirmou que espera finalizar o rascunho do relatório até o meio-dia desta segunda-feira, dia 15. O documento será apresentado aos líderes em uma reunião marcada para o início da noite, com o intuito de aguardar a chegada dos parlamentares em Brasília. O arcabouço fiscal se refere […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Claudio Cajado (PP-BA), relator do arcabouço fiscal, afirmou que espera finalizar o rascunho do relatório até o meio-dia desta segunda-feira, dia 15. O documento será apresentado aos líderes em uma reunião marcada para o início da noite, com o intuito de aguardar a chegada dos parlamentares em Brasília.

O arcabouço fiscal se refere ao conjunto de leis, normas e diretrizes que estabelecem as regras fiscais para a gestão do orçamento público de um país. O objetivo do relatório era estabelecer novas regras fiscais para o país, visando garantir a sustentabilidade das contas públicas e a estabilidade econômica a longo prazo.

Para evitar impasses nas discussões, Cajado optou por não adiantar detalhes sobre o relatório. Segundo ele, sua primeira atitude será conversar com os líderes a fim de construir um texto “consensual”. Na semana passada, o deputado cobrou a bancada do PT por maior coesão, quando houve um adiamento na apresentação do relatório.

O texto final será disponibilizado um dia antes da votação em plenário, que deve ocorrer na terça ou quarta-feira, dependendo da decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e dos líderes.

De acordo com Cajado, o relatório incluirá uma lista de sanções e gatilhos que serão acionados caso a meta fiscal não seja cumprida. Durante as negociações, o relator buscará um acordo viável.

“Vamos buscar um acordo possível para garantir os votos necessários para aprovar a matéria. A Constituição Federal prevê uma série de penalidades, desde as mais simples até as mais severas”, afirmou o deputado.

Entre as medidas previstas, estão a proibição para criação de cargos, a alteração de carreiras que resultem em aumento de despesa, a vedação à realização de concurso público, a contratação temporária, a criação de despesa obrigatória, a concessão de benefícios tributários e o reajuste de despesas acima da inflação.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes