Menu

Funai encontra inconsistências na compra de insumos para indígenas na gestão anterior

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou à Agência Brasil ter encontrado inconsistências em processos de licitação, realizados nos últimos anos, para a compra de insumos aos povos indígenas do país. Parte dos casos teriam ocorrido durante o governo Bolsonaro. A Fundação também comentou sobre a compra de alimentos que não fazem parte dos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou à Agência Brasil ter encontrado inconsistências em processos de licitação, realizados nos últimos anos, para a compra de insumos aos povos indígenas do país. Parte dos casos teriam ocorrido durante o governo Bolsonaro.

A Fundação também comentou sobre a compra de alimentos que não fazem parte dos hábitos alimentares das etnias. O caso teria ocorrido durante o período pandêmico. “A gestão atual identificou a ausência de qualificação de itens das cestas de alimentos distribuídos aos povos indígenas na ação de enfrentamento à covid-19 por parte da gestão anterior”.  

Durante o período da pandemia de covid-19, o governo Jair Bolsonaro pagou 4,4 milhões de reais para enviar aos yanomamis alimentos que não são consumidos pelos indígenas.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar a compra de toneladas de bistecas que teriam como origem os povos indígenas do Amazonas, mas não foram entregues. A afirmação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta terça-feira (16). 

Reprodução: Twitter

De acordo com a Funai, além da compra de materiais que não levou em conta as especificidades de hábitos alimentares de cada povo indígenas, também foram identificados indícios de mau uso do dinheiro público. A Fundação passou a revisar todos os contratos de anos anteriores. 

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes