Menu

Fake news sobre às urnas e o judiciário continuam nas redes sociais

De acordo com pesquisadores da PUC, UFRGS e Universidade de Lisboa, conteúdos questionando as urnas eletrônicas e atacando o sistema judiciário, que foram publicados nos últimos dois anos, continuam disponíveis nas principais plataformas digitais, revelando a falta de agilidade das empresas em detectar violações às suas políticas. Segundo o GLOBO, publicações antigas contendo desinformação causam […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Youtube

De acordo com pesquisadores da PUC, UFRGS e Universidade de Lisboa, conteúdos questionando as urnas eletrônicas e atacando o sistema judiciário, que foram publicados nos últimos dois anos, continuam disponíveis nas principais plataformas digitais, revelando a falta de agilidade das empresas em detectar violações às suas políticas.

Segundo o GLOBO, publicações antigas contendo desinformação causam preocupação devido ao risco de ressurgirem em outras plataformas, como WhatsApp e Telegram, levantando questionamentos sobre o grau de efetividade das políticas das empresas em combater essas violações.

Os pesquisadores identificaram exemplos alarmantes, como vídeos no YouTube nos quais a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas. Além disso, encontraram uma postagem do canal Folha Política que apresenta a leitura de um artigo contendo ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um apelo à intervenção militar.

Existe também outro caso envolvendo um vídeo do pastor Silas Malafaia, que está disponível no YouTube e Twitter. Nesse vídeo, um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o pastor Malafaia, faz ameaças ao ministro Alexandre de Moraes e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As plataformas frequentemente citam seus esforços de moderação durante as eleições como prova de que estão agindo para evitar conteúdos problemáticos e como uma alternativa à regulamentação proposta pelo Projeto de Lei das Fake News, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

No entanto, os pesquisadores enfrentam dificuldades para acompanhar efetivamente essas ações, devido à falta de transparência no processo de moderação e na identificação de violações das regras, que muitas vezes envolvem um uso significativo de automação. Essa questão é um dos focos principais do projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes