Menu

Inflação deve diminuir e PIB aumenta em estimativa para o ano, segundo mercado

Segundo informações do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central, a estimativa de inflação para 2023 diminui de 6,03% para 5,80%. Além disso, se estima que o PIB aumente com esses novos números. Apesar da diminuição, a meta da inflação estabelecida pelo Governo, fixada em 3,25%, ainda não foi alcançada. Se a projeção […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Rafael Martins/AFP

Segundo informações do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central, a estimativa de inflação para 2023 diminui de 6,03% para 5,80%. Além disso, se estima que o PIB aumente com esses novos números.

Apesar da diminuição, a meta da inflação estabelecida pelo Governo, fixada em 3,25%, ainda não foi alcançada. Se a projeção do mercado financeiro se confirmar, este será o terceiro ano seguido de estouro da meta de inflação.

Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro caiu de 4,15% para 4,13%. A meta de inflação do próximo ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

A projeção para o próximo ano é importante para o Banco Central, pois a taxa de juros está sendo definida como base na meta de inflação do próximo ano, com a justificativa de que as mudanças na taxa Selic demoram de seis a 18 meses para ter impacto pleno na economia.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, a expectativa do mercado financeiro subiu de 1,02% para 1,20% na última semana. O aumento aconteceu após a divulgação da chamada “prévia” do PIB pelo BC na semana passada.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes