Menu

Planos frustrados: Ibama veta pedido da Petrobras; saiba mais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou o pedido solicitado pela Petrobras para realizar a perfuração de um poço de petróleo no litoral do Amapá. A Petrobras aguardava apenas essa autorização para dar início aos testes na bacia da Foz do Amazonas, localizada aproximadamente a 175 quilômetros da costa […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS/Sergio Moraes

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou o pedido solicitado pela Petrobras para realizar a perfuração de um poço de petróleo no litoral do Amapá. A Petrobras aguardava apenas essa autorização para dar início aos testes na bacia da Foz do Amazonas, localizada aproximadamente a 175 quilômetros da costa amapaense.

A área técnica do Ibama já havia divulgado um parecer contrário à perfuração, e agora o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, endossou esse parecer.

O documento técnico afirmou que o plano da Petrobras para a área não oferece garantias adequadas para proteger a fauna em caso de derramamento de óleo. Além disso, destacou-se a falta de informações sobre os impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.

“Não há dúvidas de que foram concedidas todas as oportunidades para que a Petrobras solucionasse os pontos críticos de seu projeto, mas ainda existem preocupantes inconsistências que comprometem a operação segura nessa nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, comentou Agostinho.

A Margem Equatorial Brasileira, que possui um potencial de exploração de 14 bilhões de barris de petróleo, abrange a região litorânea que se estende do Amapá até o Rio Grande do Norte. Essa área engloba as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.

Vale lembrar que a estatal havia informado em novembro de 2022 que o processo de licenciamento estava na fase de execução dos projetos ambientais e preparação para a Avaliação Pré-Operacional (APO), requisitos para a obtenção da licença ambiental emitida pelo Ibama.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Kleiton

17/05/2023 - 22h15

A apologia do atráso de sempre… não há nada de melhor que o dinheiro do petróleo para proteger o meio ambiente e dar emprego a quem é obrigado a fazer algo ilícito para comer.

ASNOS.


Leia mais

Recentes

Recentes