Menu

Parlamentares votam urgência de nova regra fiscal em reunião na Câmara

A reunião que ocorreu na noite desta segunda-feira (15) pautou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação da nova regra fiscal na Câmara para esta quarta-feira (17). A votação, porém, deve acontecer na semana que vem. O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) é relator da nova medida. Segundo ele, o encontrou gerou um texto […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A reunião que ocorreu na noite desta segunda-feira (15) pautou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação da nova regra fiscal na Câmara para esta quarta-feira (17). A votação, porém, deve acontecer na semana que vem.

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) é relator da nova medida. Segundo ele, o encontrou gerou um texto considerado consenso da “unanimidade dos parlamentares”. A reunião foi com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros líderes partidários.

Cajado afirma que os ‘gatilhos’ para o caso do governo descumprir a meta fiscal são os principais pontos de mudança do projeto original. O texto prevê “enforcements“, sanções “pelo não atingimento das metas”, explica.

Segundo Cajado, são considerados gatilhos o bloqueio temporário do Orçamento e quando as despesas obrigatórias do governo ultrapassarem 95%.

O primeiro ano do descumprimento da meta pode, por exemplo, proibir o governo de criar cargos, gerar novas despesas obrigatórias e conceder novos incentivos fiscais. No segundo ano as sanções são outras, como o impedimento para reajustar salários de servidores e realizar concursos públicos.

Conforme publicado pela Carta Capital, algumas políticas ficarão blindadas desses chamados gatilhos. O aumento do salário mínimo e os investimentos no programa Bolsa Família permanecerão de fora desses mecanismos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes